O turismo de negócios é um dos segmentos da indústria de viagens que mais cresce e fomenta a economia local, gerando oportunidades de negócios.
O turismo tornou- se mundialmente uma das principais atividades econômicas e, o turismo de negócios é um mercado com grande potencial a ser explorado no meio digital. Essencialmente, o turismo de negócios, ou viagens de negócios, é uma forma de viagem atrelada à realização de atividades relacionadas ao trabalho e é um dos segmentos da indústria de viagens que mais cresce e fomenta a economia local.
De acordo com a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), o mercado de turismo de negócios cresceu 14,7% no primeiro semestre de 2019 e movimentou, em todo o Brasil, R$ 5,57 bilhões, aproximadamente 33% mais do que as viagens motivadas por lazer.
Apesar dos desafios enfrentados pelo setor de turismo no período da pandemia do coronavírus, quando o turismo de negócios teve uma queda de 81%, em 2020, em comparação com o ano de 2019, a crise trouxe novas formas de enxergar o segmento e novas oportunidades para serem exploradas no meio digital.
Hoje, o setor enxerga o profissional que viaja a negócios como turista de negócios, já que as necessidades são, no geral, as mesmas de um turista de lazer, como hospedagem, transporte, alimentação e serviços. E percebe, também, o potencial do mercado do turismo de negócios como um dos mais lucrativos e o segmento que mais cresce no setor.
O mercado para o turista de negócios
O Brasil é apontado como o principal destino Latino Americano para a realização de congressos e eventos corporativos. As cidades que possuem a maior demanda no segmento são: São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, sendo São Paulo o principal centro de turismo de negócios do país, recebendo anualmente cerca de 3,5 milhões de turistas.
O turismo de negócios apresenta muitas oportunidades para a geração de empregos temporários e permanentes, apresentando diversas possibilidades de investimento em áreas como transportes, hospedagem, eventos, alimentação, lazer, serviço, cultura, produtos destinados a viagens, entre outras.
Olhando, não só, para os serviços relacionados à hotelaria, mas ampliando o leque e analisando todo o ecossistema que sobrepõe ao mercado de turismo e ao de negócios, nota-se que as oportunidades são muitas.
Os turistas de negócios
Os turistas de negócios geralmente têm algum tempo livre quando estão fora de casa para viagens de negócios. Como estão sempre com o horário cronometrado, devido ao grande volume de viagens de trabalho, eles buscam praticidade mantendo-se sempre conectados e pesquisando previamente as opções de cidades para otimizar a visita.
Nos últimos tempos, adaptaram-se ao modo on-line de trabalho, com reuniões, conferências e eventos virtuais, mas quando existe a necessidade de viajarem, valorizam a segurança física e, apesar de ter uma grande capacidade de consumo, eles precisam gerenciar bem todas as despesas e, sem abrir mão da qualidade, procuram promoções e programas de fidelidade.
Como a busca por praticidade é um dos pontos mais importantes levados em conta pelos turistas de negócios, as iniciativas que consigam reunir o maior número de soluções no meio digital, em uma mesma plataforma para otimizar o tempo, serão vistas como produtos de alto valor para a rotina desses viajantes.
Conhecer o perfil dos turistas de negócios e o mercado no qual estão inseridos é fundamental. Para tanto, o e-book Turistas de Negócios, preparado pelo Sebrae, apresenta o perfil desse público e um modelo de criação de um serviço que atenda algumas das necessidades do cliente. A ideia escolhida foi a criação de uma plataforma que disponibiliza diversos dos serviços voltados para o público do turismo de negócio em um só lugar, oferecendo soluções práticas para otimizar a rotina desse target. Não deixe de conferir!
Conte com o Sebrae para ajudar na implementação do seu negócio ou para potencializar as ações direcionadas ao seu público-alvo.
Foi um prazer te ajudar :)