this is an h1

this is an h2

Wed Feb 08 20:20:50 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
‘Turismo de terror’ é oportunidade para empreendedores do setor

Turismo de terror tem atraído cada vez viajantes corajosos que rodam quilômetros em busca de destinos e atrações que colocam medo e liberam adrenalina.

· Atualizado em 08/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Histórias de terror sempre fizeram parte do imaginário coletivo. Com suas assombrações, mortos vivos, almas penadas e monstros, estão presentes em todas as regiões do Brasil, tanto na área urbana como rural. Algumas cidades até possuem roteiros de terror que recebem turistas regularmente, você sabia? O chamado “turismo de terror” tem atraído a atenção dos viajantes mais corajosos, que rodam quilômetros pelo país em busca de destinos e atrações que colocam medo e liberam adrenalina.

Se você nasceu nos anos 1970, 1980 e 1990, com certeza, cresceu ouvindo a história do homem do saco: o velho que vivia rondando as cidades em busca de crianças arteiras para transformá-las em sabão. Contada pelos nossos pais para nos colocar medo, o que eles queriam mesmo com esta história é que a gente obedecesse e, para isso, abusavam de uma certa dose de terror.

O boca a boca ganha força com histórias populares que vêm desde a época do Brasil Colônia, passando pelo Império e também na República. De geração em geração, as histórias são realimentadas, ganhando requinte de detalhes. As lendas urbanas se fortalecem de acordo com a gravidade dos crimes e quantidade de sangue derramado no lugar. Quanto mais sofrimento, mais famoso o fantasma.

Muito além de um mundo da fantasia, quem gosta de uma boa aventura repleta de suspense não dispensa conhecer lugares que, só de pensar, dão arrepio. Para os amantes desse tipo de turismo, vale a pena conferir, por exemplo, alguns lugares mal-assombrados. Aqui estão alguns bem famosos:

- Edifício Joelma, o inferno de fogo em São Paulo: no ano de 1974, o edifício Joelma foi local de uma das grandes tragédias do Brasil, onde 187 pessoas morreram em um incêndio. Muitos acreditam que o local é assombrado por almas sem rumo.

- Bairro da Liberdade: ainda em São Paulo, temos o bairro da Liberdade, que não decepciona no quesito assombração. Muitos escravos foram enforcados nesta região e, segundo historiadores, o nome do bairro tem origem no pranto dos escravos, que diziam que só a morte poderia lhes trazer liberdade. Turistas visitam a região para encontrar espíritos injustiçados, que ainda se arrastam pelas ruas.

- Casa das Sete Mortes em Salvador (BA): o local, na Rua Ribeiro dos Santos, número 24, no Pelourinho, é conhecido por conta de homicídios que ocorreram em 1755. Reza a lenda que sete pessoas morreram no local. Há histórias de que uma empregada se vingou de maus-tratos de uma tragédia amorosa com mortes por envenenamento. O caso nunca foi desvendado.

- Teatro Vila Velha em Salvador (BA): o famoso teatro da capital baiana tem lá suas histórias de terror. Há quem diga que um antigo morador do local e fundador do teatro Vila ocupa até hoje os corredores, salas de ensaio e camarins. Tem alguns que dizem que já viram o espírito por lá e outros que chegaram até a ouvir sua voz.

- Arco do Telles Rio de Janeiro (RJ): construído em 1743, este marco histórico é o que resta da antiga residência da família Telles de Menezes, localizada na Praça 15 de Novembro, no centro da cidade. Dizem que o local é assombrado por uma bruxa, a imigrante portuguesa Bárbara dos Prazeres, que teria matado o marido e depois um amante queimado.

Apesar de aterrorizante, este nicho de mercado tem vários adeptos no Brasil e fora dele e pode trazer oportunidades rentáveis para toda a cadeia turística do país, até mesmo para a sua cidade ou região.

Quais são as lendas urbanas e rurais do seu município? Já existem roteiros e guias turísticos preparados para contar as histórias e levar os turistas até os locais assombrados e misteriosos da sua cidade? Pense nisso!

Lembre-se que ao planejar uma viagem para conhecer lugares mal-assombrados, o turista fica atento a uma série de detalhes, como a compra de passagens aéreas ou terrestres, aluguel de carros e reserva em hotéis, bem como passeios, transferes e ingressos para eventos. Tudo isso gera ainda mais oportunidade de negócios para o setor.

Vale destacar ainda que trabalhar em nichos específicos de mercado pode ser uma boa estratégia para o seu negócio. Não tenha medo de ser um empreendedor de sucesso. Conte com o Sebrae para auxiliá-lo na elaboração de um plano de marketing, pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos e serviços e bons negócios.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?