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Tue May 09 02:04:39 BRT 2023
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
Turismo emissivo internacional está no foco de agências de viagem

Ao lado do turismo receptivo e do doméstico, o turismo emissivo internacional gera excelentes oportunidades para agências de viagem.

· Atualizado em 09/05/2023
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Turismo emissivo internacional é aquele praticado por pessoas que saem do local onde residem para permanecer, por mais de um dia e menos de um ano, em outro local, sem desenvolver atividades remuneradas. Esse fluxo turístico tem grande importância, sendo um dos tipos que impacta diretamente nos resultados da economia do setor. Agências de viagens se destacam como empresas que organizam pacotes turísticos que podem incluir as passagens, orientações para viagem de menores, como tirar passaporte, câmbio, indicar as atrações do local, organizar viagens personalizadas, reservar hotéis, restaurantes, providenciar transporte, oferecer assistência se ocorrer extravio de bagagem, enfim, estruturar toda a viagem para o destino escolhido. 

O turismo emissivo internacional 

O fluxo turístico emissivo internacional é aquele que se processa pela saída de residentes de um país a outro. Sua característica principal é econômica, traduzindo-se pela evasão de divisas. Quanto ao turismo internacional ao Brasil, conforme os números apresentados pelo Ministério do Turismo no ano de 2019, a principal região emissora de turistas para cá é a América do Sul, com 61% do total, seguida da Europa, com 22% e da América do Norte, com 10,4%. 

Na outra via, há o turismo emissivo internacional de brasileiros para outros países, que nos últimos anos, como reflexo da pandemia, acabou tendo seu volume reduzido.  

A Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílio (PNAD) do turismo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério do Turismo, mostra que o brasileiro passou a gastar menos com viagens entre 2020 e 2021 e está viajando menos para o exterior. O gasto total com viagens caiu de R$ 11 bilhões, em 2019, para R$ 9,8 bilhões, em 2021. 

O número de viagens em geral caiu 41%, sendo que as viagens para fora do país caíram 80%. De acordo com a pesquisa, em 2019, foram realizadas 20,9 milhões de viagens contra 12,3 milhões em 2021. 

Contudo, as viagens dos brasileiros para o exterior no segundo semestre de 2021 voltaram a crescer e cerca de nove milhões de brasileiros viajaram para o exterior naquele ano. 

Principais destinos turísticos internacionais 

Segundo estimativa da Organização Mundial do Turismo e do Ministério do Turismo, em 2015, os países que mais atraíram brasileiros foram os Estados Unidos, com dois milhões de pessoas, a Argentina, que atraiu cerca de um milhão de brasileiros, 500 mil escolheram a França e Portugal e 455 mil pessoas foram para o Chile. 

Outro dado da pesquisa é que, desde 2009, alguns países têm despertado o interesse de visitantes brasileiros: República Dominicana (636%), Croácia (522%), México (347%), Panamá (212%) e Tailândia (192%). E, atualmente, outros destinos estão se destacando pela diminuição das restrições, como Dubai e Maldivas. 

A melhor notícia é que, após o isolamento prolongado durante a pandemia, aumentou a vontade do brasileiro de viajar para o exterior. De acordo com pesquisa da Wise, mais de 60% dos brasileiros sentem mais vontade do que nunca de viajar para fora do país. Entre os entrevistados, 88% disseram que à medida que a situação volta ao normal, viajar internacionalmente é uma das coisas que mais desejam fazer. 

A demanda reprimida acabou por estimular ainda mais as viagens internacionais. Hoje, turistas vacinados já podem acessar 197 países sem precisar fazer teste de covid ou quarentena. Outros 16 países estão abertos, mas demandam a testagem; enquanto apenas 12, incluindo China, Líbia e Iêmen, ainda estão fechados para vacinados. Algumas das regiões mais procuradas com o retorno das viagens internacionais são a Ásia Pacífico (que inclui o Sul da Ásia, a Ásia Oriental e a Oceania), o Japão, Austrália e Nova Zelândia, que também têm despertado muito interesse. 

Segundo estudos da Hopper, empresa de viagens canadense, 27% das pesquisas de voo na primeira semana de dezembro de 2022 foram para países da Ásia, com destaque para Tóquio, Bangkok e Vietnã. Há um ano, esse número era de 19%. Apesar do crescimento expressivo do interesse pela Ásia, a Europa se manteve como o destino mais popular em termos do volume de pesquisas, com as cidades do velho continente respondendo por um terço de todas as buscas de voos. 

Outros destinos internacionais muito populares para os turistas brasileiros são Buenos Aires (Argentina), Cancun (México), Santiago (Chile), Bariloche (Argentina), Punta Cana (República Dominicana), Paris (França), Miami (EUA), Roma (Itália), Montevidéu (Uruguai) e San Andrés (Colômbia). 

Apesar dos preços das viagens estarem subindo substancialmente desde o início do ano e com perspectiva de que fiquem mais caras a curto prazo, o setor estima que o custo não deve conter o ímpeto dos viajantes que estão sedentos por realizarem a viagem dos sonhos. 

Por isso, os empreendedores do setor, em especial as agências de viagens, devem se preparar! Investir em marketing, em capacitação dos colaboradores, manter frequentes pesquisas de satisfação com os clientes, analisar o mercado, focar em atendimento de qualidade são algumas das ações sempre fundamentais para manter a competitividade e aumentar seus lucros. 

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