this is an h1

this is an h2

Sun Mar 19 22:50:54 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Turismo gastronômico e agricultura familiar

O turismo unido à agricultura familiar é um poderoso indutor de desenvolvimento econômico local e regional.

· 14/03/2023 · Atualizado em 19/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A aliança entre turismo gastronômico e agricultura familiar promove o resgate de culturas tradicionais e valoriza a produção sustentável de alimentos e o uso de seus produtos na culinária típica de uma região. Os visitantes têm a oportunidade de hospedar-se na propriedade do agricultor familiar, conhecer seus usos e costumes, alimentar-se dos frutos da terra, fortalecer o turismo interno no país e gerar renda, agregando valor às atividades agrícolas, artesanais e agroindustriais, colaborando com a preservação do patrimônio natural e cultural. 

Segundo pesquisa da Organização Mundial do Turismo (OMT), a gastronomia é o terceiro principal motivo para a realização de viagens em todo o mundo. A união entre turismo gastronômico e agricultura familiar fortalece o desenvolvimento regional e fomenta mais atividades turísticas entre agricultores familiares, integradas aos arranjos produtivos locais. De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), essa parceria, forjada com a preocupação de melhorar a qualidade de vida no meio rural, tem provocado mudanças reais em todas as regiões do país, fortalecendo o papel dos homens e mulheres no campo, favorecendo a inclusão social e construindo roteiros de sucesso para as atuais e futuras gerações. 

Conforme a Lei nº 11.326, considera-se agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural atendendo, simultaneamente, aos seguintes requisitos: não detenha, a qualquer título, área maior do que 4 (quatro) módulos fiscais; utilize predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento ou empreendimento; tenha percentual mínimo da renda familiar originada de atividades econômicas do seu estabelecimento ou empreendimento, na forma definida pelo poder executivo;dirija seu estabelecimento ou empreendimento com sua família. 

De Norte a Sul e de Leste a Oeste do Brasil, o potencial para o desenvolvimento do turismo em parceria com a agricultura familiar é imenso e possibilita que o turista, ao visitar propriedades de agricultores familiares da região, conheça mais sobre seus usos e costumes. 

Ciente do crescente potencial do campo de seduzir visitantes com iguarias únicas do país, o Ministério do Turismo apoia a formatação de experiências memoráveis por pequenos produtores. Eles recebem suporte do projeto Experiências do Brasil Rural, que, desde 2021, garante capacitação no sentido de aperfeiçoar a estruturação, a promoção e a comercialização de produtos e serviços. 

Por meio da iniciativa, organizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF), já foram contemplados mais de 100 agricultores familiares. Eles integram 14 roteiros de turismo rural de nove estados, que envolvem cerca de 40 municípios do país e, aproximadamente, 130 empreendimentos turísticos. 

A primeira edição do projeto englobou oito roteiros focados em queijos, vinhos, cervejas e frutos da Amazônia. Já a segunda edição do Projeto Experiências do Brasil Rural está em curso e envolve seis roteiros ligados às cadeias agroalimentares do café, cachaça, farinha de mandioca e mel. 

Para fortalecer ainda mais o projeto, as 14 rotas beneficiadas nas duas edições foram as estrelas de estandes do MTur em dois importantes eventos do turismo nacional: o 29º Agrinordeste, maior feira indoor do agronegócio do Norte e Nordeste, realizada em Olinda (PE), e o 34º Festuris, a Feira Internacional de Turismo de Gramado (RS). Os 14 roteiros de turismo rural são: 

  • Rota Amazônia Atlântica (PA);
  • Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores (BA); 
  • Agroturismo (ES);
  • Rotas do Queijo Terroir Vertentes e das Terras Altas da Mantiqueira (MG);
  • Caminhos do Campo e Caminhos de Dona Francisca (SC);
  • Ferradura dos Vinhedos e Roteiro Farroupilha Colonial (RS);
  • Rota do Engenho e a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana (SE);
  • Rota Verde do Café (CE);
  • Rota Turística do Café e o Roteiro do Café e do Vinho (SP). 

É importante destacar que, para fortalecer ainda mais esse segmento do turismo, os empreendedores dos setores de hospedagem, bares e restaurantes devem procurar conhecer os produtos oferecidos pela agricultura familiar da sua cidade e região. Ao prestigiar a agricultura familiar, ganha o empreendedor do setor de turismo ao comprar produtos de qualidade e com bons preços, ganha o turista com pratos saborosos e frescos e ganha também a comunidade local com o fortalecimento destas duas importantes atividades econômicas. 

Que tal transformar a sua produção agrícola em um atrativo para turistas? Você que quer inovar e ampliar e diversificar sua fonte de renda, conte com a ajuda do Sebrae, que orienta e presta assessoria a micro e pequenas empresas. 

Saiba Mais: 

Preparando sua propriedade para o turismo rural 

Agroturismo no Brasil: vivências únicas 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?