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Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Turismo gastronômico em Tocantins: oportunidades aos pequenos negócios

A rica culinária tocantinense é um importante instrumento de ótimas oportunidades para os pequenos negócios e de atração turística para o estado.

· Atualizado em 17/03/2023
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O turismo gastronômico movimenta R$250 bilhões todos os anos, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), tornando-se um dos mercados mais importantes do mundo e que vem ganhando cada vez mais destaque em diferentes setores do turismo.

Assim, a culinária é uma potente modalidade de desenvolvimento econômico e cultural e através de iniciativas públicas e privadas, passa a ganhar maior reconhecimento. Hoje, a alimentação durante uma viagem compreende não apenas a necessidade de se alimentar, mas ganha dimensões relacionadas ao prazer e, os sabores, as cores e os aromas passam a ser um cartão postal de um local turístico.

Para incentivar o turismo gastronômico, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), criou o projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil.

O objetivo do projeto é fomentar a pesquisa em turismo gastronômico com vistas a produção de conhecimento, identificação de tendências e sistematização de informações para subsidiar e apoiar o Programa Nacional de Turismo Gastronômico - PNTG, criado em 2019 pelo MTur, de modo a ampliar a competitividade do destino Brasil por meio da gastronomia.

Observando as principais tendências para o turismo gastronômico, o projeto indica a descentralização da economia tanto em nível nacional como internacional, ampliando, desta forma, o turismo gastronômico para além do eixo Rio-São Paulo e impulsionando o crescimento na busca por locais menos conhecidos e possibilitando boas oportunidades para os pequenos negócios locais.

Turismo gastronômico no Tocantins

Entidades públicas e privadas estão de olho no mercado do turismo gastronômico e vem trabalhando para divulgar conteúdos jornalísticos especializados em turismo e mídias sociais para evidenciar a rica culinária tocantinense e de outros estados para o mundo.

Entre os dias 11 e 14 de março deste ano, a Federação Brasileira de Comunicadores e Jornalistas de Turismo (Febtur), lançou em Palmas o projeto Brasil Turismo Gastronômico. O principal objetivo do projeto é ressaltar a importância da gastronomia na prática turística contemplando todos os estados.

O lançamento do projeto contou com a presença do presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro, representantes de associações do trade turístico, autoridades estaduais, municipais, Sebrae, entre outros.

Apesar do estado do Tocantins ser um dos mais jovens do país, criado pela Constituição de 1988, possui uma gastronomia variada e com forte influência indígena, portuguesa, paulista e mineira e, a maioria de seus deliciosos pratos, têm como base algum tipo de peixe. Entre alguns dos pratos mais famosos, estão:

  • O chambari, comida símbolo do estado, é uma adaptação tocantinense do ossobuco italiano, onde o “osso furado” é cortado horizontalmente e cozido com pimenta e temperos e servido com arroz, cheiro verde, farinha de mandioca e muita pimenta;
  • A peixada, preparada com diversos tipos de pescados escolhidos a gosto de quem o prepara;
  • O arroz com pequi, uma fruta abundante na região norte, nativa do cerrado e muito utilizada no Tocantins;
  • A paçoca carne de sol, prato tradicional do estado, preparada com carne de sol, farinha de mandioca e especiarias;
  • O peixe no leite de coco babaçu, receita preparada com caris, cheiro-verde, cebola, tomate, pimenta e leite de coco babaçu;
  • Maria Isabel, prato típico das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a receita é uma mistura de arroz branco com carne de sol e temperos

Estas são só algumas das opções da rica culinária tocantinense e que vem atraindo cada vez mais turistas.

Desde 2005, o Festival Gastronômico de Taquaruçu está inserido no calendário turístico de Palmas, revelando a cada ano talentos na área gastronômica e reforçando a diversidade turística do local.

Para se ter uma ideia, a disputa que começou com a apresentação de cinco pratos em dois dias de evento, neste ano de 2022, 41 participantes deram um show de criatividade, talento e originalidade durante cinco dias, atraindo mais de 20 mil pessoas ao distrito de Palmas.

Outro festival que vem ganhando destaque é o Festival do Chambari em Paraíso do Tocantins, que já está em sua 5ª edição. A festividade caiu no gosto dos moradores e visitantes e a cada ano vem se consolidando na rota turística gastronômica do estado.

Além da experiência gastronômica, o evento traz shows com artistas regionais e nacionais.

O Festival de Chambari é promovido pelo Sebrae e Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Cultura e Turismo e conta com o apoio da Universidade Gurupi – UNIRG.

O evento vem atraindo cada vez mais a participação de pequenos negócios que comercializam pratos personalizados e promete aquecer a economia local e fortalecer o município de Paraíso como uma cidade empreendedora.

O público deste segmento do turismo é cada vez maior. Conhecer os alimentos e bebidas típicas de uma região, conhecer e entender a história e a importância de cada produto para a sustentabilidade econômica do local são os pontos que o público do turismo gastronômico está procurando.

Ou seja, o turista gastronômico quer conhecer mais a fundo o destino escolhido.

Investir e se especializar no turismo gastronômico é uma ótima oportunidade de negócio para o pequeno empreendedor. Conte sempre com o Sebrae para ajudar no desenvolvimento da sua ideia.

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