this is an h1

this is an h2

Mon May 29 16:05:52 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA SOCIAL
Turismo nas Serras Gerais e Jalapão fortalecendo os pequenos negócios

Projetos para desenvolver o turismo em Tocantins contribuem com o crescimento e fortalecimento dos pequenos negócios nas regiões do Jalapão e Serras Gerais.

· Atualizado em 29/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A região das Serras Gerais e Jalapão, no Tocantins, com suas paisagens belíssimas, tem um potencial turístico enorme que se consolida mais a cada dia. 

É sabido que o turismo é um importante gerador de oportunidades de empregos e de inclusão social, uma verdadeira indústria que consegue transformar a economia, a sociedade, comunidades e os pequenos negócios.

Conhecendo todos os benefícios que o setor traz para o país, o Sebrae está sempre buscando apoiar os micro e pequenos empresários em todas as regiões potencialmente turísticas do país, a exemplo do Sebrae Tocantins, que acreditando nas potencialidades do estado, está constantemente desenvolvendo planos e ações para fortalecer o setor.

O projeto Energia para Crescer, iniciado em junho de 2021 em parceria com a Energisa, já vem mudando vidas de comunidades do Jalapão. O projeto tem como objetivo apoiar a melhoria da qualidade de vida dos quilombolas, e beneficia cerca de 40 empresas das comunidades Mumbuca e Rio Novo (Mateiros – TO) e o povoado do Prata (São Félix do Tocantins – TO) com estímulos ao empreendedorismo local.

Conforme Alex Veras, coordenador estadual do turismo do Sebrae-TO, o intuito do Sebrae e da Energisa é promover a abertura para atração de novos investidores e estimular parcerias para o desenvolvimento sustentável do Jalapão.

Entre os destaques das ações já realizadas com as comunidades atendidas e as iniciativas previstas, estão o fomento ao empreendedorismo por meio do fornecimento de material como sacolas, etiquetas, identificação visual de produtos com logomarca, apoio na realização de eventos, como a Festa da Colheita, entre outros.

Conforme Admary Monteiro, analista do Sebrae, o foco é promover o desenvolvimento por meio do empreendedorismo local, mantendo ativo o resgate da cultura, a produção de peixes e hortas.

Até o término do projeto Energia para Crescer, que deve ser finalizado este ano, a previsão é que sejam realizadas outras entregas, como o Programa Força Mulher, 0 curso Elaboração de Projetos e o apoio às festas culturais, como a Festa da Colheita do Capim Dourado e a Festa da Rapadura.

Mantendo essa mesma ótica do desenvolvimento regional, do associativismo, do cooperativos e das oportunidades de crédito e financiamento no estado, o Sebrae também está engajado no desenvolvimento do setor nas Serras Gerais e vem atuando na região há mais de cinco anos. Conforme Eliana Castro, diretora técnica do Sebrae-TO, atualmente, são 11 municípios envolvidos com mais de 200 famílias vivendo especificamente do turismo.

As Serras Gerais, no sudeste do Tocantins, fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil, e seus principais atrativos são as montanhas esculpidas pela ação das águas e dos ventos, com cânions, mirantes, grutas, cavernas, cachoeiras e rios de águas cristalinas, encontrados em todos os municípios que compõem a região: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga. 

As principais vocações turísticas da região das Serras Gerais envolvem vários segmentos como o ecoturismo, de aventura, vivências, gastronômico, pesca esportiva, de observação de pássaros e cultural.

Pensando no desenvolvimento local e regional, na sustentabilidade e que os benefícios oriundos da produção do setor sejam direcionados às comunidades locais da região das Serras Gerais, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o Sebrae-TO e as prefeituras dos municípios criaram o Comitê Gestor do Desenvolvimento do Turismo Municipal, que viabilizou a formação de circuitos turísticos. 

Outra boa notícia para os micro e pequenos empreendedores do estado é que o Sebrae-TO e o governo do estado assinaram, em janeiro deste ano, um convênio para a execução do projeto Tocantins mais Turismo. O projeto prevê investimentos de R$ 3 milhões que beneficiarão 600 pequenos negócios e 12 municípios de quatro regiões turísticas: Encantos do Jalapão, Serras Gerais, Praias e Lagos do Cantão e Ilha do Bananal.

Sem dúvida, esse importante setor da economia tem muito a contribuir no Tocantins graças a esses projetos, que podem alavancar o desenvolvimento não só dos pequenos negócios, mas da comunidade como um todo, por meio do empreendedorismo, da educação empreendedora e do foco na sustentabilidade.

Para saber mais assista à entrevista do programa Escuta essa Ideia com Eliana Castro e Alex Vera, diretora técnica e analista do Sebrae-TO, respectivamente.

Não deixe de conhecer também os cursos gratuitos do Sebrae pelo WhatsApp:

No curso Iniciando um pequeno grande negócio, você conhecerá princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios.

No curso Inovação e possibilidade de crescimento: Você compreenderá o que é a importância de implementá-la em seus negócios, seguindo as etapas para explorar possibilidades e produzir resultados satisfatórios. Vai se conscientizar do valor e dos benefícios da inovação para o seu negócio e vai identificar e desenvolver ações organizadas para analisar e aproveitar oportunidades.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?