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Thu Feb 09 19:31:41 BRT 2023
Empreendedorismo | OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Turismo religioso: neopentecostal

Dentro do segmento do turismo religioso, a vertente neopentecostal é uma das que mais aumentam. Entenda a importância das viagens de fé para o seu negócio.

· Atualizado em 09/02/2023
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O turismo religioso é um nicho que cresce a cada dia dentro do segmento de viagens. Na mesma proporção em que o número de fiéis neopentecostais aumenta, as peregrinações, visitas ligadas a efemérides e excursões acontecem com frequência cada vez maior, trazendo consigo oportunidades para o setor.

Eventos ligados ao calendário de acontecimentos religiosos, como procissões e romarias, aumentam o movimento de fiéis e chegam a representar a principal fonte de renda para diversas localidades. A vertente pentecostal é uma das que está inserida nesse contexto.

Transitar por roteiros de fé movimenta todo o sistema do turismo, gerando negócios relacionados a deslocamentos, passagens e traslados, hospedagem, serviços de restaurantes, passeios e outras atividades turísticas, produzindo impacto econômico nas regiões de destinos.

Mesmo as regiões neutras, não necessariamente marcadas por acontecimentos religiosos ou onde haja templos dignos de visitação, podem ser escolhidas por turistas religiosos em busca de retiros espirituais, quando há uma oferta específica nesse sentido. 

Esse nicho de mercado tem muito potencial para os profissionais da área. Os locais estão cada vez mais bem preparados para receber os fiéis e viajantes, não só dentro das cidades como em todo o seu entorno. Importante destacar que o empreendedor que pretende ou já atua nesse mercado tem que começar pelo caminho mais profissional: formalizar-se, buscar conhecimento, perguntar, observar.

Turismo religioso

A fé, além de mover montanhas, é capaz de mover multidões. O turismo religioso vem há tempos ganhando força mundial. Dos roteiros mais tradicionais, como Vaticano e Jerusalém, as agências de turismo e viagens brasileiras vêm se adequando à promoção da modalidade em território nacional, focando em cidades como Aparecida (SP), Belém (PA), Salvador (BA) e a capital paulista, com o recém-construído Templo de Salomão. 

De acordo com o Relatório de Tendências 2015 da WTM LATIN AMERICA, o turismo religioso é um dos maiores segmentos do setor no Brasil, e esse mercado continua crescendo. Ainda de acordo com o Relatório, em 2014, 7,7 milhões de viagens domésticas feitas no Brasil foram relacionadas à fé. Um exemplo é o Santuário de Aparecida, que recebeu 12 milhões de turistas em 2014, quase o dobro do número de visitantes à Torre Eiffel em 2013.

Segundo a mesma fonte, os patrimônios religiosos do mundo todo atraem entre 300 e 330 milhões de turistas por ano. O Brasil tem uma variedade ampla e talvez inigualável de atrações religiosas para os turistas domésticos, inter-regionais e internacionais visitarem.

Jerusalém, que é o berço de três grandes religiões, recebe anualmente milhões de turistas internacionais, boa parte interessada em conhecer locais importantes para judeus, cristãos e muçulmanos. Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Roma, a cidade do Vaticano, centro do catolicismo, recebe mais de 10 milhões de visitantes de todo o mundo por ano, sobretudo católicos.

Turismo Pentecostal

O Neopentecostalismo ou Terceira Onda do Pentecostalismo é uma vertente do evangelicalismo, conglomerando igrejas do movimento de Renovação Cristã. Fora do Brasil, essas igrejas são chamadas também de carismáticas, porém, no Brasil, o termo é reservado a um movimento da Igreja Católica. 

O termo neopentecostalismo, que toma como base ideias do Pentecostalismo e Carismatismo norte-americanos, foi aplicado pela primeira vez na década de 1970, nomeando igrejas que adotaram muitas das doutrinas e práticas das igrejas pentecostais e do movimento carismático, mas não se tornaram formalmente alinhados com algum deles. 

Na década de 1980, C. Peter Wagner cunhou o termo Terceira Onda, a fim de distinguir o tipo de espiritualidade carismática que ele defendia desde o pentecostalismo. O fenômeno parece ter sido criado a partir de uma necessidade cultural particular dentro dos Estados Unidos. Muitos grupos neopentecostais foram influenciados pela bênção de Toronto, em meados da década de 1990, sendo ela própria um fenômeno neopentecostal que surgiu a partir do Movimento Vineyard, no Canadá.

No Brasil, as igrejas com maior representação no movimento neopentecostal são a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional da Graça de Deus, a Igreja Renascer em Cristo, a Igreja Batista Nacional, a Igreja Fonte da Vida de Adoração, a Igreja Mundial do Poder de Deus, a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, o Ministério Nova Jerusalém, a Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo e o Ministério Internacional da Restauração. Fazem parte ou se aproximam do Protestantismo Apostólico, que aceita apóstolos, bispos e pastores ou missionários presidentes que norteiam o rumo de suas igrejas no país e pelo mundo.

Essas igrejas realizam a prática do evangelismo midiático massivo, a maior parte delas utilizam, ou até mesmo possuem, canais de TV, rádios, jornais, editoras ou literaturas próprias e portais ou sites, participando, inclusive, de atividades comerciais como a venda de TVs por assinatura ou produtos da ideologia religiosa que suportam a corrente neopentecostal

Conhecer as boas oportunidades oferecidas pelo turismo religioso e entender a cultura neopentecostal é uma boa oportunidade de consolidar sua empresa no nicho que mais cresce dentro do segmento.

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