Todos podem beneficiar-se de suas redes de contatos para fortalecer seus negócios. Em uma cooperativa, o networking é muito poderoso.

Quando estamos trabalhando em uma rede de contatos e trocando informações a fim de desenvolver colaboração e ajuda mútua, estamos fazendo um networking. Esse tipo de ação inclui diferentes compromissos voltados à carreira e aos negócios, por meio do aperfeiçoamento de produtivos relacionamentos interpessoais. Em outras palavras, o networking é a rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si. Em uma cooperativa, onde todos são donos do negócio, o networking ganha uma relevância enorme. Por isso, é tão importante saber dominar e desenvolver o poder do bom networking.
Uma boa rede de contatos é formada por pessoas que podem ajudar seu desenvolvimento de alguma forma como: conhecer bem sua área de atuação, dar bons conselhos, ter bons contatos ou indicar seu nome para outras pessoas. E, assim como seus contatos podem ajudar você a crescer profissionalmente, eles esperam que você faça o mesmo por eles. Todos dentro da rede podem se beneficiar dela.
Como fazer um bom networking
O primeiro passo para fazer um bom networking é perceber a importância das boas conexões, que poderão fazer a diferença tanto para você quanto para seus contatos. É muito importante identificar as pessoas interessantes, que podem ser colegas de turma, trabalho, escola ou faculdade - antigos e atuais, além de contatos das demais cooperativas do mesmo ramo, de fornecedores, de conhecidos e até de pessoas da sua família capazes de agregar valor à sua rede.
É necessário participar de eventos corporativos: Eventos voltados para a sua área de atuação, sejam eles presenciais ou on-line, são grandes oportunidades de se fazer bons contatos para o seu network. Por isso, é importante selecionar os encontros que sejam de seu interesse e comparecer, sempre que possível, levando seus cartões de visita a fim de garantir conversas para o futuro. Há Rodadas de Negócio e eventos promovidos pelo Sistema OCB que são ótimas oportunidades para entrar em contato com várias pessoas do seu setor.
Importante manter seus contatos ativados: Depois de sair de um evento com vários cartões de visita e muitos contatos no seu smartphone, é necessário mostrar-se sempre presente e continuar as conversas iniciadas. É aconselhável manter uma lista atualizada com informações dos novos contatos e enviar mensagens via e-mail, celular, e/ou redes sociais com um pouco de frequência a fim de manter alguma proximidade. Mas, nesses casos, é importante ter cuidado para não exagerar e encher seus contatos de mensagens todos os dias.
Ao solicitar ajuda, faça perguntas certas e diretas: É completamente normal - e até esperado - pedir ajuda para pessoas que são mais experientes que você dentro da dinâmica do networking. Entretanto, como a maioria delas tem rotinas agitadas, é preciso ter agilidade também ao solicitar respostas para solução de problemas. Desse modo, caso você tenha alguma questão ou demanda, é preciso ser bem educado, mas também direto ao pedir ajuda.
Benefícios do networking
- Permite maior acesso a oportunidades de negócio, novos clientes e parcerias;
- Facilita a contratação de profissionais já alinhados à missão e aos valores da cooperativa;
- Mantém a cooperativa bem informada sobre o seu mercado de atuação;
- Aumenta as possibilidades de escalar e expandir mais a produção;
- Tem o poder de aumentar a visibilidade da cooperativa;
- Faz a aproximação com quem trabalhou em cases de sucesso, possibilitando o benchmark, a fim de melhorar o desempenho dos negócios da cooperativa.
Tipos de networking
- Outbound networking: Inicia-se pela rede que você já possui, e vai se amplificando. Na prática, é pedir contatos aos seus contatos, como quando pedimos: ‘me passa aquele seu contato que…’. Isso é bastante eficaz para desenvolver a sua exploração de oportunidades e para descobrir novas conexões com outras organizações ou com pessoas da sua rede estendida.
- Inbound networking: O inbound networking, por outro lado, é mais relacionado a fazer contato com alguém totalmente fora da sua rede. Pode ser por meio de um evento, um e-mail, uma ligação, ou qualquer outro jeito que você possa pensar.
Conclusão
Não existem regras para se fazer um bom networking, mas uma dica importante é fazer e manter os contatos antes de precisar. Devemos sempre aproveitar os momentos em que as coisas caminham bem. Normalmente, é quando surgem boas oportunidades para desenvolver relacionamentos e fazer novas conexões. Esforce-se para conhecer novos contatos e também para manter o networking que já tem. É importante manter a relação com essas pessoas e mostrar-se interessado – nunca interesseiro. Procure sempre manter o contato com as pessoas e não apenas quando está em dificuldades.
Onde saber mais sobre o tema
Networking: a importância dessa prática e 6 dicas para começar
Foi um prazer te ajudar :)