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Wed Mar 09 10:57:37 BRT 2022
Empreendedorismo | IDEIA DE NEGÓCIO
Upcycling, greenwashing e sobreconsumo

3 palavras sobre moda sustentável que você deve conhecer

· 07/03/2022 · Atualizado em 07/03/2022
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Você, empreendedor que atua no setor da moda, sabe o que é sobreconsumo? Entende o que significa greenwashing? Se não, é hora de conhecer alguns dos termos relacionados à moda sustentável.

A sustentabilidade já deixou de ser tendência e se tornou um requisito para o sucesso de uma marca. Os brasileiros estão cada vez mais preocupados com os impactos socioambientais e, por isso, as ações ecológicas têm sido muito valorizadas no mundo fashion.

Portanto, você precisa estar por dentro das palavras-chave e terminologias relacionadas à moda sustentável. E para te ajudar a entender um pouco mais sobre isso, explicamos, neste artigo, três temas que você precisa conhecer. Continue a leitura!

Upcycling

Termo que já ganhou espaço em grandes marcas como Balenciaga e Marni. O conceito é uma técnica que visa reaproveitar materiais já existentes nas fábricas para criar peças novas. São sobras que seriam descartadas e, por meio do upcycling, ganham nova utilidade. A tendência surgiu na década de 90, mas ganhou visibilidade no mundo fashion apenas nos últimos 5 anos. Em 2019, a marca Patagonia produziu cerca de 10 mil peças de roupas a partir de materiais reciclados e de roupas já existentes. Aqui no Brasil, marcas como a Ventana já atuam na reutilização de tecidos.

Greenwashing

Também conhecido como a “armadilha” da sustentabilidade, o termo greenwashing se tornou popular nos últimos anos e é uma das palavras-chaves na hora de se criticar o falso discurso de sustentabilidade. Ele se refere às marcas, empresas e até governos que utilizam os conceitos de ecologia apenas para obter benefícios e lucrar.

Um exemplo de greenwashing é visto em empresas que, buscando ser reconhecidas como eco-friendly, adotam práticas como a redução do uso de copos plásticos, mas, em contrapartida, não reduzem o desperdício e os materiais tóxicos no processo produtivo, e, assim, seguem gerando resíduos poluentes.

Sobreconsumo

Comprar peças de roupas e calçados é uma necessidade universal. Todavia, o sobreconsumo acontece quando as marcas impulsionam a produção e o consumo exagerado de peças de moda. Como se sabe, os resíduos têxteis representam um grande problema ecológico para o planeta. Por isso, o lema “compre menos e compre melhor” é essencial para combater o sobreconsumo, uma vez que incentiva a aquisição de produtos duráveis, não descartáveis.

Como você pôde ver, os três temas citados são universais para empresas de todos os portes. Se você é um pequeno empreendedor, adotar hábitos sustentáveis é algo que será visto e valorizado pelo seu público tanto quanto nas grandes marcas. Pratique a moda sustentável de maneira correta e transparente e promova tais iniciativas no relacionamento com seu cliente. Assim, seu negócio estará sempre em evidência.

Saiba mais sobre o mercado da moda sustentável no nosso grupo do telegram


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