Garantia dos benefícios previdenciários, acesso a linhas de crédito, simplificação tributária e baixo custo são as principais vantagens de ser MEI.

O modelo de empresa MEI (Microempreendedor Individual) foi instituído pela Lei Complementar 128/2008.
O MEI foi criado foi criado com o objetivo de simplificar e facilitar a formalização, para que profissionais de diversas atividades pudessem se formalizar legalmente, com todos os direitos definidos pela Lei 123/2006, sem os altos custos dos impostos e a enorme burocracia para a manutenção de empresas, como contador, alvará e uma série de outras obrigações.
Assim, os empreendedores que atuam em uma das quase 500 atividades permitidas para o MEI, têm uma condição bastante vantajosa, tanto em termos de custos como em simplificação de procedimentos para cumprir com suas obrigações perante o poder público.
Além disso, a formalização proporciona muitos outros benefícios, como a possibilidade de aumentar sua clientela e até vender para o poder público, melhores condições para a obtenção crédito em instituições financeiras e comerciais, bem como o direito a muitos benefícios previdenciários, tanto para si próprio quanto para familiares e dependentes.
A criação do MEI em 2008 foi uma iniciativa que deu tão certo, que atualmente este tipo de empresa abrange em torno de 15 milhões de CNPJ ativos no Brasil, correspondendo a aproximadamente 70% do total de empresas no país.
E isto ocorre, obviamente, em função de todos estes benefícios, vantagens e facilidades, que a cada dia estão aumentando, tendo em vista o alto interesse dos governos em propiciar melhores condições de formalização para todos que exercem as atividades disponibilizadas aos MEI.
Quais as vantagens de se formalizar como MEI:
- Não terá custo na formalização como MEI e abertura do CNPJ.
- Poderá ter uma conta bancária jurídica com máquina de recebimentos de cartão em condições muito favoráveis, visto que a maioria das instituições financeiras disponibiliza estes serviços aos MEI desta forma.
- Emissão de notas fiscais, tornando mais fácil sua contratação por outras empresas ou mesmo por órgãos públicos.
- Valor mensal baixo e fixo de impostos, equivalente a 5% do salário mínimo vigente para o INSS e mais R$ 1,00 de ICMS, se possuir atividades de Comércio, Indústria ou outra sujeita ao ICMS, e R$ 5,00 de ISS, caso tenha atividades de Serviço.
- Está isento de pagar por qualquer tipo de licença/alvará, seja de funcionamento/localização/sanitário.
- Pagamento simplificado de impostos em um único documento, sendo necessário efetuar o pagamento mensalmente somente da guia DAS-MEI, que pode ser emitida de forma bem fácil, pela internet.
- Acesso a serviços financeiros de forma facilitada em qualquer linha de crédito, com taxas e outras condições bastante vantajosas.
- Possibilidade de inclusive adquirir veículos zero quilômetro direto das montadoras, com descontos de até 30%.
- Possibilidade de adquirir planos de saúde para si e seus familiares a custos menores do que se contratasse como pessoa física.
- Sem necessidade de se manter uma contabilidade formal.
- Possibilidade de participar de licitações e prestar serviços para órgãos públicos, e, como MEI, com regras mais favoráveis em relação a outros tipos de empresas.
- Possibilidade de compras de mercadorias e insumos para o seu negócio com valores menores.
- Terá à sua disposição todo a apoio técnico e suporte do Sebrae, em todo o Brasil, por meio de suas agências ou Salas/Praças do Empreendedor, podendo usufruir de orientação, cursos, palestras e consultorias, sendo, na grande maioria, gratuitas, e muitas delas de forma on-line.
- Possibilidade de usufruir de muitas outras condições vantajosas disponibilizadas aos MEI por órgãos públicos nas esferas federal, estadual e municipal, que vêm se esforçando para cada vez mais apoiar e incentivar este segmento, criando leis e regras que beneficiam os MEI em todas as suas atividades.
- Com um custo bem baixo e totalmente acessível, o MEI pode usufruir para si mesmo e/ou para seus dependentes, dos seguintes benefícios previdenciários:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-doença;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão por morte.
O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas, com consultores e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.
O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br
PARA SABER MAIS:
O que você precisa saber antes de virar MEI
Principais obrigações do MEI
Verifique se você atende às condições para ser MEI
Foi um prazer te ajudar :)