this is an h1

this is an h2

Mon Jul 18 12:49:57 BRT 2022
Empreendedorismo | ABERTURA DE EMPRESA
Varejo é oportunidade para quem quer abrir o próprio negócio

Um dos mais tradicionais modelos de negócios existentes, o varejo é uma boa opção para quem deseja se tornar um novo empreendedor.

· Atualizado em 18/07/2022
Imagem de destaque do artigo
O que é o varejo?

Considerado a principal forma de comércio e um dos mais tradicionais modelos de negócios existentes, é no varejo que os novos empreendedores encontram boas oportunidades para abrir o próprio negócio. 

Nessa importante modalidade para o movimento da nossa economia, os produtos são comercializados diretamente para o consumidor final em um ponto de venda, que pode ser uma loja física, loja virtual ou por catálogo (por meio de representantes). 

E praticamente tudo que é vendido costuma não ser de fabricação própria. Os empreendedores, geralmente, adquirem os produtos de redes atacadistas e, na maioria dos casos, as vendas acontecem por unidade e em pequenas escalas. Dessa forma, o empreendedor pode trabalhar com uma variedade grande de produtos.

Vantagem do varejo

Uma das vantagens do comércio varejista é que ele permite que qualquer tipo de cliente seja atendido e dá a oportunidade de o empreendedor ter contato direto com o seu público consumidor e, assim, conhecê-lo melhor. 

Por isso, um fator importantíssimo para o sucesso do negócio está justamente no atendimento. Ou seja, é necessário contar com uma equipe eficiente, simpática e capacitada para oferecer aos clientes uma boa experiência, que seja algo diferenciado da concorrência.

Para saber um pouco mais sobre “a importância da experiência do consumidor no ponto de venda”, leia o artigo publicado em nosso site, assinado por Fernando Guazelli, relações públicas e especialista em auditoria, implementação e manutenção de ações promocionais.

Estratégia de negócio

Entender o comportamento dos seus consumidores – ou seja, como eles se relacionam com os produtos, serviços, marcas e como realizam suas escolhas – é justamente o que vai fazer toda a diferença na hora de colocar suas estratégias de negócio em prática. 

Empreender conhecendo esses fatores, certamente, será um fator fundamental para o sucesso da sua empresa. Para saber mais a respeito, outra dica é conferir o material

Como entender consumidores e planejar estratégias mais inteligentes - Sebrae.

Ciclo de vida

No varejo, é importante ter a consciência de que os negócios costumam passar por quatro tipos de fase. A primeira delas é a de “introdução”, ou seja, quando o negócio se apresenta ao mercado e, geralmente, apresenta baixo volume de vendas.

Essa fase vem seguida do “desenvolvimento”. É quando o negócio já começa a ganhar reconhecimento do público e passa a registrar elevação no volume de vendas e altas taxas de crescimento.

Até que se chega à “maturidade”, fase em que já se percebe certa estabilidade na quantidade de transações comerciais realizadas dentro de um determinado período, e as taxas de crescimento já não apresentam tanto impulso como antes. 

Quando se nota queda no volume de vendas, as taxas de crescimento passam a registrar dados negativos, e o lucro cai, é sinal de que o negócio entrou na fase de “declínio”. Mas não pode deixar-se abater. Reaja!

Ou seja, procure identificar onde está o problema e o que pode e deve ser feito para superá-lo. Reveja a estratégia seguida até o momento e adote novas medidas que vão poder te ajudar na gestão, recuperar as boas vendas e aumentar o lucro da sua empresa a patamares anteriores.

Dicas a seguir

A experiência do cliente pode ser melhorada com dicas bem simples, mas que podem estar fazendo falta para o seu negócio. Como, por exemplo, permitir ao cliente contato mais direto com os produtos que a sua loja oferece. Exponha-os o máximo que puder e tente deixá-los o mais acessível possível. 

Como já vimos, o varejo permite ao empreendedor oferecer aos seus clientes um mix de produtos. Essa variedade pode fazer com que um único cliente adquira diferentes opções ao entrar em sua loja, e isso faz com que o ticket médio das transações aumente. Ou seja, mais dinheiro no caixa. Aposte nisso!

No entanto, é importante acompanhar alguns indicadores que vão te mostrar se as estratégias adotadas estão realmente surtindo efeito. Se, por exemplo, o local escolhido para determinado produto no ponto de venda é realmente o mais adequado para ele ou se ele fará mais sucesso entre os clientes em outro lugar.

O ponto de venda como um todo também precisa atender às expectativas do cliente. Esteja atento a uma boa iluminação, organização, exposição adequada dos produtos, entre outros cuidados que fazem a diferença. 

Há uma série de vídeos e artigos produzidos que podem te auxiliar nesse momento e cabe avaliar a importância de realizar um curso com especialistas como o Programa Varejo Fácil, realizado pelo Sebrae para capacitar pequenos empresários do Varejo, via internet.

Com bons produtos, atendimento diferenciado e uma boa gestão, seu varejo fará sucesso com certeza!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?