this is an h1

this is an h2

Wed Jan 11 16:04:03 BRT 2023
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Venda feijoada de pote e trabalhe somente aos sábados!

Essa delícia da culinária brasileira tem baixo custo e permite bons lucros por meio do delivery. Que tal investir nessa ideia?

· Atualizado em 11/01/2023
FAVORITAR
Botão favoritar

Quem nunca saboreou uma deliciosa e típica feijoada num sábado que atire a primeira pedra! Isso mesmo! Um dos pratos mais conhecidos e populares da culinária brasileira, composto basicamente por feijão preto, carne de porco (partes diversas, como orelha, pezinho, costelinha), linguiça, bacon, temperos como folhas de louro e servido com o acompanhamento de arroz, farofa, torresmo, couve e laranja cortada em pedaços, a feijoada é comumente apontada como uma criação culinária dos africanos escravizados que vieram para o Brasil.

O fato é que esse prato saborosíssimo pode tornar-se uma excelente fonte de renda, inspirar novos empreendedores a um modelo de negócios fácil e lucrativo ou mesmo incentivar você a oferecer um cardápio diferenciado no seu negócio. Elaborar feijoada exige baixo investimento e pode gerar lucros acima de R$ 3 mil mensais, trabalhando somente aos sábados. É ou não uma proposta interessante? Para isso, não é necessário dispor de um espaço grande, nem trabalhar todos os dias da semana. Como a feijoada é, geralmente, servida aos sábados, você pode iniciar um negócio trabalhando somente nesse dia da semana ou diversificar o cardápio oferecido aos clientes, caso já trabalhe no segmento de alimentação, partindo da possibilidade de utilizar a cozinha da sua casa.

Os ingredientes não são caros, mas precisam ser de qualidade. É necessário, contudo, escolher bons fornecedores e dispor de equipamentos básicos, como fogão grande; freezer e geladeira; mesa; pia; um tacho grande; vários tipos de panelas; acessórios básicos de cozinha (facas, conchas grandes para servir, colheres, garfos); tábuas de carne, entre outros itens.

Se for servir no local, é importante dispor de mesas e cadeiras, pratos, talheres, guardanapos, travessas. Caso o serviço seja de entrega ou retirada no local (tipo marmitex), você pode optar por diversas formas de embalagens: marmitas, baldes de diferentes tamanhos feitos especialmente para servir comidas, potes, embalagens de isopor, entre outras.

Cabe destacar que a escolha da embalagem é fundamental. Além da apresentação, é muito importante que não derrame ou transborde ao ser transportada. Por isso, a feijoada de pote tem se popularizado porque, além de ser prática para o transporte do produto, fica fácil controlar a quantidade (em ml) por pessoa, permitindo um bom cálculo no preço de vendas. A precificação deve ser calculada levando em consideração a quantidade de pessoas que pode ser servida com a porção do pote (ou da embalagem escolhida): para uma, duas, quatro pessoas, por exemplo. O preparo costuma ser calculado com base em 50g de feijão e 300g de carnes por pessoa, ficando livre para os demais condimentos e ingredientes. Normalmente, uma feijoada completa para até três pessoas acompanha 500g de arroz, 100g de farofa, 60g de couve e 30g de torresmo, além dos 900g de feijoada, ou seja, 300g por pessoa. Essas porções são indicadas para o pote. No marmitex, a quantidade pode ser menor.

Outro aspecto fundamental a observar é o pré-preparo, já que o feijão precisa ficar de molho e todas as carnes devem ser dessalgadas e fervidas em peças inteiras em uma panela grande. Daí a importância de definir um fluxo dos processos na cozinha, o que deve facilitar o preparo dessa iguaria da culinária brasileira.

Como todo negócio, é importante também fazer um mapeamento do bairro a ser atendido e um levantamento do perfil do consumidor. Isso permite que o empresário possa oferecer, por exemplo, outras versões de feijoada, como a vegana, que leva feijão preto, carne de soja, salsicha vegetariana, macaxeira, abóbora, abobrinha e especiarias;  ou na versão light, que substitui o bacon e o torresmo, ou mesmo a costelinha mais gorda, por partes com menos gorduras, como lombinho defumado e a bisteca; ou ainda a versão que não leva carne de porco, feita com carne seca e mocotó.

Boa higiene na manipulação, produção e na venda do alimento, foco na qualidade dos ingredientes utilizados, divulgação adequada em diversos canais de comunicação (redes sociais, WhatsApp, plataformas de entrega) e bom atendimento ao público completam o sucesso dessa receita. Para saber mais sobre como fazer o seu negócio prosperar, acesse aqui.

Fazer feijoada para vender é algo fácil e que tem tudo para proporcionar uma rentabilidade. Não fique aí parado, vá até o Sebrae, elabore seu plano de negócios e aposte nessa ideia.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?