this is an h1

this is an h2

Wed Jul 20 02:41:01 BRT 2022
Empreendedorismo | COMÉRCIO
Visitação a alambiques dinamiza a cadeia produtiva da cachaça

A cadeia produtiva da cachaça movimenta cerca de R$ 7,5 bi ao ano no Brasil. E a visitação de alambiques pode gerar inúmeras oportunidades de negócios.

· 04/07/2022 · Atualizado em 20/07/2022
Imagem de destaque do artigo

A cachaça nasceu quase junto com o Brasil português. Os primeiros engenhos foram criados ainda no século XVI, no Nordeste e em São Paulo, e a cachaça era um elemento importante na cadeia produtiva açúcar/cachaça/escravos, que sustentou a economia brasileira por mais de três séculos.

O Brasil tem o 3º maior mercado mundial de bebidas alcoólicas, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. E a cachaça é nada menos do que o 3º destilado mais consumido no mundo, perdendo apenas para o soju coreano e para a vodka. Ela responde por 86% do mercado brasileiro de destilados. Reconhecida como “bebida nacional” por decreto federal, a cachaça contribui com 0,5% a 1% das exportações brasileiras.

Pequenos e médios

Há no Brasil cerca de 30 mil produtores de cachaça, 98% dos quais pequenos e médios, em mais de 800 municípios. E existem cachaças para todos os gostos. Dos 1,4 bilhão de litros produzidos anualmente no país, 70% são de cachaça industrial e 30%, de cachaça artesanal ou de alambique.

Se a visita a vinícolas e cervejarias artesanais já dinamiza a economia de muitos municípios em todo o mundo – inclusive no Brasil –, os roteiros de cachaça também começam a se popularizar. E isso estimula toda uma cadeia produtiva que envolve hotéis e pousadas, agências de turismo, restaurantes e lojas de souvenires. Sem esquecer que uma experiência interessante de visita pode fidelizar o cliente, permitindo, por exemplo, vendas on-line constantes.

Principais estados produtores de cachaça no Brasil: São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mas, Minas Gerais concentra 60% de toda a produção nacional de cachaça artesanal.  

Confira alguns roteiros da cachaça já em operação, que você pode sugerir a seus clientes.

Roteiros da Cachaça

Salinas (MG)

É conhecida como a região produtora da melhor cachaça do Brasil, por conta do clima e do terroir. Saem de lá marcas artesanais famosas, como Havana, Anísio Teixeira, Seleta e Boazinha, que já contam até com selo de Identificação Geográfica, outorgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Lá funciona a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), que realiza todos os anos o Festival Mundial da Cachaça. O evento atrai dezenas de milhares de visitantes do país e do exterior, e oferece ao turista degustação e comida típica.

Patos de Minas (MG)

Localizada na região do cerrado mineiro, a cidade conta com a Maison Leblon, produtora de marcas bastante conhecidas. Na época apropriada, o visitante pode acompanhar a colheita da cana e a produção da cachaça, além de curtir a degustação e a gastronomia regional.

Paraty (RJ)

A cidade histórica fluminense é um produtor tradicional de cachaça de qualidade. Tanto é assim que, por muito tempo, o nome Paraty era sinônimo de cachaça. A cidade, que também apresenta praias muito bonitas, tem vários roteiros de visitação a alambiques tradicionais como o Maria Izabel e o Coqueiro. Este último, em atividade desde 1803.

Paraty também tem a seu favor uma sólida estrutura turística – hotéis, pousadas, restaurantes, comércio geral e de souvenires – por conta de eventos de grande porte, como o Festival Literário de Paraty (Flip), que acontece em novembro. Uma ótima sugestão ao turista é aproveitar a Flip e fazer também um roteiro da cachaça em Paraty.

Analândia (SP)

Situada a 220 Km de São Paulo, a cidade de Analândia oferece também um excelente roteiro de degustação de cachaças, com visitas a engenhos famosos como o Sapucaia e o Pequeno. De quebra, a cidade está bem próxima a Pirassununga, sede da famosa cachaça industrial 51, que também merece uma visita. Pirassununga, aliás, tem seu próprio roteiro da cachaça, incluindo visitas a todas as etapas da produção da bebida, culinária regional e outras atrações, como a Cachoeira de Emas.

Que tal então incorporar os roteiros da cachaça a seu portfólio de negócios? À saúde!

Telegram

 Participe você também, acompanhe as notícias
e dicas para sua área de atuação.

Confira abaixo os canais já existentes no Telegram: 


 Sebrae Turismo

https://t.me/sebraeturismo


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?