Entenda como aplicar a ferramenta de planejamento Ciclo PDCA e qual é sua importância no aprimoramento contínuo dos processos organizacionais
A maioria dos empreendedores iniciantes e experientes compreende a necessidade de aprimorar constantemente a gestão do seu negócio, para se tornar mais competitivo e alavancar um crescimento sustentado e de longo prazo. Isso pode ser conseguido com a implantação das mais diversas ferramentas de gestão empresarial.
Uma das mais populares ferramentas para melhorar continuamente os processos empresariais é conhecido como o “Ciclo PDCA”, que permite o diagnóstico dos problemas e das oportunidades, bem como a implantação das soluções mais eficazes.
O Ciclo PDCA é uma metodologia de gestão com foco na melhoria contínua e que teve a sua origem nos programas de Gestão da Qualidade Total (GQT), modelo que surgiu nos anos 1960 no Japão e foi responsável pelo sucesso dos produtos japoneses, fazendo com que a GQT se tornasse nos anos 1980 uma verdadeira febre em todo o mundo. Atualmente, a implantação dos conceitos da Qualidade Total passou a ser incorporada em todos os modelos de gestão e não somente por meio de um programa específico.
O nome é originado pela sigla de palavras emprestadas da língua inglesa, em que cada letra é a inicial da palavra que compõe as fases do PDCA, a saber:
- P é igual a Plan, que significa Planejamento;
- D é igual a Do, que significa fazer ou executar;
- C é igual a Check, que significa checar, verificar, acompanhar, monitorar;
- A é igual a Action, que significa ação corretiva, agir.
Cada etapa do PDCA é estruturada em ações que devem ser realizadas, como identificamos a seguir.
- Planejamento:
- identificar o problema;
- entender as prováveis causas;
- definir os objetivos a serem alcançados por meio de indicadores de desempenho, os quais representam medições que serão realizadas na execução e que permitem verificar se as ações planejadas estão alcançando os resultados esperados;
- elaborar plano de ação
- Execução: consiste em colocar em prática as ações que foram planejadas na fase anterior.
- Checar ou acompanhar: é o momento de verificar se os indicadores de resultados atingem os resultados esperados e se as ações estão sendo implantadas da maneira correta, como detalhado no plano de ação.
- Ação corretiva:
- analisar os desvios relacionados ao alcance dos resultados e das ações planejadas;
- resultados abaixo do esperado devem ser objeto de retorno a todas as fases do Ciclo PDCA para identificar em que fase ocorreram erros, se foi no Planejamento, se foi na Execução, se foi no Acompanhamento. Identificados os erros, é necessário refazer todas as etapas novamente, o que é chamado de “rodar o PDCA”, daí porque se chama Ciclo;
- as ações cujos resultados foram satisfatórios devem ser incorporadas ao padrão da empresa na forma de manuais, guias ou tutoriais.
Periodicamente, é necessário fazer uma revisão de todo o processo, reiniciando-se um novo Ciclo PDCA.
O Sebrae é o seu parceiro mais importante para ajudar a encontrar as melhores soluções para o aprimoramento contínuo do seu negócio. Inscreva-se também para os nossos cursos Invista no planejamento e Aprenda a planejar as estratégias do seu negócio.
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
Com o vínculo das empresas, podemos te ajudar com uma série de serviços adequados a sua realidade.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Por favor, verifique essa informação e tente novamente.