this is an h1

this is an h2

Mon Nov 14 23:08:24 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Você sabe o que é um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual?

Entenda por que é tão importante fazer um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual.

· Atualizado em 14/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Todo início de ano novo, as pessoas fazem planos novos, resoluções e promessas de um ano diferente daquele que passou. Cada um pensa em se transformar em uma pessoa melhor do que é hoje, e muitos sonhos são imaginados durante uma noite de festa e congraçamento. Mas, tudo costuma passar tão rapidamente como passa a noite do ano novo.

Tudo volta à rotina e à dura realidade. São as dificuldades que surgem, quase que diariamente, as contas para pagar que se avolumam em proporções monstruosas, crises que passam e voltam num ciclo sem fim. Algumas você tirou de letra, outras nem tanto. E continuam as noites sem dormir. A realidade é a mesma, quer você seja um empreendedor iniciante ou mesmo mais experiente.

E o sonho que alimentou os seus dias e lhe deu energia para criar a empresa, por onde anda? Você ainda continua sonhando? O que vê nesse sonho? Você enxerga o seu futuro e o futuro do empreendimento? Como você se vê nesse cenário? 

Para o empreendedor que continua sonhando, o ano novo acontece em qualquer época do ano. A qualquer momento, você pode e deve parar a sua rotina e tirar um momento para refletir sobre você, sobre o seu empreendimento, sobre ser uma pessoa melhor e fazer um empreendedor melhor. A isso chamamos de desenvolvimento pessoal e profissional, que são inseparáveis, porque você não será um bom empreendedor se não for também uma pessoa melhor.

O PDI

Então, está na hora de você pensar sobre o seu Plano de Desenvolvimento Individual – PDI. Trata-se de uma ferramenta que ajuda você a planejar e aprimorar suas competências como pessoa e como empreendedor. Esse conjunto de competências é formado pelo CHA, sigla para Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

O conhecimento é um conjunto de saberes que uma pessoa possui. Já a habilidade, está relacionada à capacidade de colocar em prática o conhecimento que você adquiriu. E a atitude é o conjunto de ações e decisões que compõem as iniciativas que você toma para mudar a si próprio.

A atitude é muito pessoal e sua mudança passa pela motivação que você possui. É a variável fundamental da competência, porque, se você tem atitude, vai buscar mais conhecimento ou melhorar as suas habilidades. Então, fazer um PDI depende inicialmente da sua atitude de querer fazer. Se falta atitude, investir em um PDI é perder tempo. Logo, o Plano de Desenvolvimento é estruturado a partir das atitudes, buscando o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades.

Outro ponto importante é que o desenvolvimento da competência ocorre através do aprendizado contínuo e duradouro: aprender com a sua experiência, aprender com a experiência dos outros e aprender estudando. Tudo isso vai fazer parte do seu PDI.

Inicialmente, para fazer o PDI, é necessário listar as suas competências e analisá-las em relação ao momento atual. Então, para cada competência que já possui, é preciso analisar como se tornar, com ela, um empreendedor melhor. Para conhecer mais sobre competências do empreendedor, estude o texto no Portal Sebrae: Qual é o seu perfil empreendedor?

Ainda sobre o plano, para as competências que você considerar de padrão satisfatório no momento atual, escreva, ao lado, “manter”. Isso significa que, mesmo que se trate de um bom nível, você não pode deixar a peteca cair, então é preciso trabalhar para manter a competência. 

Com relação às competências que você considerar que precisa melhorar, você deve identificar, em um primeiro momento, em que patamares estão e quanto precisará evoluir. Transforme isso em números (vamos supor: 60% do ideal). Lembre-se de que o resultado do seu aprendizado está relacionado ao tempo que você pode dedicar ao estudo, portanto estabeleça um objetivo que seja possível de ser alcançado. Objetivos irrealistas são desmotivadores.

Não falamos aqui de competências que você não possui, até porque o ser humano tem um potencial enorme e, normalmente, as competências podem estar em um nível de quase invisibilidade, então trate essas competências como aquelas que estão “em desenvolvimento”.

Como melhorar

Depois disso, escreva sobre cada competência e como você pretende melhorá-las. Inicie pela base, como aprender pela sua experiência e a partir da dos outros, o que significa que você vai testar situações na sua prática de empreendedor a fim de adquirir conhecimento ou que vai procurar profissionais mais experientes ou mentores. Outra forma é buscar inspiração em empreendedores de sucesso que você admira, então pesquise na internet as suas histórias ou leia biografias.

Uma outra maneira de melhorar e de desenvolver as suas habilidades e competências é estudar por meio de cursos, blogs, conteúdos, artigos, vídeos, e-books e todas as possibilidades que você vai encontrar no Portal Sebrae. Comece fazendo os nossos cursos EaD: Como agir de maneira empreendedora e Aprender a empreender.

Finalmente, reveja e avalie periodicamente o plano e faça um acompanhamento honesto sem culpas ou justificativas. Além disso, sempre estabeleça o objetivo maior: o que é preciso fazer para ser uma pessoa e um empreendedor melhor.

Abra seus canais de percepção para entender o que precisa mudar e desenvolver. Pratique o autoconhecimento. Esforce-se, mas não se violente. Mudar comportamentos e hábitos requer disciplina e auto-observação, mas tenha a certeza de que vale a pena!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?