this is an h1

this is an h2

Thu Jan 19 13:51:27 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Vozes do MEI: empreendedoras mães de crianças com deficiência

Mães encontram no empreendedorismo como MEIs a possibilidade de dar a seus filhos a assistência necessária e de aumentar a renda da família.

· Atualizado em 19/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Maternidade é sinônimo de doação. Todas as mulheres que estão no mercado de trabalho, ao se tornarem mães, sabem da dificuldade para retornar ao ofício, principalmente em razão de que muitas não têm onde nem com quem deixar seus filhos. Quando se trata de crianças com deficiência, os cuidados exigidos são ainda maiores e as dificuldades para as mães que trabalham também são mais desafiadoras.

Não é difícil encontrar quem acabe desistindo de trabalhar para cuidar do filho e que, consequentemente, reduza a renda familiar ou fique sem o seu sustento. Há também quem trabalhe na informalidade para poder cuidar dos filhos e arcar com os custos com tratamentos e remédios.

É importante, porém, que essas mulheres compreendam a possibilidade de empreender como MEIs (Microempreendedores Individuais) para sair da invisibilidade social e conseguir espaço de acolhimento e voz, conquistando o seu sustento e uma vida digna. Nesse sentido, empreender pode ser uma solução para garantir renda.

Existem programas e projetos espalhados pelo Brasil que incentivam a formalização de mães empreendedoras, como o que é desenvolvido pelo Programa Empreenda/ASID Brasil. Por meio dele, mães de crianças com deficiência, além de obter conhecimento técnico em vendas, gestão, marketing, boas práticas em gastronomia e outros temas, podem investir nos seus sonhos.

Formalização como MEI

Ter a possibilidade de empreender sem burocracias, contar com tratamento diferenciado, poder optar por diversas opções de atuação profissional e trabalhar ao lado de quem muito necessita do nosso cuidado faz do MEI uma via de amparo para essas mulheres. 

Mas atenção: é importante saber que a formalização como MEI pode resultar no cancelamento de benefícios assistenciais, como o BPC-LOAS, pela possibilidade de haver um aumento na renda per capita da família assistida no valor de mais de um quarto do salário mínimo vigente, conforme previsto no programa assistencial.

Por isso, é necessário analisar se o recebimento do benefício é, de fato, mais importante que a possibilidade de poder aumentar a renda da família. Vale dizer que o MEI traz a concessão de direitos como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

Aproveite e faça também o curso Aprender a empreender, com duração de 16 horas, que apresenta as características que um empreendedor precisa para conseguir responder aos desafios do empreendedorismo e que dá dicas para você gerir o seu negócio com sucesso.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?