this is an h1

this is an h2

Sun Apr 09 05:56:19 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Vozes do MEI: empreendedorismo trans

A hora e a vez de superar preconceitos, empreender e se posicionar no mercado como MEI.

· Atualizado em 09/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Mesmo sendo crime no Brasil desde 2019, a transfobia ainda é uma herança e uma triste realidade em um país marcado pelo preconceito, pela violência e pela perseguição de pessoas transgêneros e travestis. O Brasil, em pleno 2022, ainda ocupa o topo da lista dos países que mais matam pessoas trans e travestis em todo o mundo, conforme informações da Comissão de Legislação Participativa do site da Câmara dos Deputados.

Por isso, encontrar o poder de expressão, condições de ter sustento e uma vida digna não tem sido uma tarefa fácil para as pessoas trans. Enfrentar o preconceito tem sido uma preocupação maior para quem tenta se posicionar no mercado de trabalho, e a saída, muitas vezes, tem ficado por conta do empreendedorismo, ou seja, da possibilidade de ter seu próprio negócio.

Empreendedorismo como protagonismo

A invisibilidade também é um fator que dificulta a realidade de pessoas transgênero e travestis. A dificuldade de conseguir emprego faz com que muitos procurem na ilegalidade e na informalidade a possibilidade de trabalho e geração de renda, restando a invisibilidade, o que tem se vencido por meio da criação de comunidades, capacitações e a formalização como MEI, que permite diversas ocupações, onde pessoas trans e travestis podem encontrar a sua expressão e alcançar espaços de protagonismo.

Nome social para registrar sua própria empresa

Essa foi, sem dúvida, uma grande vitória para o empreendedorismo trans. O processo de formalização desses novos empresários conta com a possibilidade do registro do nome social como nome empresarial da sua empresa (Decreto 8727/2016) para aqueles que solicitaram a atualização no Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF). Há muitos desafios que ainda necessitam ser alcançados, porém é importante destacar as conquistas já obtidas.

Empreendedorismo como opção de carreira

O Sebrae disponibiliza cursos on-line gratuitos e que podem fazer mais e mais pessoas transgênero e travestis expandirem seus horizontes e ajudar na decisão de empreender. O curso Empreendedorismo como opção de carreira tem a duração de duas horas e aborda os principais conceitos sobre empreendedorismo. São apresentados, também, cases de empreendedores ilustrando o perfil empreendedor. Durante o curso, são apresentadas atividades para reflexão e autodiagnóstico. Acesse o link e faça a sua inscrição.

Aproveite e faça também o curso Aprender a empreender, que tem duração de 16 horas, apresenta as características que um empreendedor precisa para conseguir responder aos desafios do empreendedorismo e dá dicas para que você possa gerir o seu negócio com sucesso.

Acompanhe aqui na página do Sebrae os outros artigos da série Vozes do MEI; nela vamos mostrar a cara e a voz dos microempreendedores individuais, celebrando diferenças, quebrando paradigmas e mostrando a força de quem se dedica todos os dias para empreender e fazer o seu melhor.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?