this is an h1

this is an h2

Thu Jan 19 13:44:43 BRT 2023
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Vozes do MEI: empreender na melhor idade

O protagonismo de quem decidiu empreender depois dos 60 anos como MEI.

· Atualizado em 19/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Sabe aquela ideia da pessoa que se aposenta e fica pela casa sem fazer nada, acomodada, bem tranquila, assistindo à TV ou jogando cartas com os amigos? Ela está muito longe de representar uma boa parte das pessoas com mais de 65 anos que decidiram empreender. Segundo um levantamento feito pelo Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE de 2021, 7,3% do total de empreendedores do país têm mais de 65 anos.

Os números mostram que essas pessoas estão quebrando paradigmas e superando a ideia de que são um encargo. Elas decidiram ressignificar carreiras e, com todo o vigor e a experiência desse perfil empreendedor, passaram a contribuir socioeconomicamente, consolidando um novo estilo de vida e melhorando a sua autoestima.

Eles são verdadeiros protagonistas que, mesmo com mais de 60 ou 65 anos e não estando acostumados à palavra “empreender”, afirmam: “eu vendo por conta” ou “eu cozinho pra fora”. Com certeza, esse é o jeito de dizer que são MEIs (microempreendedores individuais).

Antes de mais nada, é necessário dizer que nunca é tarde para começar a empreender. Num ritmo frenético de formalizações, 1 a cada 4 microempreendedores individuais tem mais de 50 anos. Eles são impulsionados pelo sonho de empreender ou de encontrar uma possibilidade de complementar a renda com uma atividade que lhes permita aplicar toda a sua experiência. 

Aposentados podem empreender?

A resposta é sim, pois não existem impedimentos para que pessoas que recebam a aposentadoria possam tocar o seu negócio. Mas a regra é clara: cada pessoa só poderá desfrutar de um benefício previdenciário, ou seja, como o aposentado já recebe uma aposentadoria, ele não conseguirá uma segunda. Ainda assim, a contribuição previdenciária como MEI dá a possibilidade de requerer auxílios, como auxílio-doença e auxílio-maternidade, além de benefícios que derivam do cotidiano do empresário em sua jornada. A única aposentadoria que não permite a abertura de MEI é a por invalidez. Caso o aposentado nessa situação abra um MEI, o benefício será cancelado.

Empreender na melhor idade eleva a autoestima

É possível empreender a qualquer momento e em qualquer circunstância. Empreender é a força de que muitas pessoas precisam para sair da invisibilidade social e conseguir um espaço de acolhimento, garantindo o seu sustento e uma vida digna. Por isso, o empreendedorismo na melhor idade é uma forma de garantir protagonismo a uma geração que tem muito a oferecer com sua experiência e maturidade. 

Hénri Nestlé, Roberto Marinho e Ray Kroc (fundador do McDonald’s) são grandes exemplos de pessoas que começaram a empreender depois de adquirir grande conhecimento e maturidade profissional e pessoal. A realização pessoal que o empreendedorismo pode trazer é um grande motivador para que pessoas na melhor idade comecem um novo negócio.

Oportunidades não faltam para quem quer começar

Mesmo com muita experiência, é importante buscar capacitação, e o Sebrae é o parceiro certo para isso. O curso Aprender a empreender, com duração de 16 horas, apresenta as características necessárias para um empreendedor conseguir responder aos desafios do empreendedorismo e dá dicas para você gerir o seu negócio com sucesso. Ele é totalmente gratuito e completíssimo, então aproveite e faça a sua inscrição.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?