this is an h1

this is an h2

Mon Sep 04 16:18:53 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Willy Wonka brasileiro – empreendedor do chocolate

Um negócio que começou no fundo de quintal e se transformou em uma franquia que já se espalhou por vários estados brasileiros e pretende conquistar o mundo

· 19/04/2023 · Atualizado em 04/09/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O ano era 1971. O filme que chegava às telonas contava a história que parecia ser voltada, única e exclusivamente às crianças, um filme infantil. Mas, não era bem assim. Apesar do colorido das imagens, da trilha sonora divertida, dos personagens fantasiados e da profusão de doces, o filme vinha recheado de metáforas que abordavam temas como humildade, solidariedade, persistência e ética.

O enredo era simples: Um excêntrico dono de uma fábrica de chocolates buscava alguém para ser o herdeiro de seu império de guloseimas. E decidiu fazer isto colocando crianças e adultos, sorteados ao acaso, para fazerem uma visita à fábrica misteriosa. Sem que eles soubessem, ao serem sorteados iriam, na verdade,  participar de uma competição. Entre as crianças que disputavam a prova havia manifestações de birra, manha, trapaça, orgulho, preconceito, ambição que revelavam traços da educação que recebiam em casa ou no ambiente em que viviam. E a história termina recompensando com a vitória a criança que lidou melhor com todas essas variantes, fazendo prevalecer princípios como honestidade, coragem e equilíbrio.

O filme, que custou à época três milhões de dólares para ser produzido, não teve um grande sucesso na bilheteria. Quando deixou as telas do cinema no mundo, tinha faturado quatro milhões de dólares. Pouco para a expectativa gerada pelo lançamento. Mas, com o passar do tempo e o início da veiculação nas TV do mundo inteiro, “A Fantástica Fábrica de Chocolate” virou um filme cult e se tornou um clássico da cinematografia mundial. Tanto que, mais recentemente, mereceu até uma refilmagem dirigida por Tim Burton, cineasta conhecido pelo cinema fantástico, criador de personagens exóticos, que adora contar histórias que misturam terror, suspense e diversão.

Guardadas todas as proporções, a história do filme revela um paralelo com a história de Rafael Nunes, um paulista de nascimento que adotou Curitiba como sua cidade do coração.  Curioso por natureza, Rafael começou cedo a empreender. Muito mais pela intuição do que por qualquer outra coisa. Sua primeira aventura no mundo dos negócios é fruto do seu interesse por vinhos.

Ainda em São Paulo, leu e estudou tudo o que podia sobre o assunto e terminou trabalhando por algum tempo numa importadora. Ele mesmo conta que, em pouco tempo, chegou ao topo do que a empresa poderia lhe oferecer. E ele nunca escondeu a ambição característica dos que sabem que podem ir além. Ele foi.

Mudou-se para Curitiba aos 17 anos. Mudou de ramo e começou a fabricar pipocas coloridas para vender numa rede varejista. Inquieto, percebeu em pouco tempo que a pipoca era volumosa na aparência, trabalhosa na feitura e minúscula no rendimento.

Habilidoso com as mãos e com a mente, Rafael logo percebeu que não precisava sair do mundo da alimentação, mas precisava de um produto que fosse mais perene e que chamasse mais a atenção dos consumidores. Ao mesmo tempo, não queria repetir fórmulas já conhecidas, queria inovar no seu negócio.

Foi quando descobriu o chocolate como matéria prima. Da sua cabeça criativa nasceu a marca do seu empreendimento OZ Candy Company. O nome em inglês revela um olhar ambicioso e ousado. Ela dá os primeiros passos aqui no Brasil, mas quer conquistar o mundo.

Para quem olha, à primeira vista, a marca OZ, associada a ilustrações de uma cartola e quase sempre com imagens divertidas, lúdicas, pode imaginar que tenha ali uma proposital associação com outro clássico do cinema infantil, “O Mágico de OZ”. Mas, neste caso, o OZ aqui não vem da magia, apesar do negócio ter alcançado em pouquíssimo tempo resultados e proporções mágicas. O OZ da marca tem a ver com a Onça, uma medida de volume usada nos países Anglo-saxões para dimensionar o conteúdo de algum volume. 

A Oz Candy Company, que começou em um fundo de quintal hoje tornou-se uma franquia que já se espalhou por vários estados brasileiros, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Rafael, seu fundador, cuida pessoalmente do lançamento dos produtos que começaram com a modesta marca de seis sabores. Hoje, já são quase cinquenta tipos diferentes de chocolates. E atendem a todos os gostos. Dos que privilegiam o paladar mais abrasileirado, compostos com frutas regionais, como a banana e o cupuaçu; até os que valorizam também o requinte dos sabores trufados, com licor e whisky. 

O fundador da Choco Oz acredita tanto no nicho de consumo que descobriu que não tem concorrentes. Quando analisa os preços do chocolate que fabrica e vende, Rafael  pondera que os seus custos lhe permitem manter preços abaixo das mais conhecidas marcas importadas, o que, segundo ele, lhe dá ampla vantagem no mercado diferenciado que compra os seus produtos. 

Em pouco tempo, a OZ estará de casa nova. Os frutos do que foi investido por Rafael em quatro anos de existência do seu empreendimento renderam bem acima da expectativa inicial e permitiram que ele tirasse do papel o sonho de construir uma fábrica própria, com cinco mil metros quadrados, em Campo Largo, região industrial nas proximidades de Curitiba.

Para o Sebrae, Rafael Nunes reúne as principais características, necessárias ao bom empreendedor do chocolate. Ele estudou o mercado e aperfeiçoou as suas habilidades antes de se aventurar no negócio. Depois, percebeu que precisava corrigir a rota e não teve medo de recomeçar. Mas sempre tomando como precaução o cuidado de perceber as exigências do mercado e as tendências de consumo.

A vivência no ambiente exigente do varejo fez dele um especialista nessa atividade. Cuida com rigor da logística de distribuição, identifica e corrige os pontos críticos na entrega do produto aos seus clientes e não descuida da comunicação, por meio das redes sociais. Aliás, um dos caminhos que lhe dá maior projeção no mercado e com o qual pretende, no futuro, chegar mais rapidamente aos vizinhos Uruguai e Chile. E mais tarde, quer transpor o oceano para alcançar o mercado comum europeu.

A base que torna possível a realização de todos esses projetos negociais está na dedicação  de Rafael e sua equipe. Cada etapa de produção é exaustivamente conferida. Da atratividade da embalagem até o rigor com a qualidade e variedade do produto. Por fim, A Choco OZ não está parada no tempo. A cada nova etapa vencida, a empresa estabelece uma meta, mais ousada ainda. Tanto é assim que Rafael Nunes não para de sonhar. Já vislumbra a nova fábrica se transformando num ponto turístico da região.

Nela, ele pretende pôr em prática um programa de atividades ligadas ao universo do chocolate. Quer permitir aos seus clientes a possibilidade de visitar a fábrica, conhecer as várias etapas de produção  e desenvolver atividades temáticas.

Apaixonado pelo que faz, ele também tem um olho na necessidade de apoiar quem decide caminhar ao lado dele. Costuma dizer que os seus franqueados são parceiros de jornada. A relação entre eles vai além do que a frieza dos contratos preveem. Outra característica do seu negócio é a determinação por movimentar a economia local. Tem claro em sua política de relacionamento a necessidade de impulsionar novos empreendedores locais com treinamento e capacitação. É dessa forma que ele planeja em pouco tempo poder abrir lojas com a sua marca em todas as capitais brasileiras.

No fundo, no fundo, Rafael Nunes é um candidato fortíssimo a se transformar num Willy Wonka brasileiro, dono de uma fantástica fábrica de chocolates. Com a particularidade de que ele, tão cedo, não pretende abandonar a  linha de frente do seu negócio. Antes, quer desembarcar com as guloseimas brasileiras, padrão exportação, pelo mundo afora. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?