this is an h1

this is an h2

Thu May 11 23:05:01 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPRESA
Busque um mentor para sua startup

O apoio de um (a) mentor (a) pode evitar a repetição de erros que já levaram à quebra de inúmeras startups promissoras.

· 26/04/2023 · Atualizado em 11/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Muitos candidatos a empreendedores encantam-se com as histórias de sucesso de startups que nasceram nos fundos da casa de seu fundador, apostaram em uma ideia brilhante e se transformaram em um grande (e milionário) sucesso de uma hora para a outra. 

Mas, essa não é a regra; a trajetória de uma startup não é fácil. 

Um levantamento feito pela agência CB Insights indica que os principais motivos para a quebra das startups são a falta de recursos financeiros; produtos e serviços que acabam não sendo bem aceitos pelo mercado; incapacidade de fazer frente à concorrência; modelo de negócios deficiente; dificuldade de lidar com os desafios regulatórios e legais, problemas de preços/custos e problemas para montar uma equipe adequada. 

Acontece que muitos desses problemas poderiam ser evitados se as startups contassem com a mentoria de profissionais experientes. E, no Brasil, existem diversos programas de mentoria, tanto privados como mantidos por órgãos públicos. Muitos mentores são profissionais aposentados; outros, são voluntários e há também projetos subsidiados por organizações provadas e públicas. Isso reduz os custos com a contratação de um profissional com trajetória de sucesso. 

As vantagens 

Contar com um mentor experiente traz inúmeras vantagens para as startups e pode representar a diferença entre sobreviver ou não no mercado. Para começar, o objetivo do mentor é transferir conhecimento para que a equipe da startup o absorva e aplique. Ao contrário do consultor, que estuda o negócio e faz recomendações aos gestores do negócio, sem transferir sua expertise. 

Outra vantagem importante é que um mentor adequado ao seu negócio traz consigo uma rede de contatos que pode encurtar os caminhos rumo a investidores, bons fornecedores, parceiros e eventuais sócios. E a presença do mentor também reduz eventuais custos com o treinamento da equipe.   

No entanto, para a startup, o grande diferencial de contar com o apoio de um mentor, possivelmente, é ganhar um olhar externo, não comprometido emocionalmente com o negócio, mas totalmente comprometido com o sucesso da ideia. 

Esse olhar externo permite ao mentor funcionar como um “grilo falante”, uma consciência crítica positiva, capaz de analisar com frieza a capacidade de a ideia, o produto ou o serviço darem certo. E de empregar toda a sua experiência para evitar que a startup repita erros que ele já viu serem cometidos, e possa avançar rumo ao êxito. 

Mas, atenção! Você precisa identificar o (a) mentor (a) mais adequado para o seu negócio, que demonstre empatia e comprometimento genuíno com o futuro da sua startup. O Sebrae pode ajudar nesse processo. Confira o material que segue: 5 passos para encontrar o mentor ideal . 

Dê uma olhada neste material do Sebrae sobre a realidade das startups: O que é uma startup e o que ela faz?  

Agora, mãos à obra para encontrar o melhor programa de mentoria e alcançar o que você sempre sonhou para a sua startup! 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?