this is an h1

this is an h2

Wed Apr 05 04:07:44 BRT 2023
Empreendedorismo | GESTÃO
Cargas inerciais podem melhorar qualidade da energia

Vem crescendo, na indústria, a utilização de cargas inerciais na redução de quedas de tensão de energia.

· 31/03/2023 · Atualizado em 05/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a solar e a eólica, cresce dia a dia no Brasil. Isso por conta dos altos custos de produção de energia a partir de usinas hidrelétricas e térmicas. E, também, pelo movimento mundial de substituição de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, que emitem CO². Tais elementos contribuem, assim, para o efeito estufa, o ataque à camada de ozônio que recobre a Terra, protegendo o planeta dos raios solares. 

No entanto, tanto a energia eólica como a solar apresentam o risco de intermitência no fornecimento por conta da dependência do vento e da incidência solar. Daí, a proliferação de pesquisas destinadas a assegurar a qualidade do fluxo energético, o que abre grandes oportunidades de negócio, tanto para produtores de energia renovável como para fornecedores de tecnologia, mercadorias e serviços. 

Tecnologias de ponta 

Entre as tecnologias de armazenamento de energia que vêm ganhando destaque no setor elétrico estão as novas baterias, os supercapacitores e os volantes inerciais. 

As baterias podem ser utilizadas como auxiliares em sistemas fotovoltaicos híbridos, por exemplo, ou empregadas em conjunto com sistemas de geração no suprimento de energia elétrica, quando ocorrem falhas na fonte principal. Também podem ser utilizadas como back-up e para o acionamento de motores elétricos na indústria e mesmo no setor de transporte, com os veículos híbridos. 

Os supercapacitores podem ser utilizados da mesma forma que as baterias. A diferença está no tempo de carregamento. Um supercapacitor é carregado em apenas dez segundos e despeja a energia acumulada em aproximadamente dois segundos. 

Já os volantes inerciais são cargas mecânicas que podem apresentar um momento elevado de inércia e têm a capacidade de armazenar energia cinética que, por sua vez, será transformada em energia elétrica. 

Em alguns veículos, entre as rodas, no câmbio ou atrás do volante há um volante inercial ligado a um gerador elétrico. A energia elétrica gerada pode ser utilizada para a carga da bateria do carro ou para alimentar algum instrumento em particular. 

Uma das vantagens dessa carga inercial é que ela apresenta eficiência muito maior do que as baterias tradicionais. Em geral, a perda de energia em um volante inercial oscila entre 5% e 10%. Enquanto isso, as baterias de última geração, por mais eficientes que sejam, perdem em média 20% da energia em processos químicos internos. 

Pensando na indústria, grandes cargas inerciais presentes em centrífugas e moinhos podem ser utilizadas para conversão de energia cinética em energia elétrica, contribuindo em geração distribuída ou em processos de regulação dos níveis de tensão alterados momentaneamente por falhas. 

No segmento, os afundamentos momentâneos de tensão representam 68% dos problemas relacionados à qualidade da energia. De modo geral, esse tipo de problema não provoca danos ao equipamento, mas interrompe processos produtivos, gerando perdas de qualidade e prejuízos financeiros às empresas. 

Negócios à vista 

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) desenha um panorama positivo para negócios que investem na pesquisa de novas tecnologias renováveis. Apenas em 2022, o poder público disponibilizou R$ 1,26 bilhão em pesquisa energética sustentável. 

Conheça estas e outras oportunidades de negócios na área energética nos materiais que o Sebrae coloca à sua disposição:  

Conheça as oportunidades de negócio no setor de energias renováveis (Artigo - atualizado em 17/2/2023): “Com a explosão do ambiente de inovação aberta, startups trabalham lado a lado de grandes corporações para encontrar soluções que incentivem energias renováveis.”  

Energia, um vasto campo de oportunidades para empreender (Artigo atualizado em 6/12/2022): “Avanços tecnológicos, que visam a métodos de produção de energia sustentáveis e mais eficientes, abrem espaço para empreender em novos e rentáveis negócios.”  

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?