Você deseja encontrar o seu público ideal de maneira mais eficiente e gerar conexão mais rapidamente? Que tal aprender a criar a persona do seu negócio?
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Inspirados pelo conteúdo do Sebrae Paraná, selecionamos algumas dicas para você criar sua persona e engajar seu público-alvo.
Se você deseja vender mais, seja na sua loja ou pela internet, antes de pensar em um funil de vendas ou estratégias de marketing, você precisa conhecer bem o seu cliente e o público que deseja atingir.
E a forma mais clara para você conseguir isso é criando uma persona. Uma persona nada mais é que a representação ideal do seu cliente. Nela, estão definidos os comportamentos, pensamentos e atitudes de um cliente que você considera perfeito.
Em outras palavras, você vai definir a história do seu cliente ideal, o que ele pensa, o que ele faz e suas motivações. Tudo isso, claro, baseado em pesquisas.
Com uma persona definida, você conseguirá encontrar estratégias mais eficientes para derrubar objeções e gerar ação e converter suas ofertas em vendas.
O primeiro passo para criar as personas da sua empresa é identificar o seu público-alvo. E atenção, público-alvo é diferente de persona. Para identificar o público-alvo, você deve fazer uma pesquisa de mercado e levantar dados demográficos de produtos ou serviços que são parecidos com o seu.
Essa etapa é muito importante para criar um ponto de partida para a formação da sua persona. Os dados demográficos mais importantes são: renda, escolaridade, profissão, estado civil, número de filhos, cidade e idade.
Você pode encontrar essas informações nas suas redes sociais, com pesquisas encomendadas ou pesquisas na sua loja.
Com todos esses dados em mãos, vamos para a segunda etapa desse processo. Diferente do que muita gente pode imaginar, seu público vai muito além desses dados demográficos.
O que você precisa entender, antes de tudo, é que o seu cliente não é um dado, não é uma ficha em uma planilha. Ele é uma pessoa, que possui sonhos, vontades, medos e desejos. Com que ele se importa ou rejeita, quais suas opiniões e crenças? Você precisa identificar a maioria dessas características na hora de formar a sua persona.
O segundo passo é entender o comportamento desse cliente: o que uma pessoa com filhos tem como prioridade, como pensa alguém com mais de 50 anos, se uma pessoa casada toma decisões por si só ou se consulta seu parceiro sempre.
Cada informação irá gerar uma pergunta diferente e você deve buscar as respostas através de uma pesquisa comportamental. Ela pode ser feita pela internet diretamente com o seu público e pode conter dados de pesquisas já publicadas e, também, baseadas na sua experiência com o seu público.
Números são muito importantes, mas a mão na massa e o olho no olho são indispensáveis.
Com todos os dados e pesquisas em mãos, chegou a hora de dar vida à sua persona. Agora, é hora de criar um personagem que representa essa pessoa.
Vamos supor que você esteja vendendo um produto digital voltado para o ensino prático de inglês. Nas suas pesquisas, você identificou o seguinte dado demográfico em seus clientes: eles são a maioria masculina, acima dos 30 anos, casados e com filhos. A renda deles gira em torno de 4 a 7 mil reais. Eles são, em sua maioria, empresários e donos de pequenas empresas.
Durante a pesquisa comportamental, você descobriu que seus clientes são mais cautelosos e, por terem filhos, se preocupam muito com o custo-benefício das coisas.
Afinal, não podem se dar ao luxo de perder dinheiro. Outra informação que você descobriu, é que empresários buscam capacitação a todo momento e que não falar inglês, atrapalha na hora de fazer cursos ou fechar parcerias.
Por fim, você também descobriu que pessoas casadas geralmente consultam os seus cônjuges antes de qualquer investimento. Juntando todas essas informações, podemos formar um personagem, e iremos chamá-lo de André.
Então, nossa persona é um empresário do ramo da TI que busca capacitação em novas linguagens de programação e gerenciamento de equipes e projetos. Os principais cursos para essa área são em inglês, por isso ele precisa melhorar a sua leitura, mas não tem tempo de fazer um curso longo e cansativo.
André possui dois filhos e grande parte da sua renda já é gasta com eles. Portanto, ele também não pode gastar muito nesse curso.
Percebe como fica mais fácil pensar em uma oferta ideal para esse cliente? É esse o poder de uma persona: identificar os aspectos principais, tanto demográficos, quanto comportamentais do seu cliente, para facilitar o processo de conversão.
Com a oferta ideal, você está muito mais próximo de uma venda e, mais que isso, entendendo quem é o seu cliente, você também possui mais chances de fidelizá-lo para outros produtos da sua empresa.
Lembra que André tem filhos? Ele também pode se tornar um potencial comprador de um curso de inglês voltado para crianças. Basta atualizar as ofertas e direcionar a sua comunicação para esse objetivo.
E lembre-se também: o seu negócio pode ter várias personas, tudo depende das características do seu produto ou da solução que o seu negócio oferece. Ao criar um personagem que representa um cliente típico, você consegue identificar suas características demográficas, comportamentais e preferências, o que ajuda a entender suas necessidades e desejos.
Isso permite que você crie produtos e serviços mais adequados às suas demandas, além de otimizar a comunicação com o cliente, tornando-a mais clara e eficiente.
Saber quem é o seu público-alvo também possibilita a identificação de novas oportunidades de negócio e a fidelização do cliente, já que ele se sente compreendido e valorizado pela empresa. Agora é sua vez, crie sua persona e aplique ela nos seus negócios.
Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:
Comunicação e relacionamento com seus clientes. (Curso)
Compreender as possibilidades de a pequena empresa alcançar melhores resultados coma adoção de ações de comunicação mais estratégicas e assertivas.
Potencialize suas vendas entendendo a jornada do consumidor. (Curso)
Entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.
Essas foram algumas dicas para você descobrir seu público e criar suas personas. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
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Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
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Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
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Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!