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Sun Apr 23 23:08:21 BRT 2023
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
Como criar uma persona para o seu negócio

Você deseja encontrar o seu público ideal de maneira mais eficiente e gerar conexão mais rapidamente? Que tal aprender a criar a persona do seu negócio?

· 23/03/2023 · Atualizado em 23/04/2023
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Inspirados pelo conteúdo do Sebrae Paraná, selecionamos algumas dicas para você criar sua persona e engajar seu público-alvo.

Se você deseja vender mais, seja na sua loja ou pela internet, antes de pensar em um funil de vendas ou estratégias de marketing, você precisa conhecer bem o seu cliente e o público que deseja atingir.

E a forma mais clara para você conseguir isso é criando uma persona. Uma persona nada mais é que a representação ideal do seu cliente. Nela, estão definidos os comportamentos, pensamentos e atitudes de um cliente que você considera perfeito.

Em outras palavras, você vai definir a história do seu cliente ideal, o que ele pensa, o que ele faz e suas motivações. Tudo isso, claro, baseado em pesquisas.

Com uma persona definida, você conseguirá encontrar estratégias mais eficientes para derrubar objeções e gerar ação e converter suas ofertas em vendas. 

O primeiro passo para criar as personas da sua empresa é identificar o seu público-alvo. E atenção, público-alvo é diferente de persona. Para identificar o público-alvo, você deve fazer uma pesquisa de mercado e levantar dados demográficos de produtos ou serviços que são parecidos com o seu.

Essa etapa é muito importante para criar um ponto de partida para a formação da sua persona. Os dados demográficos mais importantes são: renda, escolaridade, profissão, estado civil, número de filhos, cidade e idade.

Você pode encontrar essas informações nas suas redes sociais, com pesquisas encomendadas ou pesquisas na sua loja.

Com todos esses dados em mãos, vamos para a segunda etapa desse processo. Diferente do que muita gente pode imaginar, seu público vai muito além desses dados demográficos.

O que você precisa entender, antes de tudo, é que o seu cliente não é um dado, não é uma ficha em uma planilha. Ele é uma pessoa, que possui sonhos, vontades, medos e desejos. Com que ele se importa ou rejeita, quais suas opiniões e crenças? Você precisa identificar  a maioria dessas características na hora de formar a sua persona. 

O segundo passo é entender o comportamento desse cliente: o que uma pessoa com filhos tem como prioridade, como pensa alguém com mais de 50 anos, se uma pessoa casada toma decisões por si só ou se consulta seu parceiro sempre.

Cada informação irá gerar uma pergunta diferente e você deve buscar as respostas através de uma pesquisa comportamental. Ela pode ser feita pela internet diretamente com o seu público e pode conter dados de pesquisas já publicadas e, também, baseadas na sua experiência com o seu público.

Números são muito importantes, mas a mão na massa e o olho no olho são indispensáveis. 

Com todos os dados e pesquisas em mãos, chegou a hora de dar vida à sua persona. Agora, é hora de criar um personagem que representa essa pessoa.

Vamos supor que você esteja vendendo um produto digital voltado para o ensino prático de inglês. Nas suas pesquisas, você identificou o seguinte dado demográfico em seus clientes: eles são a maioria masculina, acima dos 30 anos, casados e com filhos. A renda deles gira em torno de 4 a 7 mil reais. Eles são, em sua maioria, empresários e donos de pequenas empresas.

Durante a pesquisa comportamental, você descobriu que seus clientes são mais cautelosos e, por terem filhos, se preocupam muito com o custo-benefício das coisas.

Afinal, não podem se dar ao luxo de perder dinheiro. Outra informação que você descobriu, é que empresários buscam capacitação a todo momento e que não falar inglês, atrapalha na hora de fazer cursos ou fechar parcerias.

Por fim, você também descobriu que pessoas casadas geralmente consultam os seus cônjuges antes de qualquer investimento. Juntando todas essas informações, podemos formar um personagem, e iremos chamá-lo de André.

Então, nossa persona é um empresário do ramo da TI que busca capacitação em novas linguagens de programação e gerenciamento de equipes e projetos. Os principais cursos para essa área são em inglês, por isso ele precisa melhorar a sua leitura, mas não tem tempo de fazer um curso longo e cansativo.

André possui dois filhos e grande parte da sua renda já é gasta com eles. Portanto, ele também não pode gastar muito nesse curso. 

Percebe como fica mais fácil pensar em uma oferta ideal para esse cliente? É esse o poder de uma persona: identificar os aspectos principais, tanto demográficos, quanto comportamentais do seu cliente, para facilitar o processo de conversão.

Com a oferta ideal, você está muito mais próximo de uma venda e, mais que isso, entendendo quem é o seu cliente, você também possui mais chances de fidelizá-lo para outros produtos da sua empresa.

Lembra que André tem filhos? Ele também pode se tornar um potencial comprador de um curso de inglês voltado para crianças. Basta atualizar as ofertas e direcionar a sua comunicação para esse objetivo. 

E lembre-se também: o seu negócio pode ter várias personas, tudo depende das características do seu produto ou da solução que o seu negócio oferece. Ao criar um personagem que representa um cliente típico, você consegue identificar suas características demográficas, comportamentais e preferências, o que ajuda a entender suas necessidades e desejos.

Isso permite que você crie produtos e serviços mais adequados às suas demandas, além de otimizar a comunicação com o cliente, tornando-a mais clara e eficiente.

Saber quem é o seu público-alvo também possibilita a identificação de novas oportunidades de negócio e a fidelização do cliente, já que ele se sente compreendido e valorizado pela empresa. Agora é sua vez, crie sua persona e aplique ela nos seus negócios. 

Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você:

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Essas foram algumas dicas para você descobrir seu público e criar suas personas. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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