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Mercado e Vendas | CLIENTE
Como mapear a jornada do cliente?

Veja informações importantes sobre como mapear a jornada do cliente

· 10/04/2023 · Atualizado em 31/07/2023
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A jornada do cliente refere-se a todas as experiências que o consumidor tem com a sua marca, desde o primeiro contato até o pós-venda, ou seja, a todas as etapas que ele percorre desde o momento em que ele identifica que tem um problema para solucionar. Mapear essas etapas possibilita às empresas colocarem-se no lugar do cliente e verem o negócio do ponto de vista dele. É dessa forma que a sua marca pode definir as estratégias mais assertivas para cada uma das fases do caminho que o cliente percorre. Mas, como fazer o mapeamento?

Antes, é preciso esclarecer que o mapa da jornada constitui-se em uma representação visual da experiência de um cliente com a sua marca e baseia-se em uma linha do tempo de eventos. Para se ter uma ideia dos benefícios que o entendimento  da jornada do cliente propicia, o Aberdeen Group informa que, se a jornada do cliente é mapeada e gerenciada corretamente, as empresas têm um aumento médio de 24,9% em relação ao ano anterior na receita incremental associada a campanhas de marketing; uma diminuição de 21,2% em custos de atendimento; e uma redução de 16,8% no ciclo de vendas. Veja a seguir como mapear a jornada do cliente.

  • Defina metas: observe quais pontos precisam ser melhorados e delineie os resultados que pretende alcançar. Lembre-se de que as metas precisam ser tangíveis, alcançáveis, realizáveis e devem ser expressas de forma clara e objetiva.
  • Pesquise perfis de clientes: escolha uma persona para construir o seu mapa e obtenha o máximo de informações que conseguir sobre os clientes potenciais ou reais. Você pode fazer isso usando uma destas estratégias: entrevistas; conversa com funcionários que interagem com os clientes regularmente; pesquisa por e-mail; análise dos dados do suporte ao cliente e dos registros de reclamações; acompanhamento das conversas nas mídias sociais sobre sua empresa; uso de análises web.
  • Defina pontos de contato com o cliente: eles compõem a forma como e onde os clientes interagem e têm contato com a sua marca. Após defini-los, organize-os no mapa da jornada do cliente.
  • Analise o estado atual e defina expectativas para o futuro: identifique lacunas, sinais de alerta em todas as fases da experiência do consumidor, possibilidades de melhorias e pense em possíveis soluções.

Atenção! É fundamental que o mapa seja construído com a participação da equipe e pode, inclusive, fazer uso de ferramentas que possibilitam o trabalho colaborativo para a construção visual dele. Se o processo é coletivo, o engajamento será maior.

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