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Tue Aug 08 11:16:38 BRT 2023
Empreendedorismo | DIFERENCIAÇÃO
Como usar a comunicação visual para se diferenciar da concorrência

A visão é o primeiro sentido que as pessoas usam para identificar a empresa.

· 07/03/2023 · Atualizado em 08/08/2023
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A comunicação visual é a prática de usar elementos visuais para transmitir uma mensagem, inspirar mudanças ou provocar emoções. É uma parte do design de comunicação – elaborar uma mensagem que educa, motiva e envolve – e uma parte do design gráfico – usando princípios de design para comunicar essa mensagem de forma que seja clara e atraente.

A comunicação visual eficaz deve ser igualmente atraente e informativa e tem como foco a escolha dos elementos certos (geralmente texto, ícones, formas, imagens e visualizações de dados) para criar significado para o seu público.

Elementos Visuais e a Identidade de Marca

Os elementos visuais são atualmente grande parte da Identidade de uma Marca. Todas elas são representadas por um nome, claro. Contudo, é fácil perceber como marcas fortes com um domínio da comunicação visual se transformam em ícones. Basta pensar no logotipo da Nike, por exemplo, ou da Coca-Cola e da Apple.

Aqui introduzem-se outros elementos visuais, como as cores. Cores, tons e texturas podem ser representativos de uma marca: diferenciam-na dos seus concorrentes e posicionam-na no mercado.

A comunicação visual não só reforça o impacto da mensagem através dos elos criados com as outras formas de comunicação, como também permite:

  • Reforçar a marca – na Era da Informação, em que todas as marcas estão dizendo algo a todo o momento, apostar numa identidade visual diferenciada e consistente pode ser uma boa forma de se destacar da concorrência. É preciso ficar na memória do consumidor.
  • Comunicar a missão – a missão, visão e valores de uma marca devem ser comunicados de forma a despertar o interesse e a emoção. Quando os seus clientes conhecem a sua marca, a sua equipe e o que os move, é então possível estabelecer uma relação mais verdadeira e duradoura com os seus clientes.
  • Transmitir confiança e atrair – os elementos visuais escolhidos, desde as cores, à representação e design do website ou merchandising da loja física, por exemplo, podem transmitir confiança ou desconfiança, curiosidade ou tédio. Há sempre possibilidade para a dualidade e é por isso, que a linguagem visual é tão importante.

Comunicar bem é muito mais importante que comunicar mais vezes. A comunicação do seu negócio deve estar alinhada tanto em termos visuais como verbais e deve ser consistente. Com este pensamento é possível comunicar melhor, quer a sua mensagem seja direcionada para informar, educar, entreter ou até vender.

Como criar uma identidade visual

Como já vimos, a identidade visual de uma marca ou empresa vai muito além da definição de um logotipo, por exemplo. Embora um logotipo seja o símbolo do negócio, ele não é a totalidade de uma marca. Criar um logotipo é apenas um pequeno passo para o desenvolvimento de uma identidade visual sólida e completa.

Em resumo: identidade visual é como você influencia a percepção do seu público sobre você. É mais do que apenas logotipo, fotos, cores e tipografias. É a soma de tudo que seu público-alvo vê quando olha para você. Juntos, todos esses elementos da sua identidade visual contam uma história e se ela não estiver de acordo com os seus valores, você pode confundir ou até mesmo decepcionar sua audiência.

Para definir a sua identidade visual:

1. Defina o seu público

Definir o seu público é o primeiro passo para criar uma identidade visual de sucesso. Se você não souber exatamente com quem falar, não saberá o que e nem como dizer. Um ótimo exercício é pensar: quem eu gostaria que fosse amigo da minha marca? Vá a fundo nas questões de idade, gênero, localização, renda, profissão, etc.

Uma boa dica também é dar uma olhada no público dos seus concorrentes nas redes sociais. Qual é o perfil dos usuários mais ativos? Você pode descobrir muito sobre seu público com os comentários que eles fazem e as postagens que eles gostam ou compartilham.

2. Encontre a personalidade da sua marca

Depois de entender quem é seu público, o próximo passo de construção da sua identidade visual passa a ser “Como apresentar a personalidade da minha marca visualmente?”. No digital, as marcas não têm a mesma facilidade que o diálogo boca a boca nos dá para transmitir ideias e gerar convencimento. Porém, com a identidade visual, você alcança muito mais do que apenas digitar seus textos e falas. Graças às referências visuais, você consegue adicionar um tom às suas palavras.

3. Desenhe seu logotipo

Tenha sempre em mente que você não é o seu logotipo. Embora todas as grandes marcas e empresas tenham um logotipo, ele não tem uma significação por si próprio e depende diretamente da sua relação com todos os outros elementos da identidade visual. À medida que você desenvolve sua identidade, seu público-alvo passa a associar sua marca ao seu logo e, assim, transferem as percepções sobre sua marca para ele. Ou seja, é um processo gradual que vai muito além do desenho de um símbolo ou grafia de um nome.

Uma boa dica é seguir a tendência de simplificação: menos é mais. Nos últimos tempos, grandes marcas apostaram na reestruturação da identidade visual e no redesenho de seus logos de uma forma mais simples para conversar com a atualidade do mercado.

4. Busque a tipografia correta

Escolher a tipografia pode ser complicado no processo de identidade visual, especialmente porque marcas seguem tendências que estão em alta por um segundo, mas rapidamente se tornam obsoletas ou parecem sem originalidade.

Para simplificar, limite o número de famílias tipográficas para duas, no máximo três. Abrangendo assim, propósitos específicos como título, subtítulo, corpo, etc.

5. Faça a melhor combinação de cores

As cores são essenciais na construção da identidade visual. Há toda uma psicologia por trás de cada cor que deve influenciar diretamente na construção da paleta de sua marca. 

6. Defina seu estilo fotográfico e de ilustrações

A fotografia desempenha um papel enorme na identidade visual, desde as imagens do produto/serviço até a publicidade. Neste passo é importante definir diretrizes claras sobre os tipos de imagens (e tratamentos visuais) que são e não são adequados.

Já com relação às ilustrações, muitas marcas optam por não utilizá-las, mas hoje em dia vêm se mostrando como uma forte tendência e integrando até mesmo muitos projetos de reformulação de identidade visual. O desafio aqui é buscar uma linguagem uniforme. Não ilustre demais nem use estilos conflitantes. Ao invés disso, pense em como sua ilustração será usada em conjunto com outros elementos visuais.

Saiba mais:

Artigo criado a partir do conteúdo do Canal do YT Sebrae PR

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