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Sat Apr 22 04:51:03 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Como vender mais no Instagram da sua loja

Aprenda dicas incríveis para atrair mais clientes para o Instagram da sua loja.

· 24/03/2023 · Atualizado em 22/04/2023
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Separamos alguns insights da arquiteta Viviane Geron que poderão transformar o Instagram da sua loja em uma máquina de vendas. 

O primeiro passo é fazer o provador. Não adianta ter Instagram e ter vergonha de aparecer. É fundamental que você prove os looks da sua loja, mostrando os detalhes e principais características do produto. No entanto, se você tem uma vendedora que gosta de abraçar a causa, ou se você tem uma grana sobrando, pode investir em influenciadoras/modelos para fazerem o provador para você. O fato é que o provador precisa acontecer. 

Você deve aparecer diariamente no Instagram da sua loja, pois isso estimula as vendas. Você deve ser a própria influenciadora da sua marca. Vista a camisa da sua empresa, coloque um filtro, comece a falar sobre sua rotina enquanto lojista, e sobre as características do seu produto, as combinações, as tendências, as modelagens e tecidos. A ideia é também empoderar a sua cliente com conhecimento, para que ela se sinta confiante em comprar de você. 

O segundo passo são as lives. As lives são uma forma de venda, então, você precisa fazer lives sempre que possível. O ideal é programar alguns dias e fazer a divulgação no Instagram. Essa é uma nova maneira de vender e trazer essa comodidade para o seu cliente. Mesmo que não apareça ninguém nas primeiras lives, ou mesmo que não dê o retorno que você imaginava, a partir delas, é possível analisar o que deu errado, para que você não cometa os mesmos erros na próxima vez.

Vamos para a dica número três, as campanhas. Crie campanhas de fidelização, de liquidação, mega promoções etc. Essas diferentes abordagens irão te ajudar a vender mais e melhor. As campanhas são planos para criar oportunidades e gerar vendas em determinados períodos. Um exemplo clássico é o Dia das Mães, ele envolve troca de vitrine, decoração diferenciada na loja, descontos e preços especiais, propaganda no Instagram e muito mais. A partir do momento que você amarrar as estratégias da loja física com o Instagram, suas vendas irão alavancar. 

Vamos falar, então, da dica número quatro, que são fotos de qualidade. Invista em fotos de qualidade, que tenham boa iluminação, onde as peças estejam passadas e com cenário favorável para criar um impacto. Afinal de contas, o Instagram é uma ferramenta extremamente visual. 

O quinto passo são as parcerias. Se você quer vender mais no seu Instagram, faça parcerias, chame influenciadoras, faça lives com outras marcas. Vá juntando o útil ao agradável, trocando seguidores e fazendo sua conta no Instagram crescer cada vez mais, podendo chegar a um número maior de potenciais clientes. A parceria com influenciadoras, outras marcas, e empresas que tenham a ver com o DNA da sua loja são essenciais para construir um branding estratégico. 

A dica número seis são os reels. A ferramenta do Instagram para você que deseja atingir mais pessoas. Os vídeos de reels têm uma capacidade maior de alcance, entregando o seu conteúdo para mais pessoas de maneira orgânica. Você tem feito reels? Chegou a hora então. 

A dica número sete é o tráfego pago. Uma marca de sucesso precisa investir em tráfego pago, afinal, não existe retorno se não tiver um investimento para atrair mais clientes para a sua marca. Então, crie anúncios, suba campanhas dentro do Facebook, analise tudo isso, confira o que deu certo, melhore o que deu errado. Não tenha medo, invista em tráfego pago. Isso é muito importante para te ajudar a vender no Instagram. Caso você não saiba trabalhar com anúncios, veja a possibilidade de contratar um profissional autônomo da área de social media para te auxiliar. 

Dica número oito é atendimento ágil. Você cuidou de todo o resto. Tem foto legal no teu feed, a bio está interessante, porém, a cliente manda uma mensagem para você e não obtém resposta. Venda é questão de tempo. Se você não consegue responder imediatamente, providencie uma mensagem automática avisando que entrará em contato em breve. Atendimento sem agilidade é prejudicial para os negócios. 

Dica número nove é ser a embaixadora da sua marca. Compartilhe a sua rotina, a sua realidade dentro do Instagram. Seja a garota propaganda da sua marca. Claro que com critérios, de maneira estratégica e profissional. Tenha constância nas postagens e na frequência. Se você se comprometeu a fazer isso cinco vezes na semana, faça cinco vezes na semana. Tenha planejamento e assiduidade. 

E essas são algumas dicas que você pode começar a aplicar agora no Instagram da sua loja. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

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