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Wed Mar 01 16:14:21 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Conexão emocional com clientes fortalece a marca e aumenta as vendas

O atendimento é fundamental para criar conexão emocional com clientes e essa vai ser sua melhor fidelização.

· 03/02/2023 · Atualizado em 01/03/2023
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Atrair e fidelizar clientes é o objetivo de todas as empresas, sejam elas pequenas ou grandes. Um dos melhores caminhos para atingir esse objetivo na atualidade, é criar uma conexão emocional com o seu público, proporcionando boas experiências que despertam a vontade de voltar. O atendimento é o ponto crucial desta jornada e pode ser melhorado por meio de estratégias de branding e customer experience.

Por meio do branding, uma estratégia de marketing que visa valorizar o posicionamento, os propósitos e valores da marca, é possível reforçar a conexão com os clientes.

E esta ligação tem sido cada vez mais afetiva: os clientes sentem que fazem parte do seu negócio, experimentando bons sentimentos ao consumir e conviver com os valores que dão origem e continuidade daquela marca.

Conectar-se emocionalmente com o consumidor vai muito além de curtidas e comentários. As estratégias de relacionamento mais efetivas são aquelas que buscam criar laços consistentes. Neste contexto, ainda que a lucratividade seja o principal objetivo da empresa, ela passa a ser uma consequência das atividades.

E quais as vantagens práticas desta estratégia? Entre outros exemplos, um cliente emocionalmente conectado com a sua empresa, vai:

  • Ser menos sensível ao preço;
  • Ser mais fiel ao seu negócio;
  • Indicar e divulgar a marca para amigos e conhecidos;
  • Aumentar o ticket médio de consumo.

Branding para empresas de todos os tamanhos

O uso de estratégias de marketing baseadas em branding e customer experience são úteis para empresas de todos os tamanhos. As pequenas e médias empresas, inclusive, têm uma certa vantagem sobre as grandes marcas.

Pequenas e médias empresas possuem um quadro de pessoal reduzido e maior proximidade dos donos do negócio com a operação e os clientes, o que facilita muito na percepção e desenvolvimento de estratégias que venham a criar conexões emocionais com seus clientes.

Oferecer atendimento humanizado, por exemplo, é mais fácil para empresas com times reduzidos. Seu cliente vai se sentir especial sempre que os colaboradores priorizarem soluções ao invés da simples venda, colocando a qualidade acima da quantidade.

Com a implantação destas estratégias, a tendência é que se forme uma comunidade de clientes, inclusive dispostos a trocar ideias e conteúdos com outras pessoas que gostam do assunto e da empresa.

Ao final, os consumidores se tornam defensores e divulgadores do negócio, contando sobre a boa experiência para sua rede de contatos. Dessa forma, o ciclo se fecha, com o aumento da lucratividade decorrente do seu ótimo atendimento.

Dicas para criar conexão emocional com seus clientes

O primeiro passo para criar uma conexão emocional com seus clientes e falar com eles de forma que eles entendam e gostem, como se fosse uma conversa entre amigos.

Conquiste a confiança do seu público. Quando os clientes se sentem emocionalmente conectados com a marca, costumam estar dispostos a pagar mais por uma experiência segura.

Por fim, apoie as causas dos seus clientes. Eles certamente vão se conectar emocionalmente ao perceber que estão fazendo a diferença no mundo ao comprar de empresas que apoiam causas beneficentes.

Um dono de supermercado pode criar uma campanha de doação de cestas básicas colaborativa, por exemplo, incentivando a doação de alimentos pelos clientes e oferecendo a doação da mesma quantidade para atender entidades beneficentes.

Os atendentes são treinados e envolvidos na campanha e todos passam a multiplicar e convidar os clientes a essa doação, atrelando a experiência a um valor da empresa. Ao participar, os clientes e colaboradores vão se sentir parte do processo e desenvolver uma relação afetiva com a empresa.

Quando todos se sentem melhor a respeito de suas compras, passam a ter mais respeito pela sua marca. Vovó já dizia: atendimento vem de berço.

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