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Wed Apr 05 02:49:24 BRT 2023
Organização | LOGÍSTICA
Conheça os fatores que afetam a logística do e-commerce

Hoje, um dos grandes desafios do e-commerce é a logística. É essencial garantir a entrega para satisfazer o cliente.

· Atualizado em 05/04/2023
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Tendo em vista que esse é um dos principais problemas que o setor enfrenta, selecionamos as melhores dicas do Sebrae de Santa Catarina para melhorar o desempenho do seu empreendimento. 

Num empreendimento, existem vários fatores que afetam a logística, e isso também atinge o e-commerce. Neste caso, tanto os produtos como a área de atuação, plataforma, gerenciamento de processos e pessoas são capazes de influenciar na qualidade do transporte das mercadorias. 

Em algumas situações, a sua empresa precisará de condições especiais para garantir o bom desempenho no processo de logística. Como exemplo, se o produto for perecível, é fundamental que o transporte seja refrigerado ou ocorra de outros modos, como o transporte naval. Afinal, há muitos lugares em que o Correio não chega e, nessas situações, a melhor opção é contratar uma transportadora especializada. 

Além das transportadoras que oferecem um serviço de controle e rastreio das mercadorias, é essencial contar com sistemas integrados de logística. É um diferencial competitivo que pode, inclusive, facilitar a gestão contábil, principalmente facilitando a emissão de notas fiscais. 

Além disso, a sua equipe tem um papel fundamental para melhorar a eficiência da logística do seu e-commerce. Mas, para isso, deve-se analisar as métricas de desempenho para definir os fatores de sucesso. A seguir, conheça alguns fatores que facilitam o transporte dos seus produtos. 

O primeiro deles é acompanhar o processo de aquisição, é um dos mais importantes no e-commerce. Aqui, você deve elaborar um plano com base na análise da demanda e na precisão das vendas. Aliás, é fundamental verificar se os produtos novos estão registrados e descritos corretamente para posterior lançamento na plataforma. Não esqueça de otimizar as descrições para ranquear na indexação dos sites de busca. 

Outro fator é a multiplicidade de fornecedores. Ou seja, apenas um provedor poderá limitar as suas ofertas. Lembre-se que um dos segredos para vender bem é comprar bem. Para garantir bons resultados, é fundamental ter uma boa gestão dos fornecedores e, principalmente, do estoque. 

A gestão do estoque é determinante para a saúde financeira de qualquer e-commerce. Neste caso, é necessário diferenciar o estoque físico do lógico. O primeiro é aquele que está nas dependências do negócio, o segundo reflete as transações firmadas que ainda não foram entregues e expõe os impactos na loja virtual. 

Contudo, nem sempre o empreendedor precisa ter o produto no estoque. Em alguns casos, é possível vender a mercadoria de terceiros. A modalidade deste modelo de negócio é o dropshipping, muito conhecida e utilizada no ambiente virtual. Em síntese, o empreendedor poderá oferecer produtos, fechar as vendas, enquanto um terceiro, que é o verdadeiro dono da mercadoria, fica responsável pela logística. 

Outro ponto que facilita o processo de logística é a codificação dos produtos. No e-commerce, ela ajuda a melhorar o controle do estoque. Assim, é possível ter um domínio completo da movimentação das mercadorias. Além disso, os códigos de barra podem ser criados internamente ou, então, padronizados pela Associação Brasileira de Automação. Como se não bastasse, há métodos modernos de codificação, como a identificação por meio de rádio frequência, também conhecida como RF. 

A seguir, temos o fator endereçamento do produto no estoque. Por intermédio de um sistema de gestão, é possível monitorar onde o produto encontra-se. Ele facilita a localização da mercadoria, otimizando toda a cadeia logística. 

O processo de coleta é a operação de busca da mercadoria dentro do estoque. Assim, ele está conectado aos procedimentos de codificação e endereçamento. É um momento crítico, pois boa parte dos erros acontecem nesta fase. E, como os pedidos de compras chegam de forma dinâmica, é possível que vários sejam coletados ao mesmo tempo. 

Para facilitar esta fase, temos o próximo passo, que é o processo de embalagem. Ele é posterior à fase de coleta dos produtos. Sendo assim, as mercadorias serão separadas conforme os pedidos, e as embalagens devem ser definidas segundo as solicitações dos clientes. Lembre-se, é fundamental considerar o peso e o volume para embalar os pacotes e seguir ao despacho. 

Por fim, capriche na embalagem. Afinal, este é o primeiro contato direto com o cliente, já que toda a jornada de venda foi realizada no ambiente digital. Assim, será possível cativar o consumidor para realizar outras vendas. 

Aproveite e acesse estes conteúdos que separamos para você:

Estratégias de vendas para comércio eletrônico. 

Planejamento estratégico para empreendedores.

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