Trata-se de um acordo assinado entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, para fornecimento de produtos alimentícios com maior valor agregado.
Atualmente o Brasil é um dos maiores fornecedores de alimentos e bebidas para a comunidade muçulmana, porém, os principais produtos vendidos são commodities como açúcar, soja, frango e milho. Sendo assim, faz parte do acordo, investimentos conjunto na ordem de R$ 15 milhões para diversificação na oferta de produtos de exportação com valor agregado.
A certificação Halal é requisito necessário para poder exportar para países muçulmanos, cujo mercado consumidor está estimado em cerca de 1,9 bilhão de consumidores, com gastos anuais de cerca de R$ 1,267 trilhão. A estimativa é que cerca de 500 empresas, que já exportam para outros países, possam aproveitar essa oportunidade participando do processo de certificação.
Fonte: Forbes. Publicado em 20/10/2022, por Forbes Agro – Reuters.
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