A pandemia acelerou as mudanças no modo de viver e consumir e implementou de vez a transformação digital. O varejo on-line foi a salvação inicial para muitas empresas e se transformou no caminho correto a percorrer. Então, passado o período de isolamento social, o consumidor retorna ao varejo físico em busca de experiências personalizadas. Hoje a maior verdade para o varejo é se reinventar para acompanhar todas estas mudanças. Mas qual será a direção?
O especialista Rohit Bhargava aponta algumas tendências para o varejo nos próximos anos. A primeira forte tendência é o paradoxo de quanto mais tecnologia houver no mundo, maior a valorização das conexões humanas e das experiências autênticas de compra. A experiência do cliente vem sendo considerada um grande diferencial das marcas, já que preço e qualidade estão cada vez mais próximos. Usar empatia e colocar as necessidades das pessoas em primeiro lugar é o ponto principal.
Outra forte tendência é explorar a identidade ampliada, com um olhar além de gêneros e estereótipos. O consumidor deve decidir o que lhe serve, sem a limitação. Além disso, o conceito explora as características e comportamentos dos consumidores no mundo digital – oportunidades de ouro para as empresas interagirem. O especialista cita a propaganda que a Harley-Davidson está fazendo com mulheres nas suas motos.
Diante do cenário mundial que vivemos, certamente muitas mudanças ainda estão por vir. Por isso, fique atento às tendências e, principalmente, escute o que o seu cliente precisa e deseja. Este sempre será um excelente radar na hora de ajustar suas estratégias.
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