this is an h1

this is an h2

Tue May 23 18:07:53 BRT 2023
Empreendedorismo | DESAFIO
Crises são períodos para se promover mudanças na empresa

Normalmente vistos como períodos de instabilidade, os momentos negativos devem ser aproveitados pelas empresas para reverem ações e posturas.

· 25/07/2016 · Atualizado em 23/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Que nenhum empreendedor deseja passar por momentos difíceis, isso é um fato. Ter um negócio sem enfrentar desafios é algo que nenhum empreendedor pensa ser possível. Mas, muitas vezes, mais importante que o fato em si, é a forma como lidamos com ele. 

Estar atento aos movimentos do mercado, ter acesso a informações de qualidade e manter-se sempre atualizado por meios de cursos e formações, são alguns ingredientes fundamentais para minimizar o efeito de qualquer crise.

Neste artigo, o investidor Fred Wilson fala exatamente sobre isso.

Quando algo vai mal na sua empresa, para muitos, o instinto inicial é manter as coisas sob os panos, o máximo possível, para evitar desesperos dentro do time. Eu diria que é melhor reconhecer a crise e usá-la em sua vantagem.

É difícil trazer mudanças para uma organização, é um momento de crise é o momento perfeito para fazer aqueles ajustes que você já estava querendo há um tempo. Ela cria o cenário e o contexto ideais para fazer isso.

Talvez você esteja no meio de uma crise financeira, provocada por um ambiente hostil para investimento. Talvez você esteja vivendo um tumulto na sua gestão. Talvez você tenha perdido seu maior cliente.

Talvez você esteja sendo massacrado por notícias falsas na imprensa. Não importa muito a causa da sua crise, mas todas são possíveis de resolver com alguma mudança.

Já vi uma empresa do meu portfólio reagir a uma crise financeira fazendo mudanças importantes consideráveis e já atrasadas em seu modelo de negócios e organização. A crise acabou e a empresa emergiu com bem mais força que antes.

Já vi um empreendedor reagir à perda de vários membros importantes da sua equipe com uma grande virada na empresa, pivotando o roadmap do produto e operando com um time bem mais enxuto.

A companhia se recuperou da perda de seus colaboradores-chave, lançou um novo produto muito bem-sucedido e entrou num caminho de lucros extraordinários.

Tenho muito dessas histórias para contar, porque é a crise que nos traz clareza e foco. Por isso, se você está no meio de uma crise com sua empresa nesse momento, pense em usá-la como oportunidade para fazer algumas mudanças. Nunca houve um momento tão propício.

Saiba mais:

A importância de formalizar a sua empresa

A diferença entre ser empreendedor e ser empresário

*Artigo escrito por Fred Wilson, investidor desde 1986.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?