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Mon Jun 05 15:41:35 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
De empreendedor e de louco todo mundo tem um pouco

A ousadia faz parte do espírito empreendedor, mas faz também com que pessoas rotulem esses empreendedores de loucos.

· 14/04/2023 · Atualizado em 05/06/2023
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A autora do livro que dá nome a esse artigo, Linda Rottenberg, presidente e uma das fundadoras da Endeavor, instituição internacional fundada em 1997, conhecida pelo apoio que oferece aos empreendedores, compartilha seus aprendizados lidando com líderes de empresas em 25 países. Ela diz que ser chamado de louco deve ser recebido como elogio, e vai além: “se você não for chamado de louco quando propuser algo novo, talvez não esteja pensando com ambição suficiente”. 

Alguns conselhos que Linda Rottenberg oferece aos empreendedores são: 

  1. Para início de tudo, convença a si mesmo: Ela afirma que “o apoio decisivo que você precisa para começar qualquer empreendimento não é o oferecido por sua mãe, pai, esposa ou marido, patrão, financiador ou amigo e nem por nenhuma outra pessoa. É a confiança vinda de você mesmo. E, no entanto, você é a pessoa mais difícil de convencer.” Para ela, a decisão de se tornar empreendedor não nasce na parte do cérebro de onde vêm as ideias mais brilhantes, aquela parte que acende como uma lâmpada e onde ocorrem os estalos, mas na parte mais obscura, onde estão as dúvidas, as inseguranças, a preocupação com o sustento da família. A vontade de ser empreendedor acontece quando esses medos são superados.
  2. Menos planejamento, mais ação: Se você está gastando muito tempo elaborando o seu plano de negócios, esqueça-o momentaneamente. Linda afirma “não estou dizendo que os planos de negócios são, em si, ruins. (...) O que importa é o momento em que o plano é desenvolvido: se fizer isso cedo demais, o empreendedor corre o risco de sufocar seu ímpeto e enterrar o entusiasmo sob uma enxurrada de dúvidas e números consolidados”.
  3. Calcule os riscos: Ser empreendedor louco não é arriscar tudo como se não houvesse amanhã e sem olhar para trás. Linda diz que “empreendedores inteligentes sabem viabilizar uma ideia, gastando o mínimo, com exposição reduzida e responsabilidade limitada”
  4. Não consulte seus amigos: É um conselho muito polêmico, mas é preciso entender em que contexto Linda faz essa afirmativa. Ela quer dizer que não se deve contar aos amigos e familiares a sua nova ideia de negócios porque, segundo ela, as pessoas queridas tendem a reagir à sua ideia de duas maneiras, e nenhuma delas é útil para você”. As duas reações típicas são bajulação (“nossa, como sua ideia é ótima!”) ou pessimismo (“alguém já deve ter pensado nisso”).
  5. Seja cara de pau: “Ninguém contou pra ele que era difícil, foi lá e fez”: é essa pitada de ousadia que o louco empreendedor precisa ter. Linda exemplifica com o caso da empresa brasileira Proteus, especializada em segurança de rede. Quando os sócios da Proteus, Marcelo Romcy e João Mendes, buscavam clientes de fora do Brasil e foram para um evento da Endeavor na Jordânia, apresentaram-se a um empresário local e, para provar a eficiência de seus produtos, ofereceram-se para invadir o sistema da empresa. Segundo a autora, três dias depois, Marcelo telefonou para o empresário: ‘O senhor quer que diga qual é a senha do seu e-mail?’, perguntou o jovem. ‘Estou lendo suas mensagens nesse exato momento’”. 
  6. Aproveite os obstáculos: Saiba como usar em seu proveito as dificuldades que surgirem pelo caminho. “Todos os sonhadores enfrentam obstáculos algum dia. Não importa de que maneira você lida com os riscos, no final vai dar com a cara na parede”, brinca Linda. É o velho aprendizado, transformando as experiências negativas em aliadas.
  7. Siga em frente: É normal o empreendedor viver uma situação crítica em que precisa tomar uma grande decisão: abandonar tudo ou seguir em frente. O ser humano possui uma grande capacidade de encontrar soluções ‘do nada’, portanto não desista diante de alguma dificuldade. Se vários dos grandes empreendedores tivessem feito isso, a humanidade não teria conhecido Thomas Edison, Walt Disney, Henri Ford, e tantos outros que foram considerados malucos enquanto seus negócios não decolavam.

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