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Empreendedorismo | INICIATIVA EMPREENDEDORA
Empreendedor, faça networking digital!

Como fazer networking digital eficiente e utilizar a sua rede de contatos para o sucesso de seu empreendimento.

· 14/04/2023 · Atualizado em 10/06/2023
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Você já olhou ao seu redor e observou quantas mudanças importantes estão acontecendo na sua rotina diária e a forma como tudo isso está mudando os nossos hábitos diários e comportamentos? É assustador!

As mudanças estão ocorrendo e entrando em nossas vidas como fantasmas que invadem e alteram as nossas rotinas. E, sem perceber, todos os dias, ao acordar e durante todo o dia e antes de dormir, acessamos as nossas mensagens de WhatsApp, vídeos do TikTok, vídeos do YouTube… Ler e-mail é coisa de gente do passado, imagina carta, telegrama, fax, tudo isso foi... O presente é ágil, veloz, dinâmico, esfuziante, invade as nossas vidas e torna tudo um vício. Acorde, você está no mundo digital!

Como pessoa você é um ser digital, e o que falta para também se tornar empreendedor digital? Fácil, fácil, faça networking digital! É uma boa forma de entrar no mundo digital como empreendedor. Então, você pode se tornar um empreendedor digital, fazendo networking digital e, com isso, se conectar: essa é a palavra utilizada no sentido de fazer contato, recorrendo às mídias sociais.

Fazer contato com pessoas de qualquer idade, cidade ou país, com o objetivo de cultivar relações pessoais, desenvolver suas habilidades, conhecer o mundo e facilitar o conhecimento sobre negócios e empregos em qualquer lugar do mundo que você desejar. 

Networking é uma palavra da língua inglesa, que, traduzida para o português falado no Brasil, significa "gerenciar a rede de contatos". Essa atividade pode ser realizada através das ferramentas de comunicação que utilizam a internet para os contatos, aquilo que chamam de mídias sociais. Mídias significam os meios que você vai usar para fazer contatos pessoais ou empresariais, pela internet. Esses contatos podem ser realizados pessoa a pessoa ou de uma pessoa para grupos de pessoas. Para isso, é necessário ter uma conta em um ou vários aplicativos de redes sociais, como WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, Telegram e LinkedIn. Esses são os mais utilizados.

Somente para você ter ideia do alcance dessas mídias sociais, o LinkedIn é um aplicativo definido para contatos profissionais e possui mais de 400 milhões de utilizadores no mundo. E, no Brasil, 23 milhões, constituindo a terceira maior base de utilizadores do mundo.

A seguir, listamos algumas dicas de como fazer networking eficiente:

1. Escolha as mídias que você vai utilizar: nesse início de construção de networking digital, inicie pequeno, ou seja, escolha um ou dois aplicativos no máximo e faça experiências. Depois, com o passar do tempo, acrescente outras mídias. As grandes empresas possuem estruturas de suporte às mídias sociais ou contratam empresas somente para fazer networking digital. O Linkedin, por ter um foco estritamente profissional, é uma boa opção. Não dá para pensar em redes de contatos e excluir o WhatsApp, que é o mais fácil e popular deles.

2. Elabore o seu perfil: não custa lembrar que estamos falando de uma atividade empresarial, então o perfil é completamente diferente daquele que utilizamos como pessoa. É importante ter um perfil que seja interessante e chame a atenção, ou você será um alguém perdido entre milhares de pessoas. O perfil representa a imagem que você deseja passar para outras pessoas, logo é necessário ter um certo cuidado nas informações que forem trabalhadas. Até mesmo a foto de capa não é aquela que normalmente as pessoas colocam nos seus perfis pessoais.

3. Defina os seus objetivos: a primeira pergunta que vale dez milhões de dólares: por que você quer desenvolver uma rede de contatos? A resposta vai definir as pessoas chave que você estabelecer como alvo e o plano estratégico de comunicação que será elaborado depois. Alguns exemplos de objetivos: buscar conhecimento dentro da área de atuação da empresa; conhecer melhores práticas que outros empreendedores utilizam nas suas organizações; criar oportunidades de negócios entre vários outros.

4. Conecte pessoas que podem ser importantes para atingir os seus objetivos: quando você define os seus objetivos, imediatamente você identifica aonde quer chegar. E é essa visão que define o perfil de pessoas que você deseja capturar para a sua rede de contatos, como também quais são os elos entre você e essas pessoas chave. Alguns exemplos de elos de conexão são: uma pessoa que está na sua rede de contatos; uma pessoa que estudou na mesma universidade que você; que realizou o mesmo curso que você; uma pessoa com a qual você tem afinidade e com a qual compartilha gostos e experiências similares.

5. Faça um Plano de Ação e coloque em prática: o plano deve ser focado em como estabelecer conexão com as pessoas que você identificou e selecionou. Questões que podem ser consideradas para criar essa estratégia:

  • Qual é o objetivo para fazer o contato?
  • Quais são os interesses comuns entre ambos?
  • O que posso fazer ou oferecer para essa pessoa?
  • Qual deve ser o resultado esperado desse contato? 

O Sebrae oferece conhecimento, ferramentas e consultoria para apoiar o empreendedor na implantação de networking digital. Aproveite e acesse os conteúdos que preparamos especialmente para você:

Vídeo: Persuasão e rede de contatos

Artigo: Descubra como atrair novas parcerias para a sua empresa

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