Descubra como construir uma presença digital marcante para o seu negócio e turbinar seu e-commerce.
![Foto do autor](/Sebrae/Portal%20Sebrae/MEI/Jornada%20MEI/teste%20assinaturas%20de%20autor/x6.png.pagespeed.ic.7WbN-rw1S5.png)
Jornada MEI
· Atualizado em 12/06/2024![Imagem de destaque do artigo](/Sebrae/Portal Sebrae/Sites Especiais/Empreendedorismo feminino/header_Prancheta 1empfeminino.png)
A aceleração digital, intensificada pela pandemia, tem transformado os negócios que querem continuar relevantes, ampliar seu público consumidor e conquistar cada vez mais clientes. Por isso, manter uma presença digital marcante pode fazer a diferença para você, empreendedora.
A seguir apresentamos três ferramentas de marketing digital que são uma mão na roda para você se manter próxima do seu público, ser encontrada por possíveis clientes e marcar presença na internet na frente dos seus concorrentes. Confira!
WhatsApp Business
Garantir as vendas da sua empresa é muito mais fácil com o WhatsApp Business. O aplicativo é de uso corrente por grande parte das pessoas, e sua versão para os negócios é uma excelente ferramenta de comunicação.
Separamos algumas dicas de como usar esse serviço para manter o dinheiro entrando no caixa da sua empresa.
- Envolva o cliente: antes de começar a disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços, aproxime-se do cliente, envolva-o e explique o diferencial do seu contato. Lembre-se de que, para ele, o WhatsApp é um recurso pessoal, que ele utiliza para interagir com pessoas próximas. Qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa.
- Segmente sua lista de contatos: faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhatsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para enviar informativos, promoções e ofertas.
- Divulgue o número de WhatsApp da empresa: destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais e espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal.
- Atribua tags aos clientes: as tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias que escolher. Esse recurso é essencial para manter um e-commerce forte.
- Aproveite os recursos das listas de transmissão: as listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua:
- Invista num número exclusivo: você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número. Porém, esse método não é o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade e tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista num aparelho mais simples e num número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa.
- Preste um bom atendimento: além de um canal de vendas, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparada para lidar com esse tipo de atendimento.
- Utilize um link direto para o seu WhatsApp: coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato do cliente com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo:
- Acompanhe as estatísticas das ações: quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business, é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. É só clicar no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela do aplicativo, e ir em “Configurações”. Selecione “Configurações da empresa” e depois “Estatísticas”. Pronto! Seu relatório estará disponível.
SEO
Hoje em dia, buscar algo no Google se tornou um hábito tão comum que nem pensamos mais sobre isso, não é verdade? Garantir que seu negócio seja encontrado entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca pode te ajudar a se destacar da concorrência.
Por isso, investir nas técnicas de Search Engine Optimization (SEO) — que otimizam sua posição nas ferramentas de busca, como Google, Bing e outros — é essencial para um e-commerce bem-sucedido. Assim, você, empreendedora que atua com e-commerce, pode garantir mais vendas, fidelizar e atrair novos clientes.
Pense em quantas páginas do Google você costuma visualizar antes de escolher em qual link clicar. Provavelmente, você vai só até o fim da primeira página ou ainda menos, certo?
Em uma busca rápida usando a palavra-chave “maquiagem”, por exemplo, o Google oferece como resposta nada menos do que aproximadamente 95 milhões de resultados, divididos em milhares de páginas. Daí a importância de o seu negócio aparecer logo no início.
Uma das principais vantagens das estratégias de SEO é que você não precisa de uma agência especializada para começar a implementar mudanças. Muitas ações podem ser feitas pela própria empreendedora ou pela pessoa responsável pelo site da empresa.
Confira as dicas que separamos para dominar o SEO!
- Palavras-chave: selecione as melhores palavras-chave para o seu negócio. Pense em como o usuário chama ou “busca” determinado produto ou serviço.
- Descrição dos itens: invista em uma descrição detalhada dos itens, usando as palavras-chave escolhidas. Evite utilizar a descrição padrão dos fornecedores. Se você fizer isso, o cliente pode ir parar no site do fabricante e não no seu! Por isso, defina um padrão e adote-o em todos os seus produtos.
- Carregamento da página: otimize o seu site para que o tempo de carregamento dele seja rápido. Isso ajuda os mecanismos de busca a colocá-lo no topo das pesquisas.
- Outras estratégias: aposte em disparos de e-mail marketing para aumentar o tráfego no site. Assim, busque alinhar seus esforços para que uma ferramenta contribua com a outra, seja o e-mail, as mídias sociais ou outros canais de marketing.
Já dominou esses primeiros passos? Então fique atenta aos itens descritos no infográfico abaixo.
Saiba mais sobre a gestão de lojas virtuais na página sobre e-commerce do Sebrae.
Google Ads
Agora, se você quer turbinar as suas vendas e tem recursos para comprar anúncios, uma ótima opção é investir no Google Ads. O serviço mostra os seus produtos com destaque nas pesquisas e também no YouTube, no Google Shopping, na Play Store e na rede de display.
Ao criar uma campanha de anúncios, você pode definir seu objetivo: segmentar seu público para gerar vendas e leads qualificados, estimular o tráfego no seu site, promover a imagem do seu negócio, aumentar o alcance do que você oferece junto ao público-alvo, incentivar as pessoas a explorar seus produtos ou serviços e muito mais!
A ferramenta é intuitiva e permite que você crie anúncios personalizados para atingir seu público. Você ainda pode acompanhar as conversões e o custo dos anúncios conforme a sua meta. Seja obter tráfego, impressões ou visualizações de vídeo, esse serviço pode fazer a diferença no seu negócio.
Confira o material que preparamos para você e saiba como configurar seus anúncios do Google Ads pela primeira vez.
Quer se aprofundar nessas ferramentas? Inscreva-se no curso Marketing digital para o empreendedor e descubra como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio.
Fontes:
Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO
Foi um prazer te ajudar :)
Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.
O atendimento do Sebrae é destinado a pequenos negócios. A empresa é de porte. Você está utilizando os serviços do Sebrae porque possui parcerias que atuam em benefício dos pequenos negócios?
Sim esta empresa é parceira Não, essa empresa não é parceiraInfelizmente não encontramos sua empresa em nossa base. Gostaria de cadastrá-la?
Conteúdo relacionado
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Jun 29 00:03:34 BRT 2024
Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!