Descubra como construir uma presença digital marcante para o seu negócio e turbinar seu e-commerce.

Jornada MEI
5 min de leitura · Atualizado em 12/06/2024
A aceleração digital, intensificada pela pandemia, tem transformado os negócios que querem continuar relevantes, ampliar seu público consumidor e conquistar cada vez mais clientes. Por isso, manter uma presença digital marcante pode fazer a diferença para você, empreendedora.
A seguir apresentamos três ferramentas de marketing digital que são uma mão na roda para você se manter próxima do seu público, ser encontrada por possíveis clientes e marcar presença na internet na frente dos seus concorrentes. Confira!
WhatsApp Business
Garantir as vendas da sua empresa é muito mais fácil com o WhatsApp Business. O aplicativo é de uso corrente por grande parte das pessoas, e sua versão para os negócios é uma excelente ferramenta de comunicação.
Separamos algumas dicas de como usar esse serviço para manter o dinheiro entrando no caixa da sua empresa.
- Envolva o cliente: antes de começar a disparar mensagens vendendo seus produtos ou serviços, aproxime-se do cliente, envolva-o e explique o diferencial do seu contato. Lembre-se de que, para ele, o WhatsApp é um recurso pessoal, que ele utiliza para interagir com pessoas próximas. Qualquer mensagem que ultrapasse essa linha pode soar como invasiva, incomodar e fazer com que ele bloqueie o contato da sua empresa.
- Segmente sua lista de contatos: faça um cadastro dos novos clientes de sua empresa, solicite o número de WhatsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços. Crie listas de contatos de forma segmentada para enviar informativos, promoções e ofertas.
- Divulgue o número de WhatsApp da empresa: destaque o número de WhatsApp da empresa nos materiais e em todos os ambientes em que sua marca for divulgada. Crie comunicados para redes sociais e espalhe essa informação para que os clientes tenham acesso ao número e entrem em contato por meio desse canal.
- Atribua tags aos clientes: as tags ajudam a organizar os contatos por ordem de interesse, área de atuação, perfil, dúvidas e outras categorias que escolher. Esse recurso é essencial para manter um e-commerce forte.
- Aproveite os recursos das listas de transmissão: as listas de transmissão são como grupos de WhatsApp, com a diferença de que os clientes recebem as mensagens de forma individual. O conteúdo é enviado para todos os contatos selecionados de uma única vez. É possível criar listas de transmissão com até 256 contatos. Veja como é fácil criar a sua:
- Invista num número exclusivo: você pode utilizar o WhatsApp Web e o WhatsApp pessoal no mesmo aparelho e com o mesmo número. Porém, esse método não é o ideal. Ter um número exclusivo para os assuntos da sua empresa vai garantir a sua privacidade e tornará o atendimento profissional, mais organizado e seguro. Invista num aparelho mais simples e num número de telefone exclusivo para atender os contatos da empresa.
- Preste um bom atendimento: além de um canal de vendas, os clientes vão utilizar o WhatsApp para solicitar atendimento, tirar dúvidas etc. Aproveite a praticidade e esteja preparada para lidar com esse tipo de atendimento.
- Utilize um link direto para o seu WhatsApp: coloque um link direcionando o cliente para o seu WhatsApp nas redes sociais, no seu site ou e-mail. Assim, você facilita o contato do cliente com a sua empresa. Para isso, siga o passo a passo:
- Acompanhe as estatísticas das ações: quer saber se as suas campanhas estão sendo vistas pelos clientes? No WhatsApp Business, é possível verificar o relatório de mensagens, com estatísticas sobre o número de mensagens enviadas, entregues e lidas pelos clientes. É só clicar no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela do aplicativo, e ir em “Configurações”. Selecione “Configurações da empresa” e depois “Estatísticas”. Pronto! Seu relatório estará disponível.
SEO
Hoje em dia, buscar algo no Google se tornou um hábito tão comum que nem pensamos mais sobre isso, não é verdade? Garantir que seu negócio seja encontrado entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca pode te ajudar a se destacar da concorrência.
Por isso, investir nas técnicas de Search Engine Optimization (SEO) — que otimizam sua posição nas ferramentas de busca, como Google, Bing e outros — é essencial para um e-commerce bem-sucedido. Assim, você, empreendedora que atua com e-commerce, pode garantir mais vendas, fidelizar e atrair novos clientes.
Pense em quantas páginas do Google você costuma visualizar antes de escolher em qual link clicar. Provavelmente, você vai só até o fim da primeira página ou ainda menos, certo?
Em uma busca rápida usando a palavra-chave “maquiagem”, por exemplo, o Google oferece como resposta nada menos do que aproximadamente 95 milhões de resultados, divididos em milhares de páginas. Daí a importância de o seu negócio aparecer logo no início.
Uma das principais vantagens das estratégias de SEO é que você não precisa de uma agência especializada para começar a implementar mudanças. Muitas ações podem ser feitas pela própria empreendedora ou pela pessoa responsável pelo site da empresa.
Confira as dicas que separamos para dominar o SEO!
- Palavras-chave: selecione as melhores palavras-chave para o seu negócio. Pense em como o usuário chama ou “busca” determinado produto ou serviço.
- Descrição dos itens: invista em uma descrição detalhada dos itens, usando as palavras-chave escolhidas. Evite utilizar a descrição padrão dos fornecedores. Se você fizer isso, o cliente pode ir parar no site do fabricante e não no seu! Por isso, defina um padrão e adote-o em todos os seus produtos.
- Carregamento da página: otimize o seu site para que o tempo de carregamento dele seja rápido. Isso ajuda os mecanismos de busca a colocá-lo no topo das pesquisas.
- Outras estratégias: aposte em disparos de e-mail marketing para aumentar o tráfego no site. Assim, busque alinhar seus esforços para que uma ferramenta contribua com a outra, seja o e-mail, as mídias sociais ou outros canais de marketing.
Já dominou esses primeiros passos? Então fique atenta aos itens descritos no infográfico abaixo.
Saiba mais sobre a gestão de lojas virtuais na página sobre e-commerce do Sebrae.
Google Ads
Agora, se você quer turbinar as suas vendas e tem recursos para comprar anúncios, uma ótima opção é investir no Google Ads. O serviço mostra os seus produtos com destaque nas pesquisas e também no YouTube, no Google Shopping, na Play Store e na rede de display.
Ao criar uma campanha de anúncios, você pode definir seu objetivo: segmentar seu público para gerar vendas e leads qualificados, estimular o tráfego no seu site, promover a imagem do seu negócio, aumentar o alcance do que você oferece junto ao público-alvo, incentivar as pessoas a explorar seus produtos ou serviços e muito mais!
A ferramenta é intuitiva e permite que você crie anúncios personalizados para atingir seu público. Você ainda pode acompanhar as conversões e o custo dos anúncios conforme a sua meta. Seja obter tráfego, impressões ou visualizações de vídeo, esse serviço pode fazer a diferença no seu negócio.
Confira o material que preparamos para você e saiba como configurar seus anúncios do Google Ads pela primeira vez.
Quer se aprofundar nessas ferramentas? Inscreva-se no curso Marketing digital para o empreendedor e descubra como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio.
Fontes:
Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO
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