Saiba como se comunicar com seu cliente e ter resultados incríveis.

O mundo mudou, e a forma de vender e se relacionar com os clientes também! E isso não é diferente para o ramo da gastronomia.
A pandemia, que ainda não acabou, mostrou que quem já utilizava os meios digitais para divulgar o negócio saiu na frente daqueles que ainda não tinham uma presença online e precisaram se adaptar para não perder vendas.
Então, você, que é dona de um restaurante, food truck ou bar, esta é hora de investir nas mídias digitais e garantir resultados incríveis para o seu negócio.
Por onde começar
Pense, qual é o seu diferencial? O que você tem que nenhum outro restaurante tem? Seria um tempero secreto, produtos para o público vegano ou até um restaurante com práticas sustentáveis?
Seja qual for, identifique qual é o seu diferencial – ou até invente um – e explore isso na criação da sua identidade visual, no seu posicionamento estratégico e na divulgação do seu negócio.
Encontrou o seu diferencial? Agora é a hora de criar sua presença digital
As pessoas estão cada vez mais usando ferramentas de busca para pesquisar indicações de restaurantes e é lá que você deve estar se quiser ser encontrada!
O primeiro passo é criar um perfil no Google Meu Negócio. Dessa forma, você poderá se conectar com os seus clientes de forma fácil e direta e ser encontrada mais facilmente nas pesquisas realizadas pela ferramenta.
O segundo passo é melhorar (ou criar) seu site. Com um site próprio, você vai aumentar a sua credibilidade, a divulgação dos seus produtos e a sua interação com os clientes.
Nele, você deverá incluir todas as informações relacionadas ao seu negócio, como: contato, localização, cardápio, promoções, opções de pedido e entrega, FAQ. O site deve ser funcional e valorizar a sua empresa.
Agora que você já tem um site, invista nas redes sociais
As redes sociais são uma ótima forma de trazer tráfego orgânico para o seu site e criar uma base sólida de clientes. Para restaurantes, a mais indicada é o Instagram, pois nele a imagem é a protagonista.
Aproveite essa característica da rede para explorar o cardápio no seu perfil e deixar seus seguidores com água na boca! Veja algumas dicas infalíveis:
Capriche nas fotos: invista em fotografias profissionais, que destaquem seus pratos e produtos.
Explore os stories: peça para os seus clientes te marcarem nas fotos que tirarem no seu restaurante e compartilhe as postagens, faça enquetes, compartilhe vídeos da confecção dos seus produtos. Tudo isso vai aumentar a interação dos seguidores com a sua marca.
Crie conteúdos interessantes: poste receitas, fale sobre os produtos que usa, conte curiosidades sobre os seus pratos. Desse modo, você ganhará engajamento e aproximação com o público.
Use hashtags: inclua hashtags em suas postagens para que outras pessoas interessadas na sua empresa te encontrem.
Ah, e não deixe de criar perfis nas demais redes sociais, como Facebook, YouTube e LinkedIn! Mas varie no conteúdo, pois cada rede tem o seu público e os seus formatos específicos.
Agora que os seus clientes conseguem te achar, é hora de investir na fidelização
Fidelizar clientes não será muito difícil se ele sai satisfeito do seu restaurante, mas você ainda pode dar um empurrãozinho usando algum programa de fidelidade e garantir que ele volte e traga mais pessoas. Conheça os principais:
Cartões de fidelidade
Crie um cartão personalizado e cadastre os seus clientes por meio de um aplicativo ou plataforma específica. Quando o cliente completar a quantidade de compras previstas no regulamento, receberá a recompensa.
Programa de pontos
Funciona com a acumulação de pontos, recebidos de acordo com o valor gasto pelo cliente. Os pontos são creditados no perfil virtual e podem ser resgatados nas próximas compras realizadas.
Sistema de recompensa
Ao se cadastrar no programa, o cliente tem acesso a benefícios progressivos que aumentam conforme seus gastos aumentam.
Fidelização paga
O cliente paga determinado valor para entrar em um clube de membros VIP e receber benefícios exclusivos.
Esses são só alguns exemplos de programas de fidelização que você pode escolher e utilizar na sua empresa. Lembre-se, é mais fácil fidelizar os clientes que já têm do que conseguir novos!
Para mais sugestões sobre como melhorar ainda mais a presença digital da sua empresa, baixe a cartilha com 8 dicas essenciais para fortalecer a sua marca nas redes sociais.
Foi um prazer te ajudar :)