Orientações para sua empresa de varejo lidar com a crise

A queda no consumo é inevitável em momentos como o que vivemos atualmente. Com o isolamento social e o fechamento do comércio, o varejo se transforma, de modo que é compreensível entender a preocupação das empreendedoras. De uma hora para outra, o orçamento e o planejamento anual tiveram que mudar.
É como prevê a lei da natureza: a gente precisa se adaptar para continuar. E assim a empreendedora sai na frente. Tem área profissional mais versátil que o empreendedorismo?
As empresas que souberem lidar agora com a crise são as que sairão mais fortes quando a normalidade der as caras outra vez.
A fim de apoiar as donas de negócio, o Sebrae criou um material com soluções práticas para o seu empreendimento sair dessa de cabeça erguida e com os pés no futuro.
Geração de caixa
Algumas dicas para melhorar a gestão de caixa neste momento:
1- Defina ações para a situação do caixa e estipule um período para novas avaliações e decisões.
2- É hora de manter a bola no chão. Entenda que a empresa não está agora em modo de crescimento, e sim em modo de sobrevivência.
3- Prepare um plano de negócios com um cenário pessimista, moderado e otimista, admitindo queda de receita.
4- Corte gastos com novos produtos que não gerem retorno em curto prazo. Lembre-se: manter um cliente é mais barato e fácil que cativar um novo. Por que não buscar uma forma de engajar sua base de clientes ativos?
5- Por último, e não menos importante: tente equilibrar o fluxo de pagamentos de fornecedores com seu fluxo de recebíveis.
Cartão corporativo
Para facilitar as finanças da sua empresa e ordená-las melhor, o cartão corporativo é uma ótima opção, pois organiza os gastos e despesas dos funcionários, além de ter prazo maior para pagamento. Outros pontos positivos são a conciliação contábil, que funciona como uma comparação entre valores que saíram e entraram na sua conta. Com o uso do cartão, a comparação fica mais fácil, uma vez que os gastos não se misturam e estão centralizados. Boa parte destes cartões pode ser acompanhada em tempo real, o que traz mais segurança e comodidade às empresas.
Claro que o cartão corporativo é um das alternativas para controlar melhor os gastos do seu negócio, no entanto, é preciso estar atenta para o controle financeiro muito antes de a fatura chegar.
Convoque o RH e diretoria
Converse com o RH de sua empresa e diretoria para decidirem, juntos, as necessidades mais sensíveis e medidas essenciais a serem tomadas. É preciso preparar uma comunicação interna clara e eficiente, migrar o trabalho para home office, informar medidas de proteção e saúde aos funcionários, entre outras. É importante também dispor do amparo legal de um advogado para ter mais informações e de forma mais acessível.
Questões trabalhistas
Saiba como agir de forma legal:
1- O RH deve comunicar os funcionários que tiveram contato com algum colaborador contaminado pelo coronavírus e recomendar quarentena de 14 dias. O sigilo nominal dos contaminados precisa ser mantido.
2- O Decreto nº 10.282/2020, da Medida Provisória nº 927/20, define os serviços essenciais que seguem funcionando em caso de isolamento compulsório.
3- Vale assinar um termo de consentimento com os funcionários que optarem por trabalho remoto. A MP dispensa a exigência de acordos individuais ou coletivos, assim como o registro prévio da alteração de contrato de trabalho.
4- Não são válidos acordos verbais. Registre por escrito tudo o que for decidido entre você e os seus funcionários.
5- Fique atenta às mensagens enviadas fora do horário de expediente, a não ser que estejam previstas no acordo de trabalho remoto assinado por ambas as partes.
6- Uma forma de não haver abono nem desconto de férias futuras é deliberar um período de recesso, bem como uma licença remunerada;
7- Uma saída para funcionários que não vão trabalhar no período de quarentena é estipular um banco de horas. Nesse caso, não se deve ultrapassar 2 horas extras por dia no período de até 18 meses.
Vendas e operação online
1- Fique on. Se sua empresa não tem uma operação online, conte com parceiros com esse tipo de experiência para poder migrar para a internet. Dê preferência a plataformas marketplace, já que desenvolver uma nova leva mais tempo.
2- Procure vitrines virtuais para valorizar sua empresa no digital.
3- Dê mimos para os seus clientes como uma forma de apoiar você: cupons digitais, vouchers e afins.
4- Aproveite seus canais digitais para atualizar os clientes sobre horários de funcionamento ou fechamento de sua loja.
5- Mostre seu posicionamento e atuação diante da pandemia através de suas campanhas digitais e confira se elas estão alinhadas com o momento e contexto atual.
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