this is an h1

Acessibilidade
Fechar

Portal Sebrae

Empreendedorismo | GESTÃO
Entenda a importância de fazer uma boa gestão dos riscos nas empresas

Correr riscos ou ser cauteloso? A atitude certa no caso das empresas e dos empreendedores é validar a importância da gestão de riscos.

2 min de leitura · Atualizado em 28/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Houve uma época, e não faz muito tempo, que risco era sinônimo da possibilidade de alguma coisa dar errado. Depois de várias crises que ocorreram no mundo, o conceito de risco mudou e passou a ser a possibilidade de alguma coisa imprevisível acontecer, algum evento que não estava previsto, isso quer dizer que risco agora é a incerteza pura e simples. 

O empreendedor que se pergunta qual é a atitude certa entre correr riscos ou ser cauteloso precisa partir para um novo caminho e superar a cultura de aversão ao erro e aceitar que o risco é inerente à atividade de empreender. E se o risco é mesmo inevitável, as empresas podem e devem criar estratégias para gerenciar esses riscos, antecipando ou mesmo lidando com esses eventos quando (e se) eles se tornarem realidade.

A partir da nova visão sobre risco, outro aspecto muito importante é considerar que onde há um risco de prejuízos para a empresa, também pode haver oportunidades, ou seja, pode ocorrer um risco positivo, por meio do qual a empresa pode conquistar ganhos. Por isso, há mais uma razão para o gerenciamento desses riscos.

Autor dos livros "A lógica do cisne negro" e "Antifrágil", Nassim Taleb, libanês radicado nos Estados Unidos, criou o conceito do cisne negro com um termo que se refere a eventos que podem ser tanto positivos como negativos, com três principais características: imprevisível e raro, compreensível só depois de ocorrido e com consequências extremas. 

Nassim Taleb ensina que as pessoas em geral e de forma inconsciente tendem a assumir um certo congelamento diante de um “cisne negro” porque se acham impotentes diante de algo tão inesperado, mas aquelas que se prepararam antecipadamente sabem assumir uma atitude positiva para aproveitar as oportunidades de ganho proporcionadas por esse evento. 

Entender isso aumenta a importância de se fazer uma boa gestão dos riscos nas empresas. De acordo com a Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo, a “gestão dos riscos é um conjunto de atividades coordenadas que possuem o objetivo de gerenciar e controlar uma organização em relação às ameaças potenciais, seja qual for a sua manifestação.” 

As principais origens dos riscos empresariais 

  • A economia: seja ela nacional, regional ou mesmo local, ela pode impactar os negócios até mesmo a longo prazo. 
  • A fragilidade de determinados setores: alguns setores são mais frágeis diante das crises que outros. 
  • A tecnologia: ela é tanto uma grande aliada das empresas como também pode ser responsável pelo desaparecimento de algumas, principalmente daquelas que não contam com capital para investir em avanços tecnológicos. 
  • As fragilidades no modelo tecnológico ou nos processos internos: essa fragilidade pode favorecer o aumento nas fraudes e, em consequência, gerar prejuízos financeiros. 
  • O próprio risco: embora ele faça parte do negócio, tomar decisões estratégicas sem uma adequada análise de riscos pode trazer grandes prejuízos para a empresa. 

Para saber mais 

Especialista em gestão empresarial e inovação, Daniel Real fala, em vídeo, como Correr riscos calculados, e discorre sobre essa fundamental característica do comportamento empreendedor (CCE) para a tomada de decisões. Ela também envolve a disposição para aceitar novos desafios, mas buscando sempre reduzir as chances de erro. 

Veja também: Qual é a atitude certa: correr riscos ou ser cauteloso? 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.