this is an h1

this is an h2

Tue Feb 21 00:30:46 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Entenda o que é energia de marés e como é usada para gerar energia

Correntes marítimas, ondas e salinidade para produzir eletricidade, a energia de marés tem grande potencial de investimento pela EPE.

· 01/02/2023 · Atualizado em 21/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A energia das marés é uma forma ainda pouco explorada de geração de eletricidade, mas com grande potencial de investimento, segundo o Ministério das Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O modelo é considerado de baixo impacto ambiental e aproveita as oscilações marítimas causadas pela atração da Lua e do Sol sobre a Terra, mas também pode aproveitar a salinidade, o gradiente térmico e ondas como fontes de produção.

Essa tecnologia é amplamente estudada em países estrangeiros que buscam soluções para fugir de combustíveis fósseis. O Japão, que é um arquipélago, é um dos que apostam na pesquisa para construção de uma super turbina, que usaria energia de marés para gerar eletricidade. O país asiático, hoje, importa 99% do petróleo bruto e 98% do gás natural que consome. 

POTENCIAL

A capacidade instalada (potência) de toda a costa nacional é estimada em 20 gigawatts (GW), cerca de 40% a mais do que os 14 GW da Itaipu Binacional, maior hidrelétrica nacional. O MME e a EPE consideram que há grande potencial de investimento, que pode trazer redução de custos em processos para uso da energia de marés. 

A região Norte e o estado do Maranhão, que fica no Nordeste do país, são os que contam com maior oscilação e que permitiriam uma maior geração. Na capital maranhense, a foz do rio Bacaranga conta com um desnível de maré de até sete metros. Já na capital do Amapá, as marés podem chegar a 11 metros, maior potencial de em todo o país.

No Brasil, há poucas pesquisas sobre esse tipo de solução, principalmente pelos proibitivos custos de instalação. Em parte, isso ocorre porque as regiões com maior potencial de uso da energia das marés ficam longe dos grandes centros consumidores.

FUNCIONAMENTO

A produção com energia de marés ocorre com a construção de uma barragem com várias comportas, localizada em um estuário que permita a entrada da água. São instaladas turbinas axiais de até nove metros de diâmetro, que são preenchidas durante a alta da maré e acionadas quando o nível começa a baixar. O funcionamento é semelhante ao de centrais hidrelétricas, que transformam energia potencial em energia elétrica. 

INICIATIVA NACIONAL

Fortaleza (CE) conta com a primeira usina de ondas da América Latina, com tecnologia inteiramente nacional e baixo impacto ambiental. A estrutura fica no quebra-mar a 60 km da cidade e foi inaugurada em 2012. No entanto, a pesquisa foi abandonada por falta de investimentos.

Gerido pelo Instituto de Pós-Graduação e Engenharia Alberto Luiz Coimbra (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o projeto será substituído por um novo protótipo, desta vez, no Rio de Janeiro.

Saiba mais

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?