this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 04:01:19 BRT 2023
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Inovação aumenta produtividade e a rentabilidade na fruticultura

Melhoramento genético de alimentos traz benefícios tanto para o produtor quanto para o consumidor.

· Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O faturamento das exportações da fruticultura brasileira superou US$ 1,21 bilhão, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse aumento, de mais de 20% comparado a 2020, deve-se, entre outros fatores, à qualidade das frutas produzidas no país. 

A inovação e o empreendedorismo têm qualificado a produção das frutas. O pequeno produtor rural tem percebido que as boas práticas agrícolas aumentam a produtividade e, consequentemente, a sua rentabilidade.  

Diante desse cenário, as tecnologias tornam-se ferramentas importantes para impulsionar a produção agrícola. E uma estratégia que tem dado resultado é o melhoramento genético alinhado às boas práticas, como substituição de copa e a enxertia de uma variedade altamente produtiva.

O melhoramento genético de alimentos cria soluções dentro e fora da propriedade agrícola. Isso porque consiste em uma técnica de biotecnologia que cruza a genética de dois organismos da mesma espécie. O resultado desse cruzamento é selecionado para ter determinadas características, como casca mais dura, frutas sem sementes, mais nutrientes, sabor aprimorado e maior resistência a pragas.

É bom deixar claro que o melhoramento genético não tem nada a ver com o alimento geneticamente modificado. No caso dos alimentos transgênicos, é feita a inserção de um gene de uma espécie diferente.

Enxertia

Mas, o que é a enxertia? É uma técnica de inovação na produtividade, na qual o produtor substitui a planta mais alta, que muitas vezes já está improdutiva, por um enxerto de uma planta mais produtiva. A vegetação passa ter alta produtividade, mas com um tamanho menor.

Essas novas combinações de copa, que é a parte aérea da planta, e dos porta-enxertos também pode reduzir as pragas e doenças, além de aumentar a qualidade dos frutos e agregar valor à produção. As frutas ficam maiores e mais bonitas.

Alimentos biofortificados

A biofortificação é uma técnica de melhoramento genético natural dos alimentos. A intenção é cruzar culturas para ter um valor nutricional maior. Por exemplo, produzir feijão com mais ferro, arroz e trigo com mais zinco, ou abóbora, milho e mandioca, e com mais vitamina A.

Essa técnica pode ajudar na segurança alimentar, com aumento desses nutrientes na dieta do consumidor. 

Rotulagem

As embalagens, rotulagens e marca são outros itens que devem ser trabalhados em parceria com o melhoramento genético. Esses itens são pontes entre produtores e consumidores e não podem ser deixados de lado. O mercado tem crescido e se profissionalizado. A inovação está na busca pela qualidade e também na forma como esse produto é apresentado para o consumidor. 

Saiba mais

Sebraetec é uma solução para a melhoria de produtos, de processos e de serviços, com foco na utilização e disseminação de tecnologia. É realizado por meio de consultorias customizadas. 

Programa Prospera Agro - Melhoramento genético na produção de frutas no Ceará 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?