this is an h1

this is an h2

Mon Jul 25 09:07:26 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Jovem empreendedor: conheça bons motivos para ter seu próprio negócio

Os jovens são, hoje, mais de 22% dos empreendedores no Brasil, porém, mais do que uma necessidade, devem enxergar nisso uma oportunidade de crescimento.

· Atualizado em 25/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um estudo feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) revelou que o Brasil fechou o ano de 2021 com 12,9% da população desempregada e que, na faixa etária de 14 a 17 anos, 46% estavam em busca de uma colocação no mercado. Além disso, na população de 18 a 24 anos, o desemprego afeta 31% das pessoas. Ainda nesse contexto, é preciso pontuar que, no Brasil, atualmente, 22% dos empreendedores possuem idade entre 18 e 24 anos, o que corresponde a aproximadamente 11,3 milhões de pessoas de um total de 51 milhões de empreendedores registrados como MEI (microempreendedor individual). Em 2017, esse percentual era de 18,9%, portanto a quantidade de jovens empreendedores está em fase de crescimento.

Não é difícil relacionar o crescimento de jovens empreendedores à necessidade de se colocarem no mercado de trabalho, mas não é apenas esse motivo que os leva a empreender. Um estudo divulgado pela Rede Globo de Televisão revelou que 60% dos jovens com idade até 30 anos desejam ter o seu próprio negócio. Divulgado no primeiro semestre de 2021, esse estudo apresenta os principais pontos considerados pelos jovens em sua decisão de empreender: 67% querem ter um negócio para se tornar independentes financeiramente; 39%, para ter mais autonomia e não ter chefe; 33%, para ter tempo mais flexível; e 31%, para oferecer um produto/serviço inovador ao mercado.

É preciso, então, ultrapassar a concepção de necessidade e encarar o empreendedorismo como uma oportunidade de crescimento, buscando parcerias que auxiliem os jovens empreendedores nas decisões mais acertadas para transformar tanto a sua realidade como a das comunidades onde estão inseridos. O Sebrae é um dos parceiros dispostos a ajudar o jovem empreendedor por meio de cursos, consultorias e materiais em suas plataformas. Aproveite e faça o nosso curso Será que sou empreendedor?, disponível aqui.

Se você ainda tem dúvida sobre se deve empreender, analise o que afirma o jovem empreendedor Guy R. Peixoto Neto, diretor da empresa Gente & Gestão e mentor de empreendedorismo, que iniciou o seu primeiro negócio quando tinha apenas 22 anos. Ele listou dez motivos para tomar a decisão de iniciar a empreender:

  1. Ganhar dinheiro a partir de uma ideia original.
  2. Ser o seu próprio chefe.
  3. Ter autonomia na própria carreira.
  4. Trabalhar com o que ama.
  5. Criar oportunidades de emprego.
  6. Ser inspiração para outras pessoas.
  7. Desenvolver maturidade.
  8. Mostrar do que você é capaz.
  9. Proporcionar uma vida melhor para a sua família.
  10. Criar a sua própria história.

Lembre-se de que o jovem empreendedor pode potencializar suas características e habilidades com apoio profissional e capacitação. Agora, basta observar as oportunidades à sua volta, pensando o que e como você poderia inovar ou fazer de maneira melhor, colocar a mão na massa e empreender!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?