this is an h1

this is an h2

Mon Mar 13 01:36:54 BRT 2023
Empreendedorismo | ECONOMIA CRIATIVA
Lugares incríveis e peculiares pouco conhecidos no Brasil

Ainda há muitos destinos turísticos no país pouco conhecidos ou mesmo incomuns nos roteiros turísticos. Que tal conhecer alguns?

· 07/02/2023 · Atualizado em 13/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Repleto de paisagens incríveis, sejam urbanas, históricas ou naturais, o Brasil ainda tem muitos lugares pouco conhecidos ou incomuns nos roteiros turísticos. Talvez alguns dos motivos para isso sejam a dificuldade de acesso ou a falta de informação.

São paraísos perdidos notáveis, inusitados e até mesmo peculiares a serem explorados pela indústria do turismo. Há opções para todos os gostos: os que preferem o contato com a natureza, os que amam história e cultura, gastronomia, mistério, aventura e muita emoção.

A quantidade de lugares paradisíacos, graciosos, curiosos e surreais a serem explorados no país é tão grande que daria uma lista imensa. No intuito de contribuir com os que atuam na área, seguem alguns desses destinos, nos quais vale muito a pena ficarem atentos e incluir em sua oferta de serviços.

Comecemos por Xique-Xique de Igatu, distrito do município de Andaraí, na Chapada Diamantina, na Bahia. Uma charmosa vila de pedra no alto da montanha, que, por contar com muitas ruínas de casas de pedra do século XIX, acabou por ganhar o apelido de ‘Machu Picchu baiana’.

A vila é um verdadeiro museu a céu aberto da história da mineração diamantífera no país. Para quem gosta de história e mistério, este é um excelente destino e bastante curioso. 

De uma cidade que no auge do ciclo do diamante teve cerca de 15 mil habitantes, passando por três gerações de coronéis que comandavam toda a região, com cabarés, cassinos, lojas, cartório, cinema, entre outros, hoje a pequena vila conta com cerca de 400 habitantes e está cercada por mistérios e lendas.

Há quem acredite que Igatu seja a cidade perdida, descoberta por bandeirantes no topo de uma montanha brilhante, citada no enigmático e anônimo Manuscrito 512, do século 18 e, também, há os que relatam ver luzes que vagam sobre a montanha e percorrem as ruas da cidade. 

Hoje, sua principal atividade econômica é o turismo. Os visitantes, no geral, são os que apreciam e valorizam as histórias locais e os que gostam de uma boa aventura. Não é fácil chegar até lá, então o público é bem específico e dá muita importância ao turismo responsável. Para conhecer mais da história e curiosidades de Igatu vale a pena assistir ao vídeo de Matheus Boa Sorte, no YouTube.

Outro local pouco conhecido pelo turista é a Ilha do Algodoal, no Pará. Localizada no noroeste do Pará, a ilha conquista pela sua tranquilidade e pelas belezas naturais.Lá, as ruas são de chão batido e o meio de transporte utilizado são as charretes.

Passear pelos mangues, andar de canoa, fazer trilhas ecológicas e desfrutar de suas praias, como a praia da Princesa, são algumas das opções das belas atrações do lugar.

O Cânion do Rio Poti, localizado na pequena cidade de Buriti dos Montes, Piauí, entre esse estado e o do Ceará, é um lugar totalmente esculpido pela natureza.

O cânion surgiu de forma natural devido a uma falha geológica ocorrida há milhões de anos e que levou o rio Poti, que nasce no estado cearense, a desviar seu caminho e chegar ao município de Buriti dos Montes. Isso resultou em uma paisagem de tirar o fôlego, com enormes paredões de rochas chegando a até 60 metros de altura e cavernas e abrigos naturais com formatos incríveis. Na temporada de chuva, o lugar ganha um novo cenário, com as cachoeiras que se formam nos paredões passando a ser parte da paisagem neste período.

Outro destaque fica por conta das riquezas paleontológicas, com pinturas rupestres e vários desenhos escondidos nos paredões, que datam de milhões de anos. Apesar de pouco conhecido, o Cânion do Rio Poti tem atraído turistas de várias partes do país e de outros países, principalmente para a prática de rapel, escalada, trilhas, passeios de barco, entre outros.

Ainda no Piauí, a Serra das Confusões abriga o maior sítio arqueológico do Nordeste. Em uma área de 823.843 hectares, a serra apresenta formações rochosas, pinturas rupestres, cavernas e grutas e a visita ao local só é permitida com a presença de guia credenciado pela associação local.

Monte Roraima, em Roraima, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela, é um dos lugares mais místicos e misteriosos da América Latina.

O Monte Roraima, com 2.875 metros de altitude, é uma formação rochosa milenar conhecida como tepui (um monte em formato de mesa). Prato cheio para escaladas, é indicado para os que realmente gostam de aventura, pois terão que aguentar temperaturas que variam dos 5ºC aos 35ºC e acampar em lugares selvagens. Mas, a satisfação de poder vivenciar uma paisagem ímpar, com cachoeiras, rios e esculturas naturais nas pedras, vale o esforço. Contudo, é importante ressaltar que o passeio é para os mais experientes e preparados.

No estado de Goiás, a cidade de Cavalcante, que faz parte da Chapada dos Veadeiros, fica dentro do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, um santuário ecológico com cânions, serras e cachoeiras, como a Cachoeira Santa Bárbara e as cascatas do rio do Prata. A cidade é pequena e tem pousadas e casinhas rústicas para os visitantes.

A Praia da Barra dos Remédios – CE, localizada a 16km de Camocim e a 370 km de Fortaleza, tem 62 km de praias urbanas e virgens cheias de dunas, falésias, lagos, mangues, ilhas e o estuário do Rio Coreaú. É uma praia paradisíaca e diferente das outras praias cearenses por sua riqueza de fauna e pelas dunas que ganham forma de cone, e fica ainda mais linda quando se presencia o encontro do mar com o Rio dos Remédios.

Ainda, se encontram por perto outros oásis como as praias Nova, Curimãs, Bitupitá e Pontal das Almas. O local é simples e povoado por pescadores e trabalhadores rurais e o acesso só se dá pelas dunas e em veículos 4x4 ou bugues pela Praia da Barrinha ou por trilhas, que neste caso devem ser feitas com acompanhamento de um guia local.

Outro lugar para quem busca tranquilidade e descanso, e aprecia o contato com comunidades locais e menos povoadas, é a Ilha de Superagui, no município de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná. A Praia Deserta, que fica a 38 km do litoral da ilha, é a mais indicada para quem gosta de fazer longas caminhadas, de 4 a 7 horas, ou para andar de bike.

Nos meses entre março e abril ocorre a migração de aves dos países nórdicos para a ilha, o que chama a atenção dos visitantes. Para chegar à Ilha de Superagui, o caminho mais conhecido é o de barco, que dura 3 horas a partir de Paranaguá. Algumas das melhores atividades no local são o passeio de barco pelos canais e admirar a flora e fauna da região.

Para os aventureiros, a Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, é mais uma das maravilhas naturais brasileiras. Cercado por cachoeiras, formações rochosas e cânions, a Chapada das Mesas é cercada por cerrado e estradas de terra que fazem parte do cenário deslumbrante do local. Para explorar o lugar cheio de trilhas, água cristalina e cavernas é fundamental o acompanhamento de um guia.

Taipus de Fora, na Península de Maraú, na Bahia, é uma praia de mar azul, areias douradas, piscinas naturais, coqueiros imensos, corais e recifes coloridos. Sem dúvida, um pedaço do paraíso, tanto que é considerada uma das mais belas praias brasileiras. 

Muitos desconhecem ou nem mesmo imaginam, mas entre o Vale do Paraíba, em São Paulo, e o litoral sul do Rio de Janeiro fica o Lavandário, mais precisamente em Cunha, São Paulo, um campo de lavandas maravilhoso que pode ser visto o ano todo. O cultivo é feito em uma propriedade rural com mais de 30 mil pés, que são plantados e colhidos ao longo do ano de forma alternada, assim o turista pode sempre apreciar o espetáculo dos campos floridos e até mesmo achar que está na região de Provence, na França, já que este local é muito conhecido pelo cultivo da planta.

Além de conhecer o Lavandário, o turista pode comprar essências e produtos derivados da flor, como chás e sorvetes, em um lindo casarão e, ainda, degustar as delícias no seu deck com vista para os campos e as montanhas do Vale do Paraíba.

Isso tudo é só uma amostra da grande quantidade de destinos turísticos que ainda não são conhecidos ou pouco divulgados no Brasil. Que tal diversificar e se diferenciar no mercado, oferecendo novas opções de roteiros turísticos para seus clientes?

Lembre-se, criatividade e inovação são dois pilares fundamentais para manter um negócio de sucesso. Então, prepare-se para conquistar novos clientes!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?