this is an h1

this is an h2

Wed May 24 17:59:26 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
MEI sustentabilidade: o mercado de segunda mão

A prática do “resale” é uma tendência mundial e vem ao encontro das necessidades de um novo consumidor e uma oportunidade para o MEI.

· Atualizado em 16/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Há novas formas de o Microempreendedor Individual (MEI) se conectar com o seu público e deixar um legado de consciência para as futuras gerações. Ações simples podem ajudar a operação comercial a ser mais enxuta e contribuir para o meio ambiente. Acompanhe a nossa série de artigos que vai trazer novas perspectivas do MEI com relação à sustentabilidade.

Antigamente, as pessoas torciam o nariz quando se falava que era um produto de segunda mão. Hoje, isso não acontece mais. São tempos diferentes, em que comprar algo que já foi de outra pessoa é tendência nos pequenos comércios e nas grandes lojas de departamento ao redor do mundo. Essa prática é conhecida como  resale, que significa, literalmente, “revenda”.

A compra de segunda mão já era uma realidade consolidada antes de a pandemia abalar o setor de varejo, mas os problemas de escassez de insumos no mercado e o aperto dos orçamentos domésticos aumentaram o impulso inabalável dos consumidores para encontrar ofertas de revenda. Empresas fizeram verdadeiras campanhas de “traga a sua calça jeans velha, o seu tênis velho… e ganhe descontos”.

O MEI precisa estar de olho nisso: com um desejo crescente do consumidor de comprar de forma responsável e consciente, o mercado de segunda mão deverá ser um participante importante no cenário do varejo. Para ser um verdadeiro sucesso, a revenda precisa se misturar com a venda on-line, ou seja, outra tendência firmada nos últimos anos, já que o e-commerce não para de crescer.

Resale em dados

As compras de segunda mão já estão fazendo um boom na indústria da moda. Nos Estados Unidos, mais de 33 milhões de consumidores compraram roupas de segunda mão pela primeira vez em 2020. O mercado de revenda deverá dobrar nos próximos cinco anos, atingindo US$ 77 bilhões. Com a tecnologia necessária para impulsionar o resale se tornando mais acessível a todos, é provável que 2023 seja o ano em que todos os varejistas e marcas, grandes e pequenas, passem a considerar essa forma de revenda.

E você, empreendedor que atua no setor da moda, está nesta onda que só vem crescendo? Como podemos pensar em adequar nossos serviços e produtos, pensando nesse novo comportamento do público global? 

Faça o curso Crescimento planejado e orientado para resultados que o Sebrae preparou para você. Entenda como o planejamento de ações, feito de forma ordenada e articulada, contribui para a continuidade da atividade empreendedora desenvolvida. Nele, você vai aprender a utilizar ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho da sua empresa com o aumento da competitividade, de modo sustentável.

Aproveite e acesse também a nossa apresentação de negócio Como montar um brechó.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?