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Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
MEI VENDA MAIS: o poder do e-commerce

O faturamento do e-commerce no Brasil vem crescendo e impactando positivamente as vendas das empresas. MEI, é hora de investir nessa modalidade.

· 06/04/2023 · Atualizado em 16/05/2023
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Vender é uma arte. Sabemos que muitos microempreendedores individuais (MEIs), além de coordenar e gerir suas operações, precisam ficar à frente do balcão, atendendo e encantando o público e seus clientes. Para enfrentar esse desafio, apresentaremos uma série de dicas de estratégias comerciais voltadas para os pequenos negócios, a fim de trazer mais e melhores vendas. Acompanhe hoje o primeiro artigo da série MEI VENDA MAIS, a qual abordará os temas: O que o seu cliente procura?; Bom atendimento não é diferencial; Divulgação do negócio com pouco investimento; Jornada de vendas; O poder do e-commerce; Pós-vendas, a magia acontece.

Desde que os celulares e tablets se transformaram em verdadeiros shopping centers na palma da mão, facilitando a compra em um toque do dedo ou um clique do mouse no computador, não é mais uma opção deixar de oferecer a modalidade de compras on-line para o consumidor.

No Brasil, o e-commerce registrou faturamento de R$ 39,6 bilhões no primeiro trimestre de 2022, conforme informações da Neotrust, empresa que monitora o setor, o que representa uma alta de 12,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 89,7 milhões de encomendas (+14%). Veja mais informações clicando aqui.

Seja colocando o seu negócio em grandes players do mercado, como Americanas, Amazon, Magalu e Mercado Livre, seja investindo em um site próprio, ou em ambas as formas, é essencial oferecer essa opção para o consumidor, que hoje quer ter mais de um canal da marca à sua disposição. Não é mais relevante ficar somente com a modalidade de loja física e deixar de expandir as vendas no e-commerce, não importa o ramo em que o MEI atua.

É importante, porém, saber como e quando a sua empresa tem condições de produzir, bem como de entregar os seus produtos/serviços, então faça um diagnóstico e uma análise para definir esses aspectos. Não se esqueça também de ter bem claro quem é o seu cliente, onde ele está, qual é o perfil de compra. Uma boa dica é usar softwares de Customer Relationship Management (CRM, sigla em inglês de gerenciamento do relacionamento com o cliente).

Se necessário, procure ajuda especializada. O Sebrae dispõe de consultoria, ferramentas, conteúdos e cursos para ser o seu parceiro nessa jornada.

Capacite-se!

Vender mais é consequência de vender melhor. Aprenda a definir metas e ações para conquistar mais clientes e gerar melhores resultados para o seu negócio. No curso Como vender mais e melhor, você compreenderá os aspectos que influenciam suas vendas, além de entender o papel do desenvolvimento e da motivação no desempenho da equipe de vendas. Saberá, ainda, como implementar ações que conquistem os clientes. Vamos começar?

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