this is an h1

this is an h2

Wed Jun 12 11:11:03 BRT 2024
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Jornada MEI: É possível inovar sendo MEI?

A inovação pode fomentar novas oportunidades de mercado ao microempreendedor individual.

Foto do autor

Jornada MEI

· 10/06/2024 · Atualizado em 12/06/2024
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Inovar como empreendedor é muito mais simples do que você pensa. Não é preciso ser nenhum mago das tecnologias ou um inventor de sucesso, mas ter uma visão estratégica do mercado e romper com alguns paradigmas. O primeiro deles diz respeito à simplificação do seu conceito de inovação: criatividade é a palavra-chave quando se trata de inovação, mas ser criativo não requer soluções mirabolantes. A simples mudança na forma de empacotar um produto, reduzindo gastos, já é uma forma de inovar.

Outro ponto a se considerar é que a inovação precisa fazer parte do plano de negócios do microempreendedor individual, ou seja, você deve criar metas específicas para melhorias de produtos e processos e incorporá-las aos seus objetivos. 

O envolvimento dos clientes, por meio de ferramentas que permitam feedback, também faz parte do empreendedorismo inovador, que possibilita o crescimento do negócio por fomentar novas oportunidades de mercado. 

Além disso, conhecer as necessidades do seu consumidor é outro passo para estar à frente da concorrência, oferecendo os diferenciais de que o público-alvo necessita. É dessa forma que você entrega valor ao cliente, muito mais do que um produto. E isso também é inovação.

Apostar e investir em novas tecnologias (não necessariamente digitais, mas que resolvem os problemas dos clientes), assim como estar por dentro das tendências do mercado, são hábitos que promovem inovação e sucesso dos negócios. 

Outro ponto importante a ressaltar é que inovar não é algo que pode ser feito somente por grandes empresas. As startups estão aí para provar o contrário, inovando sem grandes riscos e sem grandes investimentos. Então coloque a mão na massa e inove, fazendo os cursos que o Sebrae disponibilizou nos links deste artigo.

Saiba mais

Curso Inovação e possibilidades de crescimento

Curso Inovação de impacto para startups 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?