Isabela e Gabriela, de Brasília, levam diversão aos seus clientes alugando jogos de tabuleiro.
Isabela e Gabriela, de Brasília, levam diversão aos seus clientes alugando jogos de tabuleiro. Elas são as personagens deste artigo da série “Meu MEI é um Sucesso”.
As irmãs, Isabela e Gabriela Peixoto, da cidade de Santos/SP, uma administradora com especialização em marketing e a outra pedagoga, enxergaram durante a pandemia a oportunidade de uma renda extra.
A ideia é inovadora, já que as pessoas tinham que cumprir o isolamento e distanciamento social e, com isso, ficavam muito tempo dentro de casa. Elas se uniram, formalizaram uma empresa e resolveram levar diversão aos seus clientes, alugando jogos de tabuleiro.
Vamos conhecer um pouco como a Gabriela conta a trajetória do empreendimento delas.
“Meu nome é Gabriela Peixoto, sou administradora, sou formada em administração com ênfase em marketing. Eu comecei a empreender quando eu tinha 25 anos, na verdade a 13ª Rodada tem dois anos, já. A gente começou a empreender durante a pandemia."
"Então, foi bem no início da pandemia quando a gente viu que era importante, que na verdade, a gente queria ter mais jogos. Essa foi a ideia de empreender. Foi aí que eu comecei a empreender. Nós somos duas irmãs, eu e a Isabela. Ela é pedagoga e eu sou administradora. Então, juntas, a gente decidiu em casa, a gente decidiu criar a 13ª Rodada. A Isabela com a pedagogia, com a ideia dela das crianças, ela entende um pouco dessa coisa lúdica da questão da pedagogia com o jogo, e eu, com a questão da administração, na faculdade eu estudei como fazer um plano de negócio, então eu sabia mais ou menos como montar uma empresa".
"E aí, a gente usou esses dois pontos para criar a décima terceira rodada. A Isabela veio com a parte de saber quais jogos a gente ia comprar para atingir o público infantil e eu para organizar a casa, e saber como é que a gente ia montar a empresa, e tudo mais a gente não transitou. Então hoje, a gente ainda continua nos nossos empregos, então a Isabela continua sendo pedagoga e eu continuo sendo administradora. A gente tem ainda os seus próprios empregos, mas a gente leva isso como um trabalho a mais, como hoje no Brasil a gente precisa, né, ter um trabalho a mais. Então, esse é o nosso trabalho a mais e, graças a Deus, é uma coisa que a gente ama".
“Eu fui fazer um intercâmbio no Canadá e, lá, um dos lugares que eu conheci, era uma cafeteria que tinha os jogos de tabuleiro para alugar. Na verdade, eles alugavam e tinham espaço para você ficar lá e jogar. Então, você pagava dez dólares e você entrava e jogava com seus amigos. Cada um pagava a taxa e podia ficar lá e jogar quanto tempo queria. E aí quando eu voltei, eu falei: Cara, eu queria muito que isso tivesse no Brasil, queria ter isso no Brasil. E a ideia era um dia eu montar minha própria cafeteria e ter meus próprios jogos de tabuleiro. Aí, a gente pensou em fases: como é que eu poderia alcançar isso, o plano era ter meus jogos em casa. Só que aí, veio a pandemia. Não dava para ter um espaço físico, não dava para abrir um lugar. Então, pensei: por que a gente não compra os jogos, têm eles em casa e aluga para as pessoas? Começou com o Home Club. A gente tinha um Home Club e o perfil em casa e a gente queria ter mais jogos. Como é que a gente faz para comprar mais jogos? Vamos alugar os jogos e aí alugando a gente mais e foi sempre assim. O valor que a gente ganhava, a gente investia em novos jogos. A gente tem esse acervo de 45 jogos, 50 jogos que a gente pode ter o nosso acesso. Então, esse hoje é o nosso lucro”.
“A ideia de ter um café, um local físico também, veio porque né, nossos pais são separados, e quando a gente era mais novo, meu pai vinha para Santos e a gente não tinha o que fazer. A gente ia para o shopping e aí chegava no shopping, o que fazer? Não tem nada para fazer. A gente almoçava, meu pai via o horário e falava 'ah, tenho que ir para casa, porque não tem mais o que a gente fazer aqui'. Então, a ideia era também ter um lugar para as pessoas passarem tempo de qualidade, sabe, juntas, darem risadas. Porque, muitas vezes hoje, a gente vai para o bar e fica mexendo no celular, ou vai para o restaurante e fica mexendo no celular.
"Então, a ideia de ter um local físico para as pessoas se divertirem, para que elas pudessem passar um tempo de qualidade juntas, né. Então, ter um jogo que dá para jogar em duas pessoas. Eu não tinha um espaço físico para jogar com meu pai, mas, se tivesse um café onde eu pudesse sentar e jogar aquele jogo com ele, seria muito mais legal e eu ia ter um tempo de qualidade com ele, né”.
“A gente aluga hoje jogos de tabuleiro. Então, a gente tem desde Monopoly, que é um jogo super tradicional que todo mundo normalmente tem em casa, a gente tem Perfil, tem o Master, tem o Catan, que é um jogo que custa R$ 500 na loja fechado, que normalmente as pessoas jogam uma vez e deixam guardados. A gente tem o Escape Room, que é um jogo que só dá para jogar uma vez, então se você tem na sua casa, você vai jogar até o nível 4 e acabou. Você não pode jogar mais porque você já sabe como jogar aquele jogo”.
“Então, são jogos que as pessoas vão ter a oportunidade de jogar por 20% do valor dele. Então, você vai alugar um jogo por R$ 40,00, R$ 50,00 e que você pagaria R$ 400, R$ 500 na loja. Então, a gente aluga os jogos por vinte por cento do valor que ele custa originalmente fechado. No início, quando começamos a comprar os jogos, a gente determinou que seria 20% do valor em cima do jogo. Então, a gente hoje, como eu disse, a gente não tem muito lucro. O lucro que a gente tem é para comprar novos jogos, então é sempre 20% e a gente pensa que a vida útil dos jogos serão cinco aluguéis. Claro que dura mais do que isso, então a gente pensa aí no gasto do jogo. Então, o jogo hoje vai durar cinco vezes mais com certeza, mas eu tenho que garantir que ele vai ter uma vida útil de cinco vezes, então aí, com cinco vezes eu pago o jogo. É um lucro bom e a gente conseguiu já comprar pelo menos, do nosso acervo original, que a gente tem hoje, a gente tem mais do que 35 jogos que a gente comprou com todos os aluguéis que a gente fez”.
“Na verdade, nunca teve problema de perda de peça, que foi uma preocupação que a gente teve desde o início. Então, os nossos manuais, eles são plastificados, as cartas são plastificadas, a gente toma muito cuidado com isso e, graças a Deus, a gente nunca teve nenhum jogo danificado. Lá no site, quando a pessoa aluga, ela tem um regulamento dizendo que se ela perder alguma coisa, danificar o jogo, ela tem que pagar o valor integral do jogo. A ideia é que quando ele sai daqui, a gente confere todas as peças e quando ele volta, a gente também confere todas as peças, e a gente pede para a pessoa conferir também porque, afinal, é uma troca, né. A gente está alugando e a pessoa também tá participando da nossa economia”.
“A Décima Terceira Rodada significa, na verdade, 13, porque é o DDD de Santos e aqui em Santos a gente é muito regional, muito bairrista. A maioria dos comércios tem alguma coisa ligada a Santos, pelo menos a gente tem que ser muito tradicional, então o 13 veio para ser 13 da área região de Santos, baixada santista, e o Rodada é que são as rodadas de jogo, né, então a nossa “logo” ela é até um tabuleiro, porque tem que remeter ali o jogo e a rodada, para quantas vezes você vai jogar. Então, ficou 13 rodadas, né. Ou seja, “Décima Terceira Rodada”.
“Eu tenho MEI porque eu trabalhava já como PJ, então eu era MEI e aí, casou super bem com o 13ª rodada, eu já ter o MEI, continuo o MEI. Hoje, eu não sou mais microempreendedora trabalhando, emitindo nota fiscal PJ, mas eu mantenho o MEI pelo 13ª Rodada, então ele ajuda bastante quando a gente precisa comprar algum jogo que tenha descontos para empresas, então a gente utiliza o MEI. Eu participei de uma feira de empreendedorismo e eu vi a importância mesmo do MEI. Eu acho que ter um CNPJ abre muitas portas e é uma facilidade que, assim, quem não tá legalizado, não tem. Então, alguns descontos que eu tenho por ser CNPJ, ou até mesmo emitir a própria nota fiscal é uma coisa que a gente nunca está preparado para ter. Então, se um cliente me pedir uma nota fiscal, eu tenho como emitir hoje em dia. Então, são pequenas coisas no dia a dia que você vê a diferença de ter um CNPJ, de ter um MEI. É claro que é um valor é uma DAS, que tem que pagar todos os meses, mas essa DAS no futuro vai recompensar e ajudar muito. Então, aos pouquinhos aí, ela meio que se paga”.
“A minha principal dificuldade hoje como empreendedora é divulgar. É fazer material criativo para colocar nas redes, é saber como impulsionar da melhor forma, saber como atingir o público da melhor forma. Porque é muito difícil saber quando as pessoas vão precisar de jogos, porque assim, elas podem precisar no sábado à noite, ou podem precisar numa terça de manhã. Então, a gente já tem atendido das melhores formas e das formas mais difíceis. Teve, por exemplo, um sábado que uma moça falou: eu tô no aniversário da minha irmã e a gente não tem o que fazer. Queria alugar um jogo e aí, a gente atendeu ela. Então, não tem muito como esperar que momento as pessoas vão precisar do jogo. Então, isso é uma dificuldade para a gente hoje. E como divulgar melhor, a gente tá ainda aprendendo isso, é um pouco difícil”.
“O mercado que a gente atua, ele é ainda um vazio, a gente ainda não tem muitos concorrentes, no Brasil inteiro são poucos lugares que alugam os jogos de tabuleiro. Então, a gente tem um oceano azul aí, uma oportunidade muito grande para explorar ao longo do tempo. A gente tem cidades perto que dá para alugar, como Praia Grande e a gente ainda não atende”.
“Os nossos clientes chegam até a gente através dos nossos amigos, familiares, e agora a gente tem nosso Instagram que estamos impulsionando os posts para chegar em mais pessoas, a gente tem vários amigos que indicam a gente fielmente, que fazem lá mesmo toda vez que estão jogando o jogo de tabuleiro com um amigo, lembram do 13ª Rodada e divulgam. Então, isso é muito bom, ajuda bastante o boca a boca, as pessoas divulgando. Mas também, a gente tá contando hoje com as mídias sociais, então, divulgando, impulsionando as publicações e tentando ficar mais presente no canal digital, que também é super importante”.
“Meus fornecedores hoje, a gente compra muitos jogos da Galápagos, eu acho que é a principal distribuidora de jogos hoje aqui no Brasil. Tem a Paper Games também, são jogos pequenos, mas muito bons. A gente tenta, hoje, ver os jogos mais diferentes que o público está procurando. E aí ,a gente pega direto da produtora dos jogos para também ajudar como produtoras”.
“Eu tive um suporte do Sebrae meio que indireto. Eu participei da Feira do Empreendedor do Sebrae e também, na minha faculdade, utilizei o método de criação de empresas para o TCC. Então eu sou formada em administração com ênfase em marketing. O meu professor, na época do TCC, ele utilizou o material do Sebrae para criar o plano de negócios. Então, eu fui muito influenciada pelo Sebrae no momento de criar empresa e saber toda a estrutura do plano de negócios. Então, foi muito positivo ter o Sebrae como um acesso para sempre que eu precisar de alguma coisa”.
“Hoje, a gente entrega os jogos através de um aplicativo de transporte. Antigamente, a gente entregava nós mesmos de bicicleta ou de carro, para economizar, até mesmo para o cliente não ter que pagar muito com o frete. Mas hoje, a gente acha muito mais simples chamar o aplicativo de entrega na modalidade motoboy. E aí, a gente entrega na casa da pessoa e a pessoa devolve para gente do jeito que ela prefere. Se ela quiser vir retirar ou se ela quiser vir entregar, aí, tá por conta dela, mas, assim, ter a facilidade de usar um outro aplicativo para gente é muito bom, porque a gente não fica dependendo de alguém ter que levar, né. E como a gente tem o nosso próprio emprego, fora da Décima Terceira Rodada, a gente também pode se organizar melhor utilizando uma outra ferramenta”.
“O futuro do nosso negócio, eu espero que a gente tenha um lugar físico para as pessoas jogarem, para passarem a noite, para se divertirem com seus amigos. É um sonho muito grande que a gente tem. É claro que hoje a gente sabe que economicamente é mais viável ter os jogos em casa, divulgar para as pessoas utilizarem na casa delas, mas é um sonho que acho que nunca vai morrer em mim. Acho que eu sempre vou querer ter um lugar próprio para as pessoas passarem o dia ou passarem a tarde jogando jogos de tabuleiro. Então, eu espero que um dia seja esse aí o nosso destino”.
Depois de acompanharmos os depoimentos da Gabriela falando da empresa de aluguel de jogos de tabuleiro dela em conjunto com a sua irmã Isabela, que lições podemos tirar? O que podemos aprender com elas?
Em todos estes artigos do Meu MEI é um Sucesso, diversas características aparecem quase sempre nos empreendedores. E aqui, foi uma necessidade não atendida que fez com que a Gabriela pensasse em algo para suprir aquela sua necessidade, aquele seu desejo.
Veja que ela, quando menor, sendo filha de pais separados, morando com a mãe, quando recebia a visita do pai, na cidade de Santos eles não encontravam nada para fazer juntos. Iam ao shopping, almoçavam e não tinha um “programa”, ela não encontrava um programa, uma atividade legal que pudesse fazer com o seu pai.
Logo, o pai olhava para o relógio e dizia que tinha que ir. Óbvio que na cabeça de Gabriela, se tivesse algo bom que fosse legal para eles fazerem juntos, como, por exemplo, um jogo que os dois pudessem jogar, o pai ficaria com ela mais tempo.
E mais tarde, quando viajava pelo Canadá, encontrou uma cafeteria que oferecia os jogos de tabuleiro para os clientes jogarem. Aí, se uniu aquele desejo dela de tempos atrás com o que ela encontrou lá.
E podemos dizer que muitos empreendedores começam assim. Algo que precisam ou querem, e não encontram se torna um desejo de oferecer aquilo, de ter aquilo disponível.
E quase sempre se você quer ou precisa algo e não encontra, aí pode estar uma grande oportunidade que merece uma boa análise. Será que é só para mim que isto faz falta? Só eu sinto necessidade disso? Muito provavelmente existem muitas pessoas que têm este mesmo desejo, esta mesma necessidade.
E aí, começa a aflorar aquele espírito empreendedor. Aqui mesmo, nos artigos desta série “Meu MEI é um Sucesso”, já descrevemos algumas histórias de empreendedorismo assim.
Mais uma vez, podemos ver que o empreendedorismo é uma necessidade sentida e não atendida foram os impulsos para um novo negócio. É um negócio praticamente pioneiro no Brasil. Assim, juntando o útil ao agradável, a Isabela e a Gabriela encontraram uma forma de erguer o negócio delas que está tendo sucesso.
Atualmente, elas continuam com seus empregos e o aluguel de jogos é uma renda “extra”, que até agora, como ela mesma diz, não deu exatamente “renda”, já que tudo o que estão ganhando estão re-investindo no negócio comprando mais jogos.
Aí outra característica bastante comum nos empreendedores - possuir um emprego com carteira assinada e ter esta outra atividade por fora, como um extra. Na maioria dos casos, com o tempo, esta atividade extra vai se tornando a principal e eles conseguem sair de seus empregos formais e se dedicar exclusivamente ao negócio.
A Gabriela tinha o sonho de ter um local próprio, uma cafeteria, um quiosque, um barzinho, onde pudesse ter o espaço para as pessoas jogarem ali, batendo papo, tomando um café, um chá ou mesmo um chope, comendo alguma coisa.
Ou somente usufruindo um tempo “de qualidade” juntos, como ela mesma fala. E jogando um jogo de tabuleiro por um preço acessível, bem mais barato que comprar o jogo e depois deixar de lado, sem utilidade, como acontece com muitos jogos que todos nós compramos e que alguns só se jogam uma vez.
Quando decidiram montar o negócio, em função da pandemia, visto que ainda vigorava a lei do isolamento e distanciamento social, a desejo de ter um local físico não se tornou possível.
Então, veio a ideia de comprar os jogos e disponibilizar para as pessoas alugarem para jogar em casa, ou no local em que estivessem.
Mas o desejo de ter um local físico para as pessoas irem e jogarem lá, ainda continua sendo um sonho para Gabriela. E com a determinação típica dos empreendedores brasileiros, certamente ela alcançará este desejo.
Outro ponto importante no negócio delas, é a formalização, a legalidade. Mesmo sendo um “extra”, é importante você estar legalizado para poder usufruir dos benefícios de quem está formalizado.
Poder emitir notas fiscais, ter um CNPJ, com um endereço formal transmite responsabilidade, profissionalismo e gera credibilidade diante dos clientes.
Comprando com seu CNPJ, você consegue descontos com fornecedores, podendo inclusive, comprar um veículo com descontos interessantíssimos, e até mesmo fazer um plano de saúde com valor mais acessível.
Importantíssima também para muitos MEIs, não é o caso da Gabriela, que sempre teve emprego formal, mas para muitos, que no período da pandemia, precisaram interromper suas atividades por estarem com Covid tiveram o seu direito previdenciário assegurado, recebendo o auxílio doença.
Além disso, você pode ter diversas outras vantagens ao se formalizar. O poder público de uma maneira geral tem privilegiado muito os micro e pequenos empreendedores formalizados.
Hoje, você como MEI, tem à disposição empréstimos e financiamentos com condições bem mais favoráveis, acesso a serviços financeiros, poder abrir uma conta corrente pessoa jurídica.
Também pode ter acesso a crédito em condições mais favoráveis junto aos bancos e também dispor de toda a assistência do Sebrae, que está à disposição com todo o seu aparato técnico para acolher o empreendedor, orientá-lo e auxiliá-lo, fazendo com que ele possa desenvolver as suas atividades da melhor forma possível.
São muitas vantagens para o empreendedor formalizado por um custo bem baixo.
Ela já tinha um MEI, já conhecia a forma de montar um plano de negócio pelo modelo Sebrae, que foi assunto do seu curso de graduação.
Já havia participado e conhecido a feira de empreendedorismo. Mais uma vez, o Sebrae aparece como um alavancador do espírito empreendedor auxiliando, no caso dela, mesmo de forma indireta.
O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI, os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas, com consultores e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita.
O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar: www.sebrae.com.br
Para saber mais:
Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line
O que você precisa saber antes de virar MEI
Portal do Empreendedor: Verifique se você atende as condições para ser MEI
Fonte: 13ª Rodada - Vida de MEI
Origem: Canal Empreender
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Sat Dec 21 00:06:49 BRT 2024
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Uma boa gestão de tempo pode fazer toda a diferença no dia a dia de um empreendedor e também pode ser uma das chaves para o sucesso a médio e longo prazo. Neste artigo, baseado no podcast Uber Avança, o Sebrae traz dicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar a a obter melhores resultados no seu negócio. Ao falarmos de tempo, temos uma certeza: ele é imutável e igual para todos. É impossível esticar os minutos, encolher as horas ou acrescentar mais um dia na semana. Assim, mesmo se não o utilizarmos adequadamente, ele nunca mais voltará. Importante também destacar que não é possível fazer uma gestão do tempo, em si. O que é possível é gerenciar o nosso comportamento frente à forma por meio da qual lidamos com o tempo, no intuito de utilizá-lo de maneira mais eficiente e proveitosa. E compreender que isso irá fazer toda a diferença em nossa vida e em nosso trabalho. 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Não existe uma única maneira de organizar o seu tempo. Você só precisa encontrar aquela que melhor se adapta ao seu dia a dia. Importante: não confie na memória. Tenha tudo sempre anotado. Você pode escolher um método simples, como uma agenda ou um bloco de anotações, ou opções que envolvam as tecnologias, como o celular, a agenda de e-mail, os sites e os aplicativos. Classifique a prioridade das ações em função dos resultados que você quer e precisa alcançar. Ou seja, o que é mais importante para que você consiga atingir as suas metas? Planeje o que, onde e quando fazer, bem como quem poderá ajudá-lo, quanto tempo levará e quanto custará. Muitas vezes, quebrar as ações maiores em atividades menores é recomendável, pois isso leva à realização da atividade maior com mais eficiência. Dessa forma, cada etapa pode ser comemorada, para se sentir mais motivado para seguir em frente. No caso das tarefas diárias, você pode fazer uma lista mensal, uma semanal e uma diária com as tarefas importantes, colocando-as em ordem de prioridades. Outro ponto importante a ser destacado são os chamados drenos ou ladrões de tempo. Comportamentos que desviam a atenção ocasionam na perda de minutos ou horas preciosas. Confira: Perfeccionismo: o foco sempre deve estar na excelência dos produtos ou serviços prestados, mas o excesso de zelo e o perfeccionismo podem prejudicar a produtividade, ao se gastar muito tempo com uma atividade específica, em busca de uma suposta perfeição. Dificuldade de filtrar as distrações: conferir as redes sociais a cada cinco ou dez minutos parece não interferir, mas é um grande ladrão de tempo. Por isso, evite essa prática. Reserve momentos para navegar nas redes, se atualizar sobre as notícias e até para bater papo com os amigos, mantendo sua atenção no trabalho durante o período que foi a ele destinado. Não definir prioridades: quando tudo é urgente, nada é urgente. Assim, fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode parecer produtivo, mas atrapalha o foco e organização do tempo. Portanto, realizar tarefas por completo, seguindo uma ordem de prioridade podem aumentar a produtividade. Procrastinação: é uma grande inimiga da produtividade. Se trata de um dreno usado para delongar tarefas. Por exemplo, se você tem o prazo de um dia para executar algo, vai buscar fazê-lo em um dia. Se o prazo for de dois dias, a tendência é deixar para fazer no final do segundo dia. Outro exemplo ocorre quando se tem uma tarefa realmente significativa para desempenhar, mas pequenas coisas, menos importantes naquele momento, são colocadas na frente, como lavar a louça, checar as redes sociais. O importante é ter foco e seguir o seu gerenciamento de tempo, de acordo com as prioridades, buscando fugir das distrações. Transforme tudo em hábito: com disciplina, comprometimento e organização, é possível transformar todo o seu planejamento em hábitos. Dessa forma, se internaliza a mentalidade produtiva. É um processo gradativo, mas que é viável e que pode trazer resultados efetivos para sua vida e para os seus negócios. Reforçando: não esqueça dos momentos de descanso e lazer. O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é essencial para o sucesso. Com organização e planejamento, é possível ser um empreendedor com ótimos resultados e ter tempo de qualidade para você. Acesse aqui cinco dicas sobre como melhorar o gerenciamento do tempo. Coloque em prática esses conhecimentos e torne seus dias mais produtivos.
Sat Dec 21 00:04:54 BRT 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Sat Dec 21 00:03:41 BRT 2024
Plano de Negócios: o que é, como fazer e modelo do Sebrae
Muitos novos empreendedores enfrentam um turbilhão de desafios nos primeiros meses de suas jornadas empresariais. Encontrar o local ideal, entender os custos envolvidos e colocar as ideias em prática são apenas alguns dos obstáculos a superar. No entanto, um passo fundamental que frequentemente é negligenciado é o planejamento do futuro da empresa. Imagine-se como um explorador destemido navegando em mares desconhecidos. Você pode ter a bússola que aponta o norte, mas sem um mapa que detalhe o caminho a seguir, você corre o risco de se perder no vasto oceano dos negócios. Para evitar contratempos e garantir que sua jornada empreendedora seja um sucesso duradouro, a elaboração de um plano de negócios é mais do que indispensável – é crucial. Este artigo o guiará através das etapas essenciais para criar um plano de negócios sólido, adaptado às necessidades e desafios específicos dos micro e pequenos empreendedores. Você aprenderá a transformar suas visões em realidade, definir metas claras e, o mais importante, minimizar os riscos associados ao empreendedorismo. Portanto, prepare-se para traçar o roteiro do seu negócio e navegar com confiança rumo a um futuro próspero. O que é Plano de Negócios? Um plano de negócios é um documento estruturado que descreve detalhadamente todos os aspectos de um empreendimento, desde sua visão e missão até sua operação prática e estratégias de crescimento. É essencialmente um guia que define os objetivos de negócios, identifica os recursos necessários, analisa o mercado e a concorrência, além de estabelecer estratégias para alcançar o sucesso. Um plano de negócios é uma ferramenta crucial para orientar o empresário na tomada de decisões, atrair investidores e financiamento, e manter o negócio no caminho certo para o sucesso. Ele é especialmente valioso para micro e pequenos empreendedores, pois ajuda a minimizar riscos e maximizar oportunidades.
Sat Dec 21 00:02:06 BRT 2024
10 ideias de como ganhar dinheiro na internet sem sair de casa
São muitas as oportunidades que o mercado disponibiliza para quem deseja abrir um negócio. Com o avanço da tecnologia, uma janela de possibilidades se abriu para os profissionais que procuram a sua independência financeira trabalhando remotamente. Neste artigo, você vai conhecer 10 alternativas para empreender e começar a entender como ganhar dinheiro na internet sem precisar sair de casa. 1. Ganhe dinheiro como afiliado digital Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas provavelmente você já entrou em contato com um desses profissionais em compras realizadas via internet. Primeiramente, trataremos do afiliado digital, profissional que comercializa produtos em determinado site e é remunerado com uma comissão por cada venda realizada. Sim, muitas empresas disponibilizam suas plataformas para que pessoas se cadastrem como vendedores on-line. Em alguns deles, é possível tirar uma comissão de até 20%! Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae no ano de 2021, considerando uma disponibilidade mensal de 120 horas, o potencial de renda média mensal é de R$ 2.400,00. Para esse tipo de trabalho, deve-se escolher os modelos com o quais você gostaria de trabalhar a divulgação: blogs, loja virtual, redes sociais. Uma dica para a escolha é pensar nas plataformas que você teria maiores facilidades em fazer o trabalho de vendas. Em seguida, busque pelos melhores programas de afiliados para os modelos escolhidos.Criar uma estratégia de marketing digital e colocá-la em prática será o foco do seu trabalho. Para ter sucesso é fundamental gerar tráfego para o seu site, use e abuse de SEO, redes sociais, e-mail marketing e muita, muita técnica. E então? Achou interessante? Antes de iniciar, pesquise bastante. O Sebrae preparou um conteúdo para de ajudar a começar a ganhar dinheiro na internet e se formalizar. 2. Ganhe dinheiro em casa como infoprodutor Já pensou em ganhar dinheiro online compartilhando o seu conhecimento com o mundo? Os infoprodutos se destacam pelo seu caráter facilitador, despertando automaticamente a simpatia do usuário, que enxerga neles uma solução prática para a sua necessidade de adquirir informações com simplicidade. Aomesmo tempo, em termos de venda, os infoprodutos são fáceis de comercializar pela sua adaptabilidade. Assim, é possível adequá-los a diversos tipos de negócio, garantindo a máxima de não colocar todos os ovos da sua empresa em um mesmo cesto. Produtos digitais como e-books estão em alta e são uma ótima oportunidade para quem deseja empreender. Isso porque você só precisa produzi-los uma única vez e pode vender quantas vezes quiser. Livros de receitas? Aulas de música? Dicas de marketing? São infinitas as possibilidades. Pense em algo no qual você é muito bom e invista nisso! Os formatos possíveis para a produção do conteúdo são diversos: e-books, e-magazines, vídeo aulas, audiobooks, podcasts e webnars. Essas são algumas das alternativas para produzir conteúdo sem sair de casa e comercializá-los e ganhar dinheiro na internet. Ficou interessado? Saiba mais sobre infoprodutos nessa cartilha preparada pelo Sebrae. Decidiu começar a produzir e comercializar? Veja como estar em dia com a receita federal ao produzir os conteúdos digitais. 3. Venda cursos on-line sem sair de casa Nosso terceiro tópico trata da venda de cursos online. Esse trabalho é semelhante ao do infoprodutor, pois você também empreende produzindo cursos pela internet. Além do e-book, você oferece cursos on-line voltados para o público interessado no assunto que você domina. É possível, inclusive, vender os dois produtos em conjunto e aumentar o seu faturamento. Uma outra possibilidade interessante é lançar cursos para outros profissionais interessados nesse mercado. 4. Monte uma revendedora e ganhe dinheiro na internet A revenda de produtos não é novidade para ninguém. Todo mundo conhece alguém que trabalha com isso, não é mesmo? Mas hoje em dia essa atividade está se transformando. Isso porque a quantidade de empresas que permitem que isso seja feito de forma totalmente on-line vem crescendo a cada dia. Nos últimos anos, o mercado se expandiu e, agora, vai muito além do comércio porta a porta. Grandes marcas de chocolate, beleza e perfumes procuram pessoas interessadas em negociar mercadorias de modo totalmente virtual. Revender produtos online é uma excelente maneira de montar uma loja virtual e começar a ganhar dinheiro na internet. Além disso, em geral não é necessário investimento financeiro para começar um negócio desse tipo. E aí? Essa opção é para você? Pensando nisso, o Sebrae oferece um curso gratuito te ajudar a montar sua primeira loja virtual. Não perca a oportunidade! 5. Agente de viagem Se você gosta de trabalhar com turismo, essa pode ser uma boa fonte de renda! Você sabia que algumas empresas do setor contratam profissionais para vender seus pacotes on-line? Isso mesmo! A maioria delas oferece um curso básico e um modelo de franquia para quem deseja trabalhar por conta própria, e de casa. Por meio da internet, você capta clientes e recebe uma comissão por cada pacote fechado. 6. Importação Já pensou em lucrar até 300% em um produto? Conhecido como dropshipping, o meio de comercialização de itens importados que tem atraído o interesse de muitas pessoas. Isso porque além da margem de lucro alta, o lojista não precisa de estoque para começar a trabalhar. E como funciona? O profissional atua como intermediário entre o cliente e o fornecedor. A partir de uma conta criada no site da empresa, você começa a vender os produtos sem se preocupar com o estoque nem com a entrega final, pois essas são responsabilidades do fornecedor. É uma ótima alternativa para quem deseja empreender, mas ainda não tem capital para investir. 7. Pesquisas on-line Quanto vale a sua opinião? Essa pergunta pode parecer estranha, mas muitas plataformas de pesquisas on-line pagam as pessoas por suas participações. As empresas contratam esse serviço para saber a opinião do público sobre novos produtos, ou sobre como melhorar aqueles que já estão no mercado. 8. Cuidado com pets Você gosta tanto de animais que até toparia cuidar dos pets de outras pessoas? A procura por esses profissionais tem crescido e aberto uma boa oportunidade para se fazer dinheiro. Atualmente, alguns aplicativos conectam os donos de cachorros a pessoas que possam passear com eles ou mesmo hospedá-los por algum período. Os passeios chegam a custar cerca de R$ 45, enquanto as hospedagens variam entre R$ 20 e R$ 200. 9. Monte um delivery de comida Se as suas habilidades estão relacionadas à culinária, essa é a sua chance de transformar a sua cozinha em um restaurante! Você pode cadastrar o seu negócio em aplicativos de delivery e selecionar a opção de plano com entregador. Assim, você não precisa se preocupar com os custos de entrega ou com a criação de uma loja virtual própria. 10. Serviços e soluções digitais Como não poderia ser diferente, trabalhar com soluções digitais é perfeitamente possível de ser feito de casa. Isso porque, como visto acima, área de tecnologia está em alta e a demanda por mão de obra qualificada não para de crescer. Se a sua especialidade é relacionada à área, essa é uma ótima alternativa para empreender. Alguns exemplos de serviços são: desenvolvimento de sites, criação de softwares e aplicativos e web design. Até mesmo alguns serviços de suporte de informática podem ser realizados de modo virtual. Por fim, sabemos que empreender demanda tempo, conhecimento e persistência. Como vimos aqui, são muitas as oportunidades e diversos os ramos em que você pode atuar de casa e sem precisar de um grande investimento financeiro para começar. Descubra outras ideias e dicas que podem te interessar10 ideias de negócios para ganhar mais de 4 mil reais por mêsAcesse todas as Ideias de Negócios do Sebrae
Sat Dec 21 00:01:38 BRT 2024
Aprenda a transformar a arte em pedra-sabão num negócio rentável
Quer saber como transformar o artesanato em pedra-sabão em um negócio rentável? Siga neste artigo, que vamos te contar como o uso deste material mudou a realidade de moradores de Minas Gerais, que se tornou referência na produção deste tipo de arte no Brasil. E como a pedra-sabão também se instalou no Piauí, a partir de uma família pioneira na produção de arte feita com este mineral. Pedra-sabão é o nome popular da rocha esteatito que, ao ser tocada, dá a sensação de ser lisa como sabão. O esteatito é uma rocha metamórfica e compacta, composta de talco e minerais como magnesita, clorita, tremolita e quartzo. É encontrada na natureza nas cores que vão do cinza ao verde. Por conter alta quantidade de talco em sua constituição, a pedra-sabão é fácil de ser trabalhada, tornando-se matéria-prima ideal para artesãos mais refinados. Outra característica desta rocha é sua resistência tanto ao frio extremo quanto às altas temperaturas, permitindo que ela seja utilizada para diversos fins. Pedra-sabão, arte que faz parte do DNA da cultura de Minas Gerais No Brasil, ela é vista em abundância em Minas Gerais, onde está presente no calçamento de ruas, na arte sacra das igrejas barrocas, em monumentos, esculturas e nas famosas panelas mineiras. Graças às suas propriedades minerais, a rocha é praticamente impenetrável, tornando-se imune à ação de substâncias ácidas ou alcalinas. Por conta de sua resistência e durabilidade, a pedra-sabão é muito usada na cozinha mineira e na arte barroca, que perdura por séculos. Exemplo disso são os 12 profetas esculpidos em pedra-sabão pelo mestre Aleijadinho no século XVIII e que estão expostos no Santuário do Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas (MG). Em Ouro Preto, a pedra-sabão é a base do artesanato local, que se tornou a identidade mineira. Os artesãos locais ainda fazem esculturas em pedra-sabão semelhantes aos artistas do passado, mas também criam artesanatos variados com a pedra, como vasos, potes, filtros, pratos, canecas, bandejas, tabuleiros de xadrez, porta joias etc. A importância da pedra-sabão para a economia local está diretamente ligada ao artesanato, que além de gerar renda à população, perpetua os saberes locais e inibe processos migratórios, graças aos hubs produtivos em torno deste fazer ancestral. Esta arte faz parte do DNA da cultura mineira. Está impregnada em suas raízes, sendo que várias das cidades mineiras são fonte de inspiração e referência a este tipo de técnica artesanal. O distrito de Santa Rita, em Ouro Preto, é um dos lugares que mais agrega artesãos de pedra-sabão no país. É uma expressão secular da região, que remete à tradição barroca, desde as ornamentações de igrejas, nos interiores e portas, até obras de artistas como Aleijadinho. Fazendo uso de uma estética mais contemporânea e minimalista, também é destaque em Minas Gerais o trabalho do estúdio Alva Design, que traz uma linha de objetos sofisticados e que agrega valor à matéria-prima, transformando a pedra-sabão em objetos de desejo para consumidores mais exigentes. No Piauí, a pedra-sabão garante a permanência de moradores tradicionais Outra localidade que encontrou no artesanato com pedra-sabão uma alternativa de negócio para a população local é o Piauí. No povoado de Piracuruca, próximo ao Parque Nacional de Sete Cidades, a arte em pedra-sabão vem sendo comercializada há décadas pela família Monteiro. O processo de criação das peças envolve uma cadeia sustentável, sem o uso de máquinas, para a extração do mineral. Para evitar que a atividade familiar desapareça, os Monteiro mantêm parcerias com o Sebrae e universidades para criar oficinas de capacitação na comunidade local para formar novos artesãos. Conhecer o trabalho realizado por esses artesãos da pedra-sabão é fonte de inspiração para quem deseja empreender na área. Para a criatividade não há limites e o sucesso de qualquer empreendimento está em oferecer algo que solucione uma necessidade de maneira única. Neste contexto, a versatilidade da pedra-sabão, que além de ser resistente e durável é sustentável, pode ser um ponto de partida para você considerar trabalhar com artesanato. Que tal? Leia também: Quer investir no Artesanato? Saiba mais sobre esse mercado. Artesanato sustentável: profissionalização e vendas
Sat Dec 07 00:04:37 BRT 2024
Influenciadores digitais
Puxado principalmente pelo marketing de influência, o mercado mundial da economia criativa deverá movimentar a cifra de US$ 480 bilhões no ano de 2027 – segundo pesquisa realizada pela Goldman Sachs Research.O Brasil, primeiro no ranking mundial de países onde os influenciadores têm mais poder sobre a decisão de compras dos consumidores, certamente será impactado por esse movimento.Os influenciadores são pessoas-chave da estratégia das marcas, devido à criação de conteúdo e à interação com o público. Mais que isso, atualmente no ambiente digital, os influenciadores empreendem e os empreendedores influenciam.Essa dinâmica é cada vez mais forte e, para influenciar e empreender estrategicamente, acessando mercados e gerando negócios, é fundamental enfrentar os desafios, além de dominar conhecimentos e apresentar qualificações.
Thu Dec 05 09:34:56 BRT 2024
10 características de uma empreendedora de sucesso
Quer saber se está no caminho certo, investindo nos pensamentos e condutas necessários para que seu negócio seja cada vez mais bem-sucedido? Então confira essas dicas rápidas que o Sebrae-SP separou sobre as atitudes de uma boa empreendedora: 1. Ter iniciativa e buscar oportunidades Os negócios criados por pessoas proativas sempre oferecem novidades para seus clientes. Se você tiver esse perfil, será uma empreendedora atenta ao mercado e que se antecipa às possíveis situações difíceis. 2. Ser persistente Nem todos os negócios engrenam logo de início, por isso é importante ter perseverança e continuar trabalhando. Acredite nas suas ideias e nos seus clientes, arregace as mangas e vá ao trabalho. Com o tempo você vai aprender como aperfeiçoar sua empresa e progredir. Por isso, não desista nunca! 3. Correr riscos calculados No mundo dos negócios, é importante ter ousadia. Tenha disposição para assumir desafios, mas não se esqueça de planejar antes de arriscar, pois suas apostas nunca podem comprometer a saúde da empresa. Por exemplo: sabe aquele investimento a mais que pode gerar um aumento de produção, mas que também traz o medo de não dar certo? Não se limite! Tenha coragem, planeje e invista. 4. Exigir qualidade no negócio Empreendedores devem fazer mais e melhor pelo seu negócio. Nunca se acomode e sempre busque crescer. Uma boa dica para colocar isso em prática é tentar se destacar ao superar as expectativas dos seus clientes e nunca deixar de cumprir tudo o que prometer. 5. Ter comprometimento Negócios de sucesso estão ligados à dedicação de seus donos. Ser empreendedora exige certo esforço, então esteja disposta a trabalhar bastante na empresa. Pode ser que você perca alguns finais de semana, mas com um bom trabalho e paciência ao longo da jornada a recompensa vai valer a pena. 6. Estudar muito Estar atualizada sobre o mercado é muito importante para manter seu negócio vivo, pois o aprendizado sempre te alinha às demandas dos clientes. A dica é simples: procure cursos e profissionais que são referência na sua área e estude muito. 7. Estabelecer metas É essencial fixar objetivos claros para o seu negócio. Com metas consistentes, a empresa sabe para onde caminhar e dá passos muito mais sólidos rumo ao sucesso. 8. Criar sistemas de monitoramento Para a empreendedora, é muito importante saber tudo o que acontece na empresa: desde o caixa até a saída dos produtos. Ter o controle total é vital para manter o negócio saudável. Seja por meio da criação de relatórios, realização de questionários ou qualquer outro método, o importante é saber como seu empreendimento está funcionando. 9. Ter uma ampla rede de contatos Para fazer negócios é essencial ter uma ampla carteira de clientes, que podem estar em diversos lugares do seu círculo de relacionamentos. Pode ser um amigo, um primo ou um conhecido: nunca se sabe onde um bom negócio pode acontecer. Por isso, esteja atento e tenha muito relacionamento profissional. 10. Ter autoconfiança A característica principal de uma empreendedora exemplar é acreditar muito no seu negócio. Abrir uma empresa dá trabalho e impõe algumas dificuldades, mas, quando se acredita na ideia e se esforça para que dê certo, a satisfação pelos ótimos resultados é enorme. Por isso, sempre vista a camisa e acredite no seu potencial. *Dica extra: Fazer boas parcerias Desde antes de começar o seu negócio e ao longo de toda a jornada, tenha parceiros que te ajudam a crescer. No Sebrae, você encontra essa parceria sólida, de confiança, que entende do assunto e te impulsiona a alavancar sua empresa ao máximo. Conte com a gente! Fonte: https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/videos/as-10-caracteristicas-do-bom-empreendedor,d1bdd85dea889510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Sat Nov 16 00:01:45 BRT 2024
Como abrir uma ótica?
Inspirados pelo conteúdo do especialista Vinícius Gonçalves, selecionamos algumas dicas para você compreender o mercado de óticas e poder abrir o seu negócio o quanto antes. Uma ótica de sucesso trabalha com a montagem e venda de óculos e lentes de grau, além de armações, óculos de sol e acessórios estéticos. Como ponto positivo do negócio, está a estabilidade. São poucos os casos de óticas que têm redução nos ganhos após conquistar a clientela. Também, o uso de óculos e lentes de contato cresceu muito. Isso, somado ao caráter estético e tendencial dos óculos de sol, transforma a ótica em um negócio com um bom potencial lucrativo. Ficou interessado? Nesse texto, iremos esclarecer suas dúvidas sobre o quanto custa abrir uma ótica, qual é o faturamento, estrutura e fornecedores necessários, quantidade de funcionários, como escolher a melhor localização para montar uma ótica, concorrência e mercado. Então, vamos às dúvidas. Quanto custa abrir uma ótica? Elaborar um plano financeiro irá te ajudar a compreender de forma mais realista o valor do investimento inicial. Como é importante que você tenha uma noção de quanto precisa investir, seguem algumas estimativas: um investimento médio fica em torno de 41 a 55 mil reais, a serem distribuídos. Antes, uma informação importante: se você trabalhar apenas com a revenda de óculos e lentes, sem ter um laboratório próprio ou uma estrutura diferenciada, o investimento cai para, em média, cerca de 30 a 35 mil reais. Capital de giro: O capital de giro será uma peça fundamental para a saúde do seu negócio. É ele que vai garantir o funcionamento do seu negócio nos primeiros meses e evitar problemas financeiros, até conseguir se solidificar no mercado. O valor de capital de giro é de 20 a 30 mil reais, dos quais 15 a 20 mil são de estoque e oito a dez mil reais são de caixa mínimo. Qual é o faturamento bruto e líquido de uma ótica? O faturamento médio da ótica já consolidada gira em torno de 35 a 50 mil reais, com um percentual de lucro líquido estimado de 15 a 22%. Assim, sobra ao dono do negócio aproximadamente seis a dez mil reais mensais. Estrutura e fornecedores para montar uma ótica: Uma ótica pequena vai precisar de um ponto com área de pelo menos 40 metros quadrados. Caso opte por laboratório próprio, ele deve ter no mínimo 15 metros quadrados. A ótica deve ter ambientação leve. Uma dica de estilo é usar estruturas em madeira e prateleiras em metal e vidro com espelhos, fazendo com que o espaço pareça mais amplo. Coloque também algumas mesas, cadeiras e espelhos provadores, o que vai proporcionar comodidade aos clientes e, ao mesmo tempo, facilitar as vendas. A vitrine e os balcões devem ser bem iluminados. Com o mostruário de óculos, é importante instalar também um laboratório para ajuste de lentes e hastes de armações. Os equipamentos para manter o processo produtivo das óticas são as máquinas: Lixadeiras para lentes, lensômetro, máquinas facetadeiras, aquecedor de areia, centrador a ASZ-L Ingo, Rhanil Essilor, Motor flex jova, Fura lentes proxxon, espelhos de balcão, vitrines e outros. Você ainda vai precisar de equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora e máquina de cartão. Quantidade de funcionários da ótica: Para o sucesso de uma ótica, será fundamental a contratação de profissionais especializados. É recomendável ter pelo menos um profissional com experiência em optometria. Isso vai trazer credibilidade ao seu negócio. Os demais funcionários devem ser atenciosos, bons atendentes e vendedores, prezando pelo bom relacionamento com os clientes e foco na fidelização. No geral, uma ótica pode iniciar com um a dois atendentes, um gerente que pode realizar atendimentos e um auxiliar de limpeza. Como escolher a melhor localização para montar uma ótica? A escolha do ponto da sua ótica é uma das decisões mais importantes a serem tomadas. O local ideal tem influência direta no sucesso dos empreendimentos nesse setor, então, cuidado: priorize lugares de grande fluxo de veículos e pessoas, e opte por locais próximos a hospitais, clínicas médicas, farmácias e comércios. Mas, lembre-se de respeitar o orçamento que você tem disponível para não comprometer outros aspectos do seu negócio. Reserve parte do capital para campanhas de marketing agressivas: Atualmente, o uso de redes sociais como Facebook e Instagram são tendências. Os anúncios custam pouco, assim, é possível destacar-se dos concorrentes. Panfletos com promoções ainda trazem bons resultados, então, invista também nesta modalidade de propaganda. Lembre-se: A atividade deve ser exercida com base no regramento legal, em especial, o Decreto nº24.492, de 28 de Junho de 1934, bem como respeitando-se normas legais estaduais, municipais ou distritais. Quando não executada por pessoas com qualificação técnica apropriada, a atividade de produtos e serviços óticos pode trazer sérios riscos à saúde e bem estar do consumidor. A concorrência no mercado é moderada, mas o índice de óticas que fecham é pequeno, o que demonstra ser ainda um bom negócio. Outro ponto importante é a boa margem de lucro. Vale lembrar que, embora existam concorrentes on-line, a maioria das pessoas ainda prefere comprar diretamente em óticas, principalmente em razão das indicações de médicos e o medo de usar óculos ou lentes inadequadas. Abrir uma ótica pode ser um desafio, pois há uma série de dificuldades a serem enfrentadas. Entre elas, estão o alto custo inicial de investimento em equipamentos, a necessidade de obter um amplo conhecimento sobre lentes e armações para poder oferecer produtos de qualidade aos clientes, a concorrência acirrada com outras óticas e a necessidade de manter-se atualizado sobre as tendências e inovações do setor. Por outro lado, uma das principais vantagens é o potencial de lucro, já que os óculos são itens indispensáveis para muitas pessoas e há uma grande demanda por eles. Além disso, é possível oferecer serviços personalizados, como ajustes e consertos, o que pode gerar fidelização de clientes. Outro benefício é a possibilidade de trabalhar com produtos de alta qualidade e tecnologia, o que pode ser uma fonte de satisfação pessoal e profissional. Aproveite e acesse os conteúdos que separamos para você: Dez dicas para melhorar o visual de sua loja O ponto de venda, conhecido também como PDV, é o local onde o consumidor passa pela experiência de compra, encanta-se com o produto e torna-se fã de sua marca. Portanto, é necessário que o cliente ou potencial cliente sinta-se atraído ao entrar em sua loja, e fique satisfeito dentro dela. Pare que isso aconteça, planejamento e ação são fundamentais. Esta cartilha traz dez dicas para que a sua loja torne-se tão atrativa quanto vendável. Marketing digital: planejar para vender pela internet "Com este curso, você terá acesso a informações para conseguir identificar as oportunidades do marketing digital, que podem ser utilizadas em benefício do seu negócio." Essas foram algumas dicas para você compreender o mercado de óticas e abrir seu negócio agora mesmo. O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.
Mon Nov 04 11:41:32 BRT 2024
Halloween traz magia e diversão para turbinar negócios temáticos
Que tal fazer umas bruxarias para turbinar o seu negócio? O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma ótima oportunidade para incrementar vendas de doces, fantasias, eventos e uma série de outros itens. E também uma chance de aumentar o faturamento junto com um pouco de diversão. Comemorado todo dia 31 de outubro, o Halloween é uma festa que vem de tradições pagãs de muitas culturas celtas, notadamente as dos países de língua inglesa. Inicialmente, era o Festival de Samhaim, celebrado com a chegada do outono, quando os dias vão ficando mais escuros e as folhas amarelam. Por isso, as cores tradicionais dessa data são o laranja e o preto. Com o tempo, a festa foi adotando referências cristãs e passou a ser chamada de All Hollow’s Eve, ou Halloween, que significa véspera do Dia de Todos os Santos. A tradição pagã diz que o Halloween é a data em que há uma ponte entre o mundo dos vivos e o dos espíritos, que assumem a forma de fantasmas ou esqueletos. Para afastar as assombrações, as pessoas acendiam fogueiras, lanternas e tochas e também usavam máscaras e fantasias para que esses espíritos não reconhecessem os humanos e andassem por aí sem incomodá-los. É tradicional a lanterna de abóbora, em que as caretas são entalhadas em abóboras que, depois, recebem velas para iluminar a noite. Nos Estados Unidos, onde a comemoração do Dia das Bruxas é a mais forte atualmente, as crianças fantasiam-se de espíritos e tocam as campainhas das casas perguntando “gostosuras ou travessuras?”. As pessoas costumam dar doces ou algum mimo para evitar as travessuras das crianças, como assustar as pessoas com suas fantasias ou borrifar a frente da casa com espuma colorida, por exemplo. No Brasil, o Halloween vem ganhando força ultimamente, principalmente graças a escolas de inglês que celebram a data para integrar os alunos. Oportunidades O Dia das Bruxas é uma ótima oportunidade de negócios para vários setores. No comércio, é uma boa ocasião para a venda de objetos de decoração temáticos em formatos como vassouras, caldeirões, lanternas em forma de abóboras, caveiras, adesivos etc. O comércio de fantasias não fica atrás, com trajes de bruxas, fantasmas, vampiros, máscaras diversas e tudo o que a imaginação criar. Na área de doces, as opções de venda são inúmeras. Muitas marcas lançam balas e biscoitos com temática de Halloween, mas há opções que podem ser usadas o ano todo, como chicletes e balas de gelatina com formato de olho, por exemplo. Uma pequena doceira pode fazer biscoitos em formato de chapéu de bruxa, por exemplo, para comemorar a data. E o pequeno comerciante pode, ainda, criar kits de doces para serem distribuídos para as crianças. Bares e restaurantes podem faturar mais com eventos e cardápios exclusivos para o Halloween. A decoração e a festa são formas de atrair um público maior. Mas também há formas de expandir as comemorações com eventos que pegam carona no tema, como a Marcha dos Zombies, ou Zombie Walk. Inspirado em seriados de TV, a marcha foi sendo realizada em vários lugares do mundo no dia 2 de novembro, Dia de Finados. No Brasil, a primeira Marcha dos Zumbis foi realizada em São Paulo em 2006, mas, hoje, várias outras capitais também realizam o evento, que é aberto e chama a atenção pelas fantasias aterrorizantes dos participantes. O evento tem atraído um grande número de turistas de todo o Brasil, que acaba movimentando toda a cadeia hoteleira, transporte e alimentação. Saiba mais, faça os cursos on-line gratuitos do Sebrae: Por whatsApp, o curso Como posso empreender para fortalecer negócios criativos? vai mostrar que ser criativo é praticamente um requisito para empreender! Neste curso, você vai aprender a combinar a criatividade e o espírito empreendedor para agregar valor ao seu negócio. E no curso Como aumentar suas vendas, você receberá a capacitação para aumentar as vendas, utilizando os principais componentes de marketing: produto/serviço, preço, ponto e promoção.
Tue Oct 29 09:39:34 BRT 2024
Empreendedorismo em 2024: descubra as melhores áreas para investir
Viver em constante sintonia com as tendências de mercado e os movimentos que influenciam os negócios é mais do que uma necessidade nos dias atuais; é uma estratégia essencial para empreendedores que almejam o sucesso. A dinâmica acelerada dos avanços tecnológicos, as transformações sociais, as preocupações ambientais e as mudanças econômicas têm delineado um novo panorama para o empreendedorismo. Esses elementos não apenas refletem, mas também moldam os comportamentos de consumo, trazendo consigo um redirecionamento significativo para os rumos dos negócios. Nos últimos anos, testemunhamos uma revolução nos padrões de consumo, impulsionada pela expansão exponencial da tecnologia. A ascensão da era digital trouxe consigo um consumidor mais informado, exigente e conectado, criando um cenário onde a adaptação é vital para a sobrevivência e prosperidade dos empreendimentos. A par disso, as preocupações ambientais e sociais emergem como pilares fundamentais na formação das preferências de consumo, estimulando um mercado mais consciente e responsável. Compreender essas mudanças e antecipar-se a elas é crucial para os empresários que desejam se destacar. As tendências atuais vão além do simples modismo; elas representam oportunidades tangíveis para inovar, adaptar-se e até mesmo redefinir modelos de negócios. Nesse contexto, estar atento às tendências é como possuir um mapa que guia os passos na jornada empreendedora, oferecendo insights valiosos para o sucesso e a sustentabilidade dos empreendimentos. Neste artigo, exploraremos as principais tendências de mercado e negócios para o ano de 2024, mergulhando nos avanços tecnológicos, nas transformações sociais e nos novos comportamentos de consumo que delineiam o panorama empreendedor.
Sat Oct 26 00:01:07 BRT 2024
Chamada Pública de Gestores para Constituição de Fundo FIC FIP
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um Edital para a constituição de um Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Participações (FIC FIP), visando fomentar investimentos em pequenos negócios inovadores em todo o Brasil. Com um aporte inicial mínimo de R$ 60 milhões, o fundo busca apoiar empresas emergentes e inovadoras, especialmente em regiões onde o acesso ao financiamento é mais limitado, promovendo o desenvolvimento econômico, social e a redução das desigualdades regionais. Acesse o Edital O projeto prioriza a seleção de gestores de fundos experientes e qualificados, que desenvolverão políticas de investimento alinhadas às diretrizes do Sebrae. A gestão eficiente dos recursos, a implementação de práticas avançadas de gestão de risco e a garantia de transparência e integridade em todas as operações são aspectos centrais deste fundo. Ao participar desta iniciativa, investidores terão a oportunidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, impulsionando a inovação e promovendo um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.