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Tue Apr 11 02:31:27 BRT 2023
Empreendedorismo | DESAFIO
O que fazer em dias de pouco movimento no varejo?

As oscilações de movimento podem desestimular o varejista, mas há técnicas capazes de recuperar o tempo perdido.

· 23/03/2023 · Atualizado em 11/04/2023
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A seguir, selecionamos as principais dicas do especialista Ermelino Espíndola. Ao final, você conhecerá estratégias capazes de melhorar os dias com pouca movimentação no seu estabelecimento.  

Antes de continuar, é importante expor alguns motivos que levam à queda do movimento num tipo comum de varejo - o de roupas. E, o principal deles é a falta de atenção por parte dos vendedores aos clientes. Quando os vendedores estão conversando entre si, o cliente pode ter a sensação de que está atrapalhando, e isso pode prejudicar a sua experiência na loja. Além disso, comportamentos ruins por parte dos vendedores tendem a piorar a situação, o que é algo que não se deseja.

Outro motivo que pode prejudicar o comércio em uma loja de roupas é a falta de motivação dos vendedores. Quando os vendedores não estão animados, a venda tende a ser prejudicada. Isso pode ser resultado de um círculo vicioso no qual poucas vendas levam a pouca motivação, o que, por sua vez, leva a ainda menos vendas. É importante que a gerência da loja esteja atenta a esses detalhes e faça o que for necessário para reverter a situação, promovendo um círculo virtuoso no qual mais vendas motivam os colaboradores. 

Agora, como manter o foco em dias de pouco movimento? É importante saber como agir em dias de baixa. O problema é que aquele dia parado, aquele dia "morto", quando pouca gente entra na loja, e os vendedores acabam perdendo o foco, contribuindo para um resultado ainda pior. Para evitar isso, é importante tomar alguns cuidados. 

O primeiro deles é lembrar que "movimento chama movimento", simples assim. Muitas vezes, quando o possível freguês entra na loja, os vendedores reclamam que o dia está fraco, sem procura. Neste caso, em vez de reclamar, o colaborador deve gerar a sensação de movimento. Ou seja, experimente desmontar e montar uma seção. Pois, quando a loja está organizada, parada, sem nenhum movimento, muito arrumadinha, pode ser ruim. Contudo, uma loja desorganizada é péssima, denota desleixo, o que é péssimo na visão do cliente. 

Portanto, para parecer ter um pouco de movimento, considere deixar algumas mercadorias a mais nos balcões ou expositores. Isso reflete que o ambiente está sendo organizado e, por incrível que pareça, atrai a atenção de quem está passando na frente da loja. Afinal, uma loja movimentada chama a atenção do público, principalmente aquele que ainda não é freguês.

A segunda alternativa é mexer na vitrine. Ao organizá-la, a sua loja interage com o público externo. Aliás, reflita sobre qual lado recebe mais movimento. É da direita para a esquerda, que passa mais gente? Ou da esquerda para a direita? Enfim, se perceber que há um trânsito maior de um lado em relação a outro, procure um ponto focal que incida com a visão das pessoas. Aliás, coloque algum produto que chame a atenção, isso pode ajudar. 

No entanto, no dia em que a loja já está bastante movimentada pode ser perigoso mexer na vitrine. Afinal, pode afetar o fluxo de pessoas no empreendimento. Às vezes, o gerente resolve mudar o expositor, e isso pode prejudicar o movimento. Por isso, é importante estar atento a esse tipo de ação. Mas, lembre-se: quando a loja está parada, é importante buscar gerar movimento, mas, se for um dia de alta, deixe as coisas como estão. 

Outro aspecto importante é a equipe de vendas. Muitas vezes, os vendedores se agrupam em rodinhas, conversando em postura relaxada. Tais ações são péssimas para a imagem da sua loja, bem como para a experiência do cliente. Quando o freguês entra na loja e se depara com uma rodinha de vendedores, ele se sente como se estivesse entrando numa toca de raposas. Quem já passou por isso sabe o quão desagradável é! 

Por isso, é importante evitar formar bloqueios de vendedores na entrada da loja. A recomendação é que os vendedores fiquem na posição de atendimento, enquanto outros recuam para acompanhar os clientes e trocarem de posição. Assim, é possível evitar que o cliente tenha uma experiência ruim. 

Imagine a seguinte situação: o seu cliente entra em uma loja e encontra dois vendedores conversando. Ele tem a sensação de que está atrapalhando, chega a desculpar-se por interromper a conversa. Tal atitude é péssima e pode piorar a imagem do seu estabelecimento. Portanto, busque essa situação e esteja atento aos detalhes, para melhorar a dinâmica e o desempenho da loja. 

Ademais, a conduta dos vendedores e da gerência é muito importante, é capaz de influenciar a percepção dos clientes. O objetivo é sair do círculo vicioso e entrar num virtuoso, onde cada venda gera mais motivação para vender. Portanto, elabore planos de metas que estimulem os seus colaboradores e, assim, melhore o desempenho do seu empreendimento. 

Por fim, agora você já sabe os motivos que pioram o movimento do varejo. Como se não bastasse, aprendeu sobre estratégias que podem melhorar o desempenho da empresa em dias com pouco fluxo de pessoas. 

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