this is an h1

this is an h2

Tue Jul 12 11:23:22 BRT 2022
Empreendedorismo | EMPREENDEDOR
Os desafios das mulheres empreendedoras

Por que ainda precisamos falar em empreendedorismo feminino?

· Atualizado em 12/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Se o universo dos negócios, altamente competitivo, oferecesse as mesmas oportunidades a homens e mulheres, talvez o assunto fosse simplesmente empreendedorismo. Como isso não acontece dessa forma, precisamos conversar sobre empreendedorismo feminino. Se, por um lado, isso significa que ainda há muitos desafios a serem enfrentados, por outro, é preciso dizer que a resiliência característica das mulheres é uma das principais variáveis que garantem o sucesso de um empreendimento.

O último Censo Demográfico, realizado ainda em 2010, apontou que, de 2000 até 2010, houve uma evolução de 44% no número de mulheres empreendedoras - uma média de 3,7% ao ano. No total, em 2010, as mulheres já somavam quase 1,5 milhão de empreendedoras, nas seguintes áreas: serviços (45%), comércio (27%), indústria (17%), agroindústria (3%) e outras (8%). Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) revela que, no terceiro trimestre de 2020, a taxa de desocupação foi estimada em 12,8% para os homens e 16,8% para as mulheres, aumentando a probabilidade de busca pelo empreendedorismo entre as mulheres, muitas delas chefes de família, em razão de necessidade.

Buscar uma recolocação no mercado, seja pela idade ou pela necessidade de levar o sustento à família, é um dos motivos que levam as mulheres a empreender. Em muitos casos, essa alternativa ultrapassa as expectativas iniciais, tornando-se casos de sucesso e inspiração para outras empreendedoras. No site do Sebrae, disponível aqui, você conhece as histórias de muitas mulheres empreendedoras, inclusive na área de ciência e tecnologia, normalmente ocupada por homens.

Pesquisas apontam que as mulheres empreendedoras possuem mais dificuldade de realizar contatos profissionais e estruturar uma rede de relacionamentos que possibilite a construção de negócios comerciais. Além disso, também há maiores obstáculos para iniciar um empreendimento pela dificuldade em conseguir apoio de parceiros, amigos e familiares, tornando o processo de iniciar um negócio mais árduo do que para os homens. Outro entrave para manter os negócios é conciliar todas as tarefas que são “destinadas” às mulheres: profissionais, pessoais, familiares e sociais.

O Sebrae conta com um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres: o Sebrae Delas, uma parceria importante para que as mulheres empreendedoras superem os desafios, por meio de eventos e networking (on-line), qualificação por meio de workshops, além de conteúdo com informações relevantes. O programa destina-se a micro e pequenas empreendedoras ou a mulheres que planejam abrir um negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?