this is an h1

this is an h2

Tue Jul 12 09:39:46 BRT 2022
Empreendedorismo | PERFIL EMPREENDEDOR
Os desafios de ser um jovem empreendedor

Saiba como construir uma história de sucesso, mesmo sem experiência no empreendedorismo.

· Atualizado em 12/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você não é Mark Zuckerberg, mas, se tem entre 18 e 30 anos e muita vontade de empreender, saiba que não está sozinho nesse desejo e que, com planejamento, boas estratégias e gestão adequada de negócios, pode alcançar o sucesso antes do que imagina. Estudos do Sebrae realizados em 2019 revelam que 80% dos jovens com idade até 24 anos já tinham pensado em abrir sua própria empresa antes mesmo de completarem 18 anos. Além disso, em uma pesquisa realizada pelo Monitor Global do Empreendedorismo (GEM) em 2017, ficou constatado que aproximadamente 34% do total de 23,9 milhões de jovens entre 18 e 24 anos (mesma faixa etária da pesquisa do Sebrae) já possuem o seu próprio negócio. Conforme a pesquisa do Sebrae, o jovem empreendedor brasileiro é movido por um sonho, mas precisa ganhar dinheiro porque não tem um futuro garantido.

Assim, quem tem boas ideias para empreender não deve ficar com medo de colocá-las em prática por se julgar muito jovem ou inexperiente. Essa barreira pode ser derrubada com capacitação, estudo, qualificação e parcerias adequadas (como o Sebrae), pois o jovem empreendedor terá pela frente muitos desafios: burocracia, legislação tributária, dificuldade de crédito, o mundo corporativo, entre outros.

Por outro lado, quando se olham os inúmeros casos de jovens empreendedores de sucesso, é possível perceber que as perspectivas são boas. Um estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostrou que, mesmo em uma situação de pandemia, o número de jovens empreendedores cresceu 15% em 2020 no Brasil. Ao mesmo tempo, os trabalhadores que mais perderam seus empregos foram os com idade entre 18 e 24 anos, sendo possível concluir que a necessidade de se manter trabalhando foi um dos principais motivos que levaram tantos jovens a abrirem seus próprios negócios na pandemia. Com certeza, eles enfrentaram muitos desafios.

Gabriel, morador de Teresina, Piauí, tinha apenas 13 anos quando teve a ideia de vender os brownies que a sua mãe fazia para o lanche. Movidos pelo fato de ser um doce difícil de ser encontrado na cidade e pelos elogios de amigos e outras pessoas, ela e o filho montaram o negócio e, seis meses depois, a empresa já havia crescido bastante. Atualmente, o Doce do Gab conta com cerca de 15 mil seguidores nas redes sociais e está presente em vários aplicativos de delivery da cidade, além de ter se tornado a maior distribuidora de brownie do estado.

A visão de mercado, a ousadia e a vontade de trabalhar são características fundamentais que, aliadas a outras habilidades, como a capacidade de planejar e de inovar, podem ajudar o jovem empreendedor a posicionar a sua marca e a construir um empreendimento sólido.

Saiba mais:

Pesquisa GEM 2017


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?