this is an h1

this is an h2

Fri Jun 21 13:50:41 BRT 2024
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Lideranças Locais

Lideranças locais são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, melhorando a qualidade de vida, emprego e serviços

· 24/05/2024 · Atualizado em 21/06/2024
FAVORITAR
Botão favoritar

 

FAVORITAR
Botão favoritar

A importância das lideranças locais para o crescimento social e econômico dos municípios

O processo de desenvolvimento econômico local é conduzido e sustentado por pessoas que se unem e cooperam entre si em favor de mudanças que levem à melhor qualidade de vida dos cidadãos do município. Este é um conceito defendido por Muhammad Yunus, vencedor do Prêmio Nobel da Paz.  No desenvolvimento local, as lideranças regionais são as protagonistas na concepção e execução de estratégias e ações que resultam em melhorias para toda a comunidade, tanto na geração de emprego e renda quanto na prestação de serviços.

Portanto, para alavancar o progresso econômico e social, a atuação dos líderes regionais é essencial, o que vem chamando a atenção dos estudiosos, especialmente a partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92) realizada no Rio de Janeiro em 1992, quando foi elaborada a Agenda 21 com os preceitos do desenvolvimento econômico sustentável. 

Construindo uma rede de relacionamentos

Neste contexto, o gestor público precisa ter capacidade e sensibilidade para compreender as necessidades e expectativas dos cidadãos de sua cidade, buscando o envolvimento da sociedade local no processo de formulação e implementação das políticas públicas. E é justamente esse o grande objetivo do eixo Lideranças Locais do Cidade Empreendedora: preparar e apoiar os gestores públicos e os líderes locais no processo de identificação das reais necessidades dos moradores, a fim de fomentar a elaboração conjunta de políticas de desenvolvimento. A ideia é estimular uma atuação integrada e o comprometimento das lideranças públicas, empresariais e do terceiro setor da região para a construção de um plano de desenvolvimento que favoreça a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios.

Por que a Prefeitura deve aderir ao eixo Lideranças Locais?

A construção de uma ampla articulação em prol do desenvolvimento do município requer uma atuação em várias frentes: na identificação, mobilização, integração, desenvolvimento e capacitação dos gestores municipais e dos líderes locais integrantes de movimentos e organizações da sociedade civil, como universidades, associações, sindicatos, cooperativas, empresas, entre outros. É imprescindível que todos esses atores sejam preparados para criar e efetivar soluções que resultem na melhor qualidade de vida da comunidade.

O eixo Lideranças Locais fornece de toda a preparação necessária para que as lideranças de seu município aperfeiçoem cada vez mais suas habilidades para conduzir projetos, planos e ações que impulsionem o desenvolvimento econômico e social. Para isso, o Sebrae oferece cursos, consultorias, acompanhamento e estratégias visando à criação e o fortalecimento de redes locais estruturadas.

Nosso principal foco é desenvolver ainda mais o senso de liderança comunitária, uma vez que o prefeito, por natureza, é o principal gestor público municipal que se relaciona com todos os mais diferentes públicos

Cursos de liderança

O Sebrae promove cursos online e presenciais por todo o país, direcionado aos gestores públicos municipais (prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, gestores, gerentes, diretores de escolas etc.), e líderes do setor privado e do terceiro setor com perfis de liderança e potencial de atuação para o desenvolvimento sustentável. O resultado desta capacitação é a formação de lideranças sensibilizadas e comprometidas com o desenvolvimento econômico local, a partir de reflexões acerca de comportamentos que conduzem à melhorias na autoestima pessoal e coletiva; e a um desejo e uma coragem para maior envolvimento em ações que transformem a realidade local.

FAVORITAR
Botão favoritar

O que a gestão municipal pode fazer pelas Lideranças Locais?

1 – Mobilizar pessoas influentes da região

Identificar, reunir e integrar os líderes influentes, comprometidos e capazes de coordenar iniciativas de melhorias no município. A união e o trabalho em conjunto, tendo como base uma abordagem coletiva e unificada em prol de objetivos comuns, contribuem para a prosperidade local, impulsionando cada vez mais projetos estratégicos. Promover encontros periódicos é importante para sensibilizar e estimular a construção desses vínculos entre as lideranças locais.

2- Promover uma Agenda de Desenvolvimento  

Uma Agenda de Desenvolvimento se constrói com a colaboração efetiva das lideranças locais. Assim, é fundamental incentivar o diálogo e a interação permanentes entre os tomadores de decisão, o que pode ser feito por meio de encontros temáticos, missões técnicas, visitas a ‘casos de sucesso’, entre outras ações. Tudo isso amplia o entendimento sobre a realidade da região e facilita a identificação de oportunidades, bem como a construção conjunta de agendas atrativas, aumentando as chances de sucesso nos resultados das ações. Parcerias com federações, associações e sindicatos ligados aos setores produtivos da economia devem ser estimuladas.

3 - Desenvolver habilidades e competências na equipe de governo

A falta de pessoas qualificadas para acompanhar e coordenar ações coletivas pode ser um grande obstáculo na obtenção de bons resultados. Por esse motivo, é crucial promover o aprimoramento de competências e habilidades entre os integrantes de sua equipe. Eles devem ser capazes de promover a interação, o intercâmbio de ideias e o relacionamento com outros atores, pois tudo isso será importante no momento da implementação das políticas públicas e das agendas de desenvolvimento local e sustentável. É, sem dúvidas, um pré-requisito indispensável para o sucesso das ações dos gestores à frente da administração pública.

4- Criar, qualificar e valorizar os Agentes de Desenvolvimento de seu município

O objetivo da criação do Agente de Desenvolvimento é facilitar a promoção de ações em conjunto entre governo, sociedade civil e empreendedores, resultando em um ambiente de negócios mais favorável. O Agente de Desenvolvimento é o responsável por articular ações individuais ou coletivas, favoráveis à promoção de pequenos negócios entre órgãos públicos e parceiros privados. Sua função surgiu para apoiar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos de desenvolvimento local e territorial, previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. É fundamental que o indivíduo indicado tenha o perfil adequado, com atributos de liderança, proatividade, articulação e capacidade de mobilização. Ele deve ainda participar de capacitações, do nível básico ao avançado, para receber orientações e aperfeiçoar habilidades para sua atuação como articulador do território, tais como: comunicação, planejamento, análise, negociação, execução e liderança.

5 – Apoiar os Comitês de Desenvolvimento Local

A criação de Comitês de Desenvolvimento Local tem a intenção de estimular o diálogo entre as diferentes esferas de representação do município. São espaços de interação e troca de ideias. Podem ser compostos por representantes dos municípios ou região, por lideranças do setor produtivo e por lideranças locais que, voluntariamente, têm interesse em discutir e implantar as ações definidas no planejamento estratégico, com foco no desenvolvimento social e econômico. É importante também buscar e recrutar outras lideranças ou mesmo formar novos líderes para ampliar o potencial e o escopo da iniciativa. Esse grupo poderá ser o braço direito da gestão pública, já que deve reunir pessoas que buscam o melhor para a região, apontando soluções condizentes com a realidade, focados no interesse e especificidades locais, propiciando um melhor aproveitamento dos recursos e competências já presentes na comunidade. O poder público, estando conectado ao grupo de lideranças locais, torna as iniciativas mais abrangentes e legítimas. Assim, as ações propostas pelo grupo devem ser incorporadas como prioridade na agenda de políticas públicas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?