this is an h1

this is an h2

Fri Jun 21 13:50:41 BRT 2024
Empreendedorismo | DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Sala do Empreendedor

Facilitando a vida do pequeno empresário com soluções especializadas e serviços gratuitos de abertura, regularização e suporte empresarial

· 24/05/2024 · Atualizado em 21/06/2024
FAVORITAR
Botão favoritar

FAVORITAR
Botão favoritar

Sala do Empreendedor: Soluções especializadas para o pequeno empresário em um só lugar

As Salas do Empreendedor são locais de atendimento nas Prefeituras Municipais que facilitam processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como prestam serviços exclusivos ao Microempreendedor Individual (MEI). São resultado da parceria entre o SEBRAE e a gestão municipal, em conformidade com a Lei Complementar 123/2006, que estabelece normas relativas ao tratamento diferenciado a ser dispensado às micro e pequenas empresas no âmbito dos poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

As Salas do Empreendedor representam a propagação do Sebrae nos municípios e têm um papel estratégico na abertura e desenvolvimento de pequenos negócios. Foram criadas para melhorar e simplificar o ambiente de negócios por meio da prestação de serviços de qualidade, disponibilizados gratuitamente. São oferecidas orientações completas para quem quer abrir um negócio e também para aqueles que precisam saber, por exemplo, sobre a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas já estabelecidas. 

Acesse o documento com orientações do Sebrae sobre as Salas do Empreendedor

FAVORITAR
Botão favoritar

Ponto de encontro para negócios, orientações e informações para empreendedores locais

Além do Sebrae, as Salas do Empreendedor abrigam, em um único local, representantes de diferentes órgãos de governo, bem como agentes financeiros, associações empresariais, universidades, dentre outras instituições; tudo para que o que o empreendedor tenha sempre o que precisa à sua disposição, de um jeito simples e prático, para impulsionar seu negócio.

Já são mais de 3.100 Salas do Empreendedor espalhadas por prefeituras de todo o país. Portanto, os pequenos empresários, ou quem deseja empreender, têm em um só lugar um serviço de referência que oferece todo o suporte necessário para aprimorar a sua gestão empresarial, cumprir com as obrigações legais vigentes, identificar novas oportunidades para a empresa e tornar o seu negócio cada vez mais competitivo. Se a prefeitura de sua cidade ainda não tem, é fundamental que você, gestor, instale a Sala do Empreendedor!

Anualmente, as Salas do Empreendedor de todo o país participam de uma metodologia de avaliação para receberem o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. O selo reconhece e valoriza a excelência no atendimento aos empreendedores e contribui diretamente para o aprimoramento de resultados. 

Relatório divulgado pelo Sebrae no ano passado aponta que os pequenos negócios respondem por 71% dos empregos criados até setembro de 2023, o que demonstra a importância, a força e amplitude do impacto dos pequenos empreendimentos na economia do país.

FAVORITAR
Botão favoritar

Por que a prefeitura deve aderir ao eixo Sala do Empreendedor do Cidade Empreendedora?

Ao prestar um atendimento de excelência, a Sala do Empreendedor atua como um elo de transformação dos negócios locais, o que impulsiona o desenvolvimento econômico de seu município. Com a Sala do Empreendedor, a prefeitura demonstra o seu apoio aos pequenos empreendedores e contribui para o cumprimento do objetivo da Lei 123 - Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte -, que é fomentar o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores Individuais (MEI) como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia.

FAVORITAR
Botão favoritar

O que a gestão municipal pode fazer pela Sala do Empreendedor?

Instale a Sala do Empreendedor:

Se o seu município ainda não tem, instale a Sala do Empreendedor! Crie um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e desenvolvimento dos pequenos negócios, fornecendo orientações, consultorias, cursos, palestras e eventos sobre gestão empresarial e o universo das micro e pequenas empresas.

Busque parcerias para melhorar a prestação de serviços:

Uma das missões da Sala do Empreendedor é a simplificação dos processos. Por esse motivo, é importante que as Salas tenham a presença de diversos parceiros. Assim, a oferta de serviços disponíveis deverá ser ampla e diversificada, facilitando o dia a dia do empresário junto aos órgãos municipais e garantindo um atendimento ágil e de qualidade.

Promova maior participação dos pequenos empreendedores nos serviços oferecidos pelos órgãos municipais por meio de ampla divulgação do Plano Anual de Contratações e dos Editais de Licitação:

Isso facilita o planejamento dos pequenos empreendedores interessados no atendimento e venda para os órgãos públicos; além de ajudar a fortalecer a economia local. As Salas do Empreendedor podem prestar toda a orientação e esclarecimentos a respeito de como o pequeno empresário pode participar das licitações e contratações.

Apoie os empreendedores formais e informais vinculados ao CAD único:

É importante que a prefeitura busque a inclusão produtiva de pequenos empreendedores, fomentando a geração de emprego e renda. Por meio das Salas do Empreendedor é possível fortalecer as ações de políticas públicas de estímulo à criação e formalização de pequenos negócios, garantindo assim o acesso de um número cada vez maior de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mercado formal. Com isso, uma vida nova começa para microempreendedores individuais (MEI), produtores familiares e potenciais empreendedores assistidos pelo CRAS, com a preparação e o apoio ao planejamento de um novo negócio. A Prefeitura pode ainda realizar parcerias com outras entidades do Sistema S, ONGs, instituições de ensino e empresas privadas para promoção de cursos de qualificação profissional.

Perceba as vocações e potencialidades de seu município para promover projetos de desenvolvimento da economia local:

Existe uma relação de fatores, condições geográficas ou climáticas, características sociais, culturais ou históricas de sua cidade que caracterizam a vocação local e definem muitas das formas de empreender de seus habitantes. Ao destacar essas características, a prefeitura pode gerar emprego e renda, atrair investimentos e estimular o turismo. Por isso, é importante conscientizar e apoiar os pequenos empreendedores locais para que saibam como explorar, de forma mais lucrativa, as vocações regionais. As Salas do Empreendedor podem cooperar, realizando ações como feiras, exposições, rodada de negócios, seminários e palestras, além de oferecer serviços e soluções próprias para uma determinada classe de empreendedores, por meio de parcerias especializadas.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?