Muitos problemas de uma empresa podem ser solucionados com uma boa gestão financeira. Veja neste curso como se posicionar para controlar as finanças em seu negócio.
Você já parou para pensar que, no processo de venda de um produto, existem técnicas e conhecimentos que precisam ser adotados para você conseguir bons resultados para sua empresa? Aprenda no curso gratuito Como turbinar suas vendas que vender é mais do que sorte ou persuasão. É preciso ter uma gestão focada no cliente para vender mais!
Uma série de fatores contribuem para o sucesso de uma empresa. Um dos principais é ter um bom planejamento financeiro: controle do fluxo de caixa; cálculo do preço de venda; separação das despesas fixas e variáveis; Gestão de compras e estoque; conquista de novos mercados através de aplicativos e marketplace; capital de giro; indicadores de gestão, entre outros. Tudo isso é ensinado no curso Passo a passo para alcançar o sucesso financeiro, voltado para o micro e pequeno empreendedor (MPE) e para o Microempreendedor individual (MEI); capital de giro; indicadores de gestão, entre outros.
Capacitar empresários e gestores a utilizarem estratégias de marketing digital para aumentar a visibilidade e as vendas de suas empresas. Ensinar a criação de conteúdo, o uso de ferramentas digitais, e a execução de campanhas de marketing nas redes sociais.
O curso Como definir preço de venda é indispensável para o empreendedor compreender a maneira adequada de calcular os preços de seus produtos e serviços. Nele, vai reconhecer a importância da formação dos preços e definir a estratégia de precificação mais apropriada para a sua empresa.
O curso oferece capacitação para você aprender a importância de gerenciar as finanças da sua empresa para alcançar melhores resultados.
Muitos problemas de uma empresa podem ser solucionados com uma boa gestão financeira. Veja neste curso como se posicionar para controlar as finanças em seu negócio.
Você sabe qual é a diferença entre preço e valor? Essa é uma resposta que você precisa saber na hora de definir quanto cobrar por seus produtos e serviços. Neste curso você vai receber todas as informações mais importantes que você precisa balancear antes de começar o processo de formação de preço.
Se você tem um pequeno negócio ou é profissional liberal e mantém contato direto com os consumidores, o atendimento ao cliente é, provavelmente, uma de suas prioridades, certo? No Curso Atendimento ao cliente você saberá como proceder para conquistar o consumidor, vai aprender a lidar com situações inesperadas e complicadas e, também, como fidelizar o cliente a partir de um serviço prestado de forma atenciosa e diferenciada. Tenha sempre em mente: atender bem traz lucro!
Você já parou para pensar que, no processo de venda de um produto, existem técnicas e conhecimentos que precisam ser adotados para você conseguir bons resultados para sua empresa? Aprenda no curso gratuito Como turbinar suas vendas que vender é mais do que sorte ou persuasão. É preciso ter uma gestão focada no cliente para vender mais!
A comunicação e o relacionamento com os clientes são peças fundamentais para o sucesso do seu pequeno empreendimento. No curso Comunicação e relacionamento com seus clientes você vai conhecer ferramentas de marketing e técnicas para fazer isso da melhor forma e tirar todo proveito dessa arte para melhorar os resultados da sua microempresa.
O curso O que preciso saber sobre marketing e vendas oferece todas as respostas sobre o que é preciso para se comunicar de forma estratégica com o mercado e com os seus clientes. Vai ensinar o MEI por meio da plataforma de mensagens WhatsApp como o marketing está relacionado com as vendas e vai mostrar como realizar um planejamento para atrair, conquistar e manter clientes.
Entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.
Você é daqueles (ou daquelas) empreendedores (as) que ainda acham que o mundo digital é um bicho de sete cabeças e que a transformação digital é coisa cara, complicada e, portanto, restrita a grandes corporações? Se você não estiver nesse time de céticos digitais, ótimo. Mas se estiver, olhe ao redor e confirme que você já embarcou na revolução digital, mesmo que não perceba, principalmente após o início da pandemia do covid-19. Quer ver? Responda: você passou a utilizar mais os aplicativos de transporte de refeições? E as salas virtuais? Conseguiu trabalhar de casa durante o período de isolamento? Sua resposta certamente foi “sim” para as três questões. Isto é, você já está no meio da transformação digital. Agora é incorporá-la ao dia a dia de seu negócio.
A necessidade de isolamento social durante a pandemia de Covid-19 fez com que atividades que eram realizadas de forma presencial passassem a depender de ferramentas tecnológicas, que modificaram a forma como os profissionais passaram a encarar o mundo digital. Assim, a necessidade acelerou a digitalização dos negócios nos últimos dois anos, mas esse processo não pode parar para empreendedores que precisam ganhar produtividade. Analista de sistema há mais de dez anos e especialista do Sebrae da Bahia no tema, Diego Queiroz afirma que a dependência da tecnologia será ainda mais relevante e fará parte do “novo normal”. Ele foi o entrevistado do episódio número 51 do podcast Imersão Sebrae, com o tema “Tecnologia aliada à gestão e produtividade”.
Inovação e transformação digital são termos diferentes, apesar de muitas vezes serem considerados sinônimos. Essa confusão acontece porque os conceitos estão relacionados e se complementam. A inovação pode levar à transformação digital e vice-versa. O surgimento das redes sociais, por exemplo, foi uma inovação que gerou uma transformação digital no marketing. E a transformação digital dos meios de comunicação e o surgimento da internet fizeram com que o comportamento do consumidor mudasse. Logo, as empresas tiveram que inovar e apresentar novos modelos de compras no ambiente on-line, pensando na experiência do cliente e não mais no produto em si. Inovação é, portanto, a implementação de uma iniciativa com sucesso. Ela pode ocorrer na criação ou no aperfeiçoamento de um produto, serviço, método organizacional, de marketing ou modelo de negócio. Já a transformação digital é o processo que envolve a utilização de tecnologias digitais para criar ou modificar modos de funcionamento dos negócios. De maneira geral, a transformação digital é a conversão de processos analógicos em digitais. Mas somente digitalizar os processos não é inovação nem transformação digital. Para ser considerada como tal, essa substituição do analógico pelo digital deve trazer impactos positivos para a empresa, apresentando efeitos que sejam capazes de promover sua transformação. Vale ressaltar que a inovação não é algo pontual, ou seja, ela deve ser sistemática e contínua. Uma empresa precisa, então, estabelecer uma cultura da inovação para que seus colaboradores assumam os processos organizacionais com uma visão inovadora. Dessa maneira, a inovação é capaz de transformar ideias em realidade, sendo impulsionadora de mudanças. No caso da transformação digital, é a empresa que muda - mas tais mudanças só ocorrem depois da inovação. Isso significa que a transformação digital transforma os pilares sob os quais a empresa está firmada, o que envolve mudanças profundas na forma de pensar e de lidar com as novas tecnologias. Para esclarecer melhor essa diferença, pense na borboleta em seu processo de metamorfose. Quando lagarta, além de mudar de cor e de tamanho, ela também se transmuta em algo diferente. Acontece, assim, uma evolução do ovo até a borboleta, com sucessivas e progressivas mudanças. Isso é o que ocorre com a transformação digital, que requer tempo e passagem por etapas. A velocidade não é o foco, mas sim a evolução das etapas. A inovação, por outro lado, geralmente se refere à ação de desenvolver boas ideias e implementá-las na estratégia da empresa. Nesse sentido, muitos autores conceituam a transformação digital como um processo de mudança de mentalidade nas empresas, já que elas passam a usar a tecnologia para melhorar seu desempenho, aumentar o alcance de mercado e ampliar os avanços tecnológicos que impactam pessoas do mundo todo. Para saber mais, leia os textos a seguir: Guia sobre transformação digital para micro e pequenas empresas Transformação digital nas MPE - DataSebrae
A era digital trouxe mudanças em todas as áreas e, no mundo do empreendedorismo, não é diferente: cursos são oferecidos e realizados a distância por plataformas, nas redes sociais ou mesmo por aplicativos; filmes estão nos chamados canais de streaming; shows musicais são disponibilizados na forma de lives; além de uma série de infoprodutos, como quadros de planejamento, planilhas de organização empresarial, e-books, panfletos, banners e animações que estão presentes diariamente no cotidiano das pessoas. Inclusive, novas funções e ocupações surgiram em razão do mundo virtual, os chamados influenciadores digitais, que produzem conteúdo e são seguidos por milhões de pessoas. Por isso, o empreendedor que ainda não está presente no mundo digital não pode mais perder tempo. Mas como fazer isso? A pandemia da Covid-19 só fez acelerar essa transformação digital que o mundo já vinha experimentando, de modo que novas formas de trabalho e de interação com clientes, funcionários e fornecedores fossem criadas pelas empresas. Talvez esse caminho seja um pouco mais difícil para os empreendedores que ainda não experimentaram o formato digital, ou seja, para aqueles que sempre tiveram a chamada loja física. O primeiro passo para realizar essa travessia é compreender como as ferramentas digitais podem ser utilizadas para obter melhores resultados nos negócios, e o Guia de Boas Práticas Digitais da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) pode ajudar o empreendedor que pretende iniciar esse processo. Se você ainda não está convencido, cabe lembrar que o empreendedorismo digital nada mais é do que uma forma de realizar negócios com o auxílio de meios virtuais para comercializar produtos/serviços sem a necessidade de lojas físicas. O número de pessoas que estão levando os seus negócios para a internet tem crescido consideravelmente pelo fato de que o investimento é bem menor do que os necessários para a abertura de um empreendimento físico. Para se ter uma ideia, a 3ª Pesquisa Nacional de Varejo On-line, desenvolvida pelo E-commerce Brasil em parceria com o Sebrae, apontou que 70% das empresas entrevistadas se enquadram no setor de e-commerce puro e 77%, no de e-commerce misto. Isso porque, além de um custo menor, muitas outras vantagens levam o empreendedor a aderir ao formato digital: é o melhor modelo de negócios para o momento atual e para o futuro, pois cresce o número de usuários com acesso à internet; é o tipo de negócio em maior ascensão; há muito espaço para criar, inovar e se destacar; permite praticidade nas negociações e visibilidade dos negócios; incentiva a expansão dos negócios em razão das possibilidades de atendimento ao público-alvo. Não esqueça que, ao tomar essa decisão, você precisa desenvolver algumas habilidades, como: planejar o negócio a fim de ter sucesso no empreendimento e buscar as ferramentas que podem facilitar o funcionamento da empresa; saber lidar com os altos e baixos, tendo persistência; atualizar-se e buscar informações constantemente; ter resiliência, testando e recomeçando, pois nem sempre será possível acertar da primeira vez; capacitar-se por meio de cursos, consultorias e parcerias, por isso não deixe de realizar a oficina e o curso disponibilizados pelo Sebrae (Empreendedorismo na era digital e Planejar para vender pela internet). Saiba mais:
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