Aprenda no curso Gestão Financeira a ter o controle efetivo das atividades financeiras da sua empresa. Fazer um planejamento eficaz é crucial para o sucesso do negócio. Muitos problemas de uma empresa podem ser solucionados com uma boa gestão financeira. Mas como alcançar uma rotina organizada? Ao compreender todo o processo que envolve a gestão financeira, você terá autonomia para fazer com eficiência o controle do fluxo de caixa, do estoque e o giro de caixa de sua empresa. Assim, será possível tomar decisões cada vez mais estratégicas e assertivas!
Você já parou para pensar que, no processo de venda de um produto, existem técnicas e conhecimentos que precisam ser adotados para você conseguir bons resultados para sua empresa? Aprenda no curso gratuito Como turbinar suas vendas que vender é mais do que sorte ou persuasão. É preciso ter uma gestão focada no cliente para vender mais!
Uma série de fatores contribuem para o sucesso de uma empresa. Um dos principais é ter um bom planejamento financeiro: controle do fluxo de caixa; cálculo do preço de venda; separação das despesas fixas e variáveis; Gestão de compras e estoque; conquista de novos mercados através de aplicativos e marketplace; capital de giro; indicadores de gestão, entre outros. Tudo isso é ensinado no curso Passo a passo para alcançar o sucesso financeiro, voltado para o micro e pequeno empreendedor (MPE) e para o Microempreendedor individual (MEI); capital de giro; indicadores de gestão, entre outros.
Capacitar empresários e gestores a utilizarem estratégias de marketing digital para aumentar a visibilidade e as vendas de suas empresas. Ensinar a criação de conteúdo, o uso de ferramentas digitais, e a execução de campanhas de marketing nas redes sociais.
O curso Como definir preço de venda é indispensável para o empreendedor compreender a maneira adequada de calcular os preços de seus produtos e serviços. Nele, vai reconhecer a importância da formação dos preços e definir a estratégia de precificação mais apropriada para a sua empresa.
O curso oferece capacitação para você aprender a importância de gerenciar as finanças da sua empresa para alcançar melhores resultados.
Aprenda no curso Gestão Financeira a ter o controle efetivo das atividades financeiras da sua empresa. Fazer um planejamento eficaz é crucial para o sucesso do negócio. Muitos problemas de uma empresa podem ser solucionados com uma boa gestão financeira. Mas como alcançar uma rotina organizada? Ao compreender todo o processo que envolve a gestão financeira, você terá autonomia para fazer com eficiência o controle do fluxo de caixa, do estoque e o giro de caixa de sua empresa. Assim, será possível tomar decisões cada vez mais estratégicas e assertivas!
Você sabe qual é a diferença entre preço e valor? Essa é uma resposta que você precisa saber na hora de definir quanto cobrar por seus produtos e serviços. Neste curso você vai receber todas as informações mais importantes que você precisa balancear antes de começar o processo de formação de preço.
Se você tem um pequeno negócio ou é profissional liberal e mantém contato direto com os consumidores, o atendimento ao cliente é, provavelmente, uma de suas prioridades, certo? No Curso Atendimento ao cliente você saberá como proceder para conquistar o consumidor, vai aprender a lidar com situações inesperadas e complicadas e, também, como fidelizar o cliente a partir de um serviço prestado de forma atenciosa e diferenciada. Tenha sempre em mente: atender bem traz lucro!
Você já parou para pensar que, no processo de venda de um produto, existem técnicas e conhecimentos que precisam ser adotados para você conseguir bons resultados para sua empresa? Aprenda no curso gratuito Como turbinar suas vendas que vender é mais do que sorte ou persuasão. É preciso ter uma gestão focada no cliente para vender mais!
A comunicação e o relacionamento com os clientes são peças fundamentais para o sucesso do seu pequeno empreendimento. No curso Comunicação e relacionamento com seus clientes você vai conhecer ferramentas de marketing e técnicas para fazer isso da melhor forma e tirar todo proveito dessa arte para melhorar os resultados da sua microempresa.
O curso O que preciso saber sobre marketing e vendas oferece todas as respostas sobre o que é preciso para se comunicar de forma estratégica com o mercado e com os seus clientes. Vai ensinar o MEI por meio da plataforma de mensagens WhatsApp como o marketing está relacionado com as vendas e vai mostrar como realizar um planejamento para atrair, conquistar e manter clientes.
Entenda o que é inteligência comercial, caminhe passo a passo na jornada do consumidor e descubra como e por que as pessoas compram.
Você é daqueles (ou daquelas) empreendedores (as) que ainda acham que o mundo digital é um bicho de sete cabeças e que a transformação digital é coisa cara, complicada e, portanto, restrita a grandes corporações? Se você não estiver nesse time de céticos digitais, ótimo. Mas se estiver, olhe ao redor e confirme que você já embarcou na revolução digital, mesmo que não perceba, principalmente após o início da pandemia do covid-19. Quer ver? Responda: você passou a utilizar mais os aplicativos de transporte de refeições? E as salas virtuais? Conseguiu trabalhar de casa durante o período de isolamento? Sua resposta certamente foi “sim” para as três questões. Isto é, você já está no meio da transformação digital. Agora é incorporá-la ao dia a dia de seu negócio.
A necessidade de isolamento social durante a pandemia de Covid-19 fez com que atividades que eram realizadas de forma presencial passassem a depender de ferramentas tecnológicas, que modificaram a forma como os profissionais passaram a encarar o mundo digital. Assim, a necessidade acelerou a digitalização dos negócios nos últimos dois anos, mas esse processo não pode parar para empreendedores que precisam ganhar produtividade. Analista de sistema há mais de dez anos e especialista do Sebrae da Bahia no tema, Diego Queiroz afirma que a dependência da tecnologia será ainda mais relevante e fará parte do “novo normal”. Ele foi o entrevistado do episódio número 51 do podcast Imersão Sebrae, com o tema “Tecnologia aliada à gestão e produtividade”.
Inovação e transformação digital são termos diferentes, apesar de muitas vezes serem considerados sinônimos. Essa confusão acontece porque os conceitos estão relacionados e se complementam. A inovação pode levar à transformação digital e vice-versa. O surgimento das redes sociais, por exemplo, foi uma inovação que gerou uma transformação digital no marketing. E a transformação digital dos meios de comunicação e o surgimento da internet fizeram com que o comportamento do consumidor mudasse. Logo, as empresas tiveram que inovar e apresentar novos modelos de compras no ambiente on-line, pensando na experiência do cliente e não mais no produto em si. Inovação é, portanto, a implementação de uma iniciativa com sucesso. Ela pode ocorrer na criação ou no aperfeiçoamento de um produto, serviço, método organizacional, de marketing ou modelo de negócio. Já a transformação digital é o processo que envolve a utilização de tecnologias digitais para criar ou modificar modos de funcionamento dos negócios. De maneira geral, a transformação digital é a conversão de processos analógicos em digitais. Mas somente digitalizar os processos não é inovação nem transformação digital. Para ser considerada como tal, essa substituição do analógico pelo digital deve trazer impactos positivos para a empresa, apresentando efeitos que sejam capazes de promover sua transformação. Vale ressaltar que a inovação não é algo pontual, ou seja, ela deve ser sistemática e contínua. Uma empresa precisa, então, estabelecer uma cultura da inovação para que seus colaboradores assumam os processos organizacionais com uma visão inovadora. Dessa maneira, a inovação é capaz de transformar ideias em realidade, sendo impulsionadora de mudanças. No caso da transformação digital, é a empresa que muda - mas tais mudanças só ocorrem depois da inovação. Isso significa que a transformação digital transforma os pilares sob os quais a empresa está firmada, o que envolve mudanças profundas na forma de pensar e de lidar com as novas tecnologias. Para esclarecer melhor essa diferença, pense na borboleta em seu processo de metamorfose. Quando lagarta, além de mudar de cor e de tamanho, ela também se transmuta em algo diferente. Acontece, assim, uma evolução do ovo até a borboleta, com sucessivas e progressivas mudanças. Isso é o que ocorre com a transformação digital, que requer tempo e passagem por etapas. A velocidade não é o foco, mas sim a evolução das etapas. A inovação, por outro lado, geralmente se refere à ação de desenvolver boas ideias e implementá-las na estratégia da empresa. Nesse sentido, muitos autores conceituam a transformação digital como um processo de mudança de mentalidade nas empresas, já que elas passam a usar a tecnologia para melhorar seu desempenho, aumentar o alcance de mercado e ampliar os avanços tecnológicos que impactam pessoas do mundo todo. Para saber mais, leia os textos a seguir: Guia sobre transformação digital para micro e pequenas empresas Transformação digital nas MPE - DataSebrae
A era digital trouxe mudanças em todas as áreas e, no mundo do empreendedorismo, não é diferente: cursos são oferecidos e realizados a distância por plataformas, nas redes sociais ou mesmo por aplicativos; filmes estão nos chamados canais de streaming; shows musicais são disponibilizados na forma de lives; além de uma série de infoprodutos, como quadros de planejamento, planilhas de organização empresarial, e-books, panfletos, banners e animações que estão presentes diariamente no cotidiano das pessoas. Inclusive, novas funções e ocupações surgiram em razão do mundo virtual, os chamados influenciadores digitais, que produzem conteúdo e são seguidos por milhões de pessoas. Por isso, o empreendedor que ainda não está presente no mundo digital não pode mais perder tempo. Mas como fazer isso? A pandemia da Covid-19 só fez acelerar essa transformação digital que o mundo já vinha experimentando, de modo que novas formas de trabalho e de interação com clientes, funcionários e fornecedores fossem criadas pelas empresas. Talvez esse caminho seja um pouco mais difícil para os empreendedores que ainda não experimentaram o formato digital, ou seja, para aqueles que sempre tiveram a chamada loja física. O primeiro passo para realizar essa travessia é compreender como as ferramentas digitais podem ser utilizadas para obter melhores resultados nos negócios, e o Guia de Boas Práticas Digitais da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) pode ajudar o empreendedor que pretende iniciar esse processo. Se você ainda não está convencido, cabe lembrar que o empreendedorismo digital nada mais é do que uma forma de realizar negócios com o auxílio de meios virtuais para comercializar produtos/serviços sem a necessidade de lojas físicas. O número de pessoas que estão levando os seus negócios para a internet tem crescido consideravelmente pelo fato de que o investimento é bem menor do que os necessários para a abertura de um empreendimento físico. Para se ter uma ideia, a 3ª Pesquisa Nacional de Varejo On-line, desenvolvida pelo E-commerce Brasil em parceria com o Sebrae, apontou que 70% das empresas entrevistadas se enquadram no setor de e-commerce puro e 77%, no de e-commerce misto. Isso porque, além de um custo menor, muitas outras vantagens levam o empreendedor a aderir ao formato digital: é o melhor modelo de negócios para o momento atual e para o futuro, pois cresce o número de usuários com acesso à internet; é o tipo de negócio em maior ascensão; há muito espaço para criar, inovar e se destacar; permite praticidade nas negociações e visibilidade dos negócios; incentiva a expansão dos negócios em razão das possibilidades de atendimento ao público-alvo. Não esqueça que, ao tomar essa decisão, você precisa desenvolver algumas habilidades, como: planejar o negócio a fim de ter sucesso no empreendimento e buscar as ferramentas que podem facilitar o funcionamento da empresa; saber lidar com os altos e baixos, tendo persistência; atualizar-se e buscar informações constantemente; ter resiliência, testando e recomeçando, pois nem sempre será possível acertar da primeira vez; capacitar-se por meio de cursos, consultorias e parcerias, por isso não deixe de realizar a oficina e o curso disponibilizados pelo Sebrae (Empreendedorismo na era digital e Planejar para vender pela internet). Saiba mais:
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